Vacina contra o sarampo em dia
Quarta-feira de Cinzas:
Vacina contra o sarampo executada com êxito.
Um monte de gente preocupada com o que não tem prevenção - Covid, por exemplo - e eu aqui me prevenindo de doenças para as quais os cientistas já desenvolveram vacina.
Precisa ser um gênio para agir assim, amo?
Aproveitei a quarta-feira de cinzas para renovar minha imunização contra o sarampo. Eu fui vacinado contra o sarampo pela primeira vez ainda quando criança, mas por causa da estupidez daqueles que acreditaram em "fake news" sobre a totalmente infundada relação entre vacinação e autismo, o sarampo voltou a ser um problema no Brasil.
E sabendo que ao me vacinar, eu não apenas fico protegido, mas deixo de ser vetor do vírus, impedindo que ele contagie outros, fui lá e me vacinei.
Sabem quantas pessoas na fila? ZERO. Sabem quanto tempo levei entre o primeiro guichê e a sala de vacinação? CINCO MINUTOS. Sabe quantos reais isso me custou? NENHUM.
Campanha chegando ao fim
A vacina contra o sarampo está sendo oferecida para crianças com mais de seis meses de idade até adultos com até 59 anos. Mas, atenção, o prazo está se esgotando. A previsão é que a campanha de vacinação nos postos de saúde do governo termine no dia 13 de março de 2020.
Ironia
Então, qual seria a desculpa de qualquer cidadão minimamente esclarecido para dizer não à vacina? Sabe o que eu penso quando vejo isso? Penso que, no final das contas, a seleção natural vai eliminar muita gente estúpida por uma razão muito simples: Ao não se protegerem, esse pessoal tem menos chance de sobreviver para se reproduzir. E se já o tiver feito, põe em risco a si mesmo e à própria cria. Menos gente estúpida no mundo não seria nada mal, afinal.
Ironias à parte, vacine-se você também. Procure um posto de saúde e leve sua carteirinha. Chegando lá, aproveite para perguntar se há outras vacinas que você pode/deve tomar além dessa. Vai ser bom para você e para todo mundo à sua volta.
Vacinas que adultos deveriam tomar:
Tríplice-viral: É a vacina que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Todos que nasceram depois de 1960 devem tomar.
Hepatite B: Os adultos precisam do reforço desta vacina, que tomamos quando criança.
Dupla adulto (tétano e difteria): É necessário tomar de 10 em 10 anos.
Gripe: A vacina é atualizada todos os anos.
Pneumo-13: Indicada para idosos, protege contra pneumonia.
Febre amarela: Indicada somente para regiões com surto da doença.
Outras possibilidades em clínicas particulares
Se você dispuser de dinheiro, é possível ir muito além dessas. O governo não disponibiliza todas as vacinas possíveis. Seria ótimo se o fizesse. Mas, você pode fazer isso por conta própria. Uma clínica de vacinação que eu recomendo no Rio de Janeiro, por exemplo, é a Kinder Clínica. Veja a lista de vacinas que eles têm. Os custos dependem de cada tipo de vacina. A clínica também aceita cartão de crédito, inclusive parcelando os custos: http://www.kinderclinica.com.br/diferenciais.html#msg-box8-k
Minha recomendação dessa da Kinder Clínica, especificamente, deve-se ao fato de que eu e Andre já utilizamos seus serviços e fomos extremamente bem atendidos. A vacina que contratamos foi contra o HPV, já que o governo não a oferece para adultos.
Se você não mora no Rio de Janeiro, informe-se sobre outras clínicas confiáveis, caso decida tomar alguma vacina não oferecida gratuitamente nos postos de saúde públicos.
Mas, acima de tudo, não deixe de tomar as vacinas disponibilizadas pelo governo nos postos de saúde. Elas são fundamentais para a sua saúde e das pessoas que convivem com você. Além disso, esse serviço não lhe custará um centavo a mais.
Caso tenha alguma doença crônica ou for portador do vírus HIV, pergunte ao seu médico sobre qualquer vacina que você pretenda tomar. Se ele lhe der sinal verde, siga em frente e vacine-se.
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.