XI Parada Gay de Fortaleza, CE, será hoje na Av. Beira-Mar

🏳️‍🌈 XI Parada Pela Diversidade Sexual do Ceará: 

Vote Contra a Homofobia, Defenda a Cidadania!



📸 Foto: José Leomar / Diário do Nordeste

Fortaleza, 27 de junho de 2010 — Neste domingo, a Avenida Beira-Mar foi novamente tomada por milhares de cores, vozes e corpos em movimento, na realização da XI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. O evento, que já faz parte do calendário oficial da cidade, levou às ruas a mensagem clara e urgente: "Vote Contra a Homofobia, Defenda a Cidadania!"

Com oito trios elétricos, muito glitter, bandeiras do arco-íris e palavras de ordem, a Parada deste ano teve início às 15h, em frente à barraca do Joca, nas proximidades do Clube Náutico Cearense. A abertura contou com a apresentação da madrinha da Parada, a doutora em Sociologia Zelma Madeira, figura de destaque na luta pelos direitos humanos no Ceará.

Segurança e organização

Para garantir a tranquilidade de quem foi celebrar e reivindicar direitos, foi montado um forte esquema de segurança:

  • 600 policiais militares

  • 300 guardas municipais

  • 14 salva-vidas

  • 90 agentes da AMC para organizar o trânsito no entorno

A partir das 13h, o tráfego de veículos foi interrompido entre as ruas Oswaldo Cruz e Júlio Ibiapina, e, conforme a Parada avançava, os trechos iam sendo gradualmente liberados.

Mais que festa: é política!

O tema escolhido reflete a urgência do momento político: em ano de eleição presidencial, o movimento LGBT+ cearense convoca sua comunidade a exercer o voto com consciência. A ideia é clara: escolher candidatos comprometidos com a criminalização da homofobia e a promoção da cidadania plena para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Um dos focos do ato foi a aprovação do Projeto de Lei nº 122/06, que visa tornar crime a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero — projeto que, mesmo após anos de luta, ainda enfrenta resistência no Congresso Nacional.

Saúde e combate ao preconceito

Segundo Diego Medeiros, técnico da Coordenação Municipal de DST/Aids, um dos grandes desafios do movimento ainda é combater o estigma em torno das doenças sexualmente transmissíveis. Ele destacou a importância da testagem para o HIV — exame simples e rápido, mas que exige acolhimento psicológico adequado. A mensagem é clara: prevenção, cuidado e informação são nossos maiores aliados.


💬 Comentário deste Blogueiro:

Estar nas ruas com orgulho, visibilidade e coragem é um gesto político. A Parada não é só festa: é resistência, memória e luta por direitos. Que os ecos desta XI edição reverberem nas urnas, nas políticas públicas e nas vidas de quem ainda sonha com um Brasil verdadeiramente diverso e justo.

Porque amar não é crime. Preconceito, sim.


#ParadaLGBT #DiversidadeCeará #VoteContraAHomofobia #ForaDoArmário #PL122Já #CidadaniaLGBT #Orgulho2010 #FortalezaColorida #ParadaÉPolítica #SomosMuitos

Comentários