Com essa afirmação, o psicólogo João Batista Pedrosa nos convida a olhar com mais empatia, conhecimento e calma para um tema que ainda é cercado de tabus: a homossexualidade na infância.
Pedrosa, especialista em casos homossexuais e colunista do site A Capa, lança na Bienal do Livro o título “Garoto Rebelde – Surgimento da Homossexualidade na Criança”, publicado pela editora Biblioteca 24x7. O livro se baseia em entrevistas realizadas com dez homossexuais em 2008, que revisitam suas memórias de infância para relatar momentos marcantes de descoberta e percepção do desejo.
📖 Em uma dessas histórias, um menino de 3 anos relata sentir atração ao ver os pelos da perna do avô. Outro, aos 6 anos, lembra-se da curiosidade e toque com coleguinhas. Através desses depoimentos, Pedrosa busca mostrar que, assim como a heterossexualidade, a homossexualidade pode apresentar sinais desde cedo, sem que isso signifique algo “anormal” — pelo contrário, trata-se de uma expressão natural da diversidade humana.
🧠 Com base em sua pesquisa, o autor defende a origem genética da homossexualidade e propõe um olhar mais aberto e respeitoso dos pais, educadores e da sociedade como um todo. Em podcast para a Livraria da Folha, ele também dá dicas para pais que se deparam com sinais de possível homossexualidade nos filhos, reforçando que preferências por brinquedos ou roupas não devem ser interpretadas como diagnóstico, mas sim compreendidas com amor e sem julgamentos.
Além disso, o livro traz um capítulo dedicado à bissexualidade, apontando que menos de 2% dos entrevistados se identificam como bissexuais, o que o autor considera mais como um comportamento sexual atípico do que uma orientação em si.
📅 E tem mais: o autor também prepara outro lançamento, no dia 11 de setembro, a partir das 18h, no restaurante Oásis, localizado no 2º piso do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.
👉 Um livro necessário, que ajuda a romper preconceitos e oferecer suporte às famílias que buscam entender melhor seus filhos. A equipe do Fora do Armário aplaude iniciativas que colocam a infância LGBTQIA+ no centro da conversa — com afeto, ciência e respeito. 🏳️🌈
📍 #GarotoRebelde #JoãoBatistaPedrosa #InfânciaLGBT #DiversidadeDesdeCedo #ForaDoArmário #LiteraturaComOrgulho
eu acredito que todo mundo nasce bissexual depois disso é que tende mais pra um lado do que pro outro
ResponderExcluire deixa de ser bi
porque bi depois dos 30 é indecisão
kkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirAí, Serginho, cheio de ponderações... ;)
Vlw pelo comentário.
Abração,
Sergio Viula