Postagem em destaque

Que domingo! Que dia emblemático!

Imagem
  No Amazon: https://www.amazon.com.br/Marielle-Monica-hist%C3%B3ria-amor-luta/dp/6589828350 Por Sergio Viula Que domingo! Que dia emblemático! Esse é o último domingo do mês de março - mês da mulher. É também o 10º dia depois do aniversário de seis anos do assassinato da vereadora Marielle Franco. E foi precisamente nesse domingo que foram presos três acusados de serem os mandantes do crime que chocou o Brasil e o mundo. Foi na manhã desse domingo, 24/03/2024, que foram presos o deputado federal Chiquinho Brazão (União-RJ); o irmão dele, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio; e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa. Os três encontram-se no Presídio Federal do Distrito Federal por suspeita de mandar matar Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. Relembrando alguns dos principais fatos sobre esse crime hediondo: Marielle Franco era uma ativista dos direitos humanos e vereadora no Rio de Janeiro. Ela foi assassinada a tiros em 14 de março de 2018 jun

LGBT no BBB 2022

 Por Sergio Viula


Você pode amar, odiar ou ser indiferente ao Big Brother Brasil (BBB), mas o que ninguém consegue é ficar totalmente alienado das tretas que explodem mais cedo ou mais tarde na casa mais vigiada do Brasil. 

No ano passado, comemoramos a presença de muitos participantes negros no BBB. Porém, logo ficou nítido que a quantidade perdia a importância diante da qualidade dos comportamentos e das falas de alguns dos participantes. Karol Conka, Nego Di, Projota  e Lumena fizeram brasileiros de todas as cores se revoltarem em suas poltronas por causa de várias posturas reprováveis, especialmente pelo modo como agiram com outro negro - o jovem Lucas Penteado. O massacre psicológico feito contra o rapaz foi tão truculento que culminou em sua saída "voluntária" do programa. 

Curiosamente, a gota d'água para Lucas foi a incompreensão de alguns dos participantes a respeito do beijo que ele e Gil - outro homem negro - trocaram durante uma festa na casa. As pessoas que mais o caluniaram por essa troca de afeto eram justamente aquelas que alegadamente lutam contra o preconceito e a discriminação através de sua atuação artística. Muito papo furado e pouca ação realmente afirmativa ou inclusiva.

Esse ano, a comunidade LGBT tem CINCO membros na casa do BBB. Muitos já comemoram, porém a questão que fica é: Serão todos eles gente que vai nos representar tão apropriadamente quanto outros quatro participantes negros da edição passada? Cito os quatro que fizeram alguma diferença realmente positiva em 2021: A influencer Camilla de Lucas, o professor de geografia  João Luiz, a cantora de funk Pocah, e o doutorando em economia Gil? 

O tempo dirá...


Você sabe quem são os cinco participantes LGBT do BBB 2022?


Bissexual


Lésbica


Trans


Gay


Gay



Saiba mais sobre esses e outros participantes aqui: G1 - Participants do BBB 2022.

É muito bom ver pessoas LGBT ocupando espaços de visibilidade, mas tão importante quanto a visibilidade que essas pessoas conquistam é o que elas oferecem depois de captarem a atenção do público. Serão 100 dias de duração. Cem dias que podem nos fazer rir ou chorar por bons motivos ou corar de vergonha e de raiva por causa do estrago.

Quem viver, verá. 



Comentários

  1. Eu torço para que sim! Torço que a grana vá para esta comunidade que tem poucas chances nesta sociedade patriarcal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, Eloah. 🙏💜💜💜

      Excluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza