Veja alguns flashes da 19ª Parada do Orgulho LGBT de Copacabana, 2014. Parabéns ao Grupo Arco-Íris, à CEDS-Rio, que é da Prefeitura do Rio, à Superintendência dos Direitos Humanos e Difusos do Estado do Rio de Janeiro e a todas as ONGs e Instituições Estatais e da sociedade civil que participaram, especialmente a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros. Foi uma festa linda e quando houve quem quisesse estragar, a polícia agiu rápido.
FOLHA DE SÃO PAULO:
Segundo estimativas da Polícia Militar, por volta das 17h30 cerca de um milhão de pessoas participavam da manifestação pelo respeito à diversidade sexual.
Pasmem, eu tive meu dia de pega-ladrão. Um policial estava à caça de um bandido, e ele dando olé no policial. Observei por onde ele vinha, me joguei em cima dele e segurei o suficiente para que o policial chegasse o prendesse. Um outro rapaz chegou quase junto com o policial e ajudou a segurar também. Menos um na pista. Viado não é bagunça, não. O que ele nunca imaginou foi que um homem de saia e com uma bandeira do arco-íris pudesse cair sobre ele como um meteoro. Não foi o meteoro da paixão, Luan Santana. Não dessa vez. Que pena! Era tão lindo e tão bandido, mas foi preso sem maiores danos.
A festa foi linda e o povo super aderiu! Agora, é hora de mandar a homofobia e a transfobia para a ponte que partiu! :)

Sergio Viula, Katia Viula e Flávia Lyrio chegando à concentração
da Parada do Orgulho LGBT de Copacabana
![]() |
Jornalista da Globonews entrevistando as duas. |



Sergio Viula em frente ao posto da CEDS-RIO,
que lançará a Campanha do Laço Vermelho em breve

Com as Mães pela Igualdade, o pai de Lucas Fortuna
e sua esposa no Trio Elétrico.
A mãe do Lucas é falecida.
Foto tirada pela fotógrafa oficial do grupo.
![]() |
Com as Mães pela Igualdade e o pai de Lucas Fortuna e sua esposa no Trio Elétrico. A mãe do Lucas é falecida. Foto no Trio Elétrico tirada pela fotógrafa oficial do grupo. |

Detalhe: estou de saia mesmo. Protesto contra a ditadura de gênero e
homenagem a Lucas Fortuna que geralmente protestava assim.
A iniciativa foi das Mães pela Igualdade,
cujos filhos foram trajados assim pela mesma razão.

As mulheres conquistaram a calça comprida.
Agora é nossa vez de conquistarmos as saias.

Contra o preconceito, a alegria!

Carlos Tufvesson - foto do perfil da CEDS-Rio no Facebook.
![]() |
Posto da CEDS-Rio. Carlos Tufvesson e sua equipe a todo o vapor. |

Drag Queen Eula Rochard. Essa é a mensagem central: Você não precisa ser minoria para ser contra os preconceitos que assediam as minorias.
![]() |
Georgina Martins, Mães Pela Igualdade |

Concentração ainda. Carros vazios. Povo em volta.
![]() |
Esse rapaz das botas pretas arrasou quarteirões. |

Bárbara Aires distribuindo kit-prevenção contra DST e HIV.
Presença transexual a todo vapor na CEDS-Rio.
![]() |
Esses rapazes pediram para tirar foto comigo. Não os conheço, mas estavam na maior festa. |
![]() |
O glamour das drag queens dispensa comentários. |

Claudio Nascimento discursando na abertura da Parada de Copacabana
Foto: Rio Sem Homofobia
Nesse carro falaram muitas pessoas: Carlos Tufvesson, Cláudio Nascimento, Julio Moreira, Silvetty Montilla, o Deputado Carlos Minc, Letícia Spiller e o elenco de O Casamento de Gorete, Marcelle Esteves, Alessandro Melchior, Pablo Brandão (conduzindo as apresentações), o pai de Lucas Fortuna, vítima de um crime homofóbico. Foi tocante o depoimento desse nobre homem. A Parada foi aberta com o Hino Nacional, cantado por Jani Di Castro.
![]() |
Pessoas idosas e com necessidades especiais estiveram presentes e prestigiaram os discursos e a festa. |

Esse menino, cujo nome não lembro agora, é um fofo e foi super solícito com esse guarda-chuva para fazer uma sombrinha para mim de vez em quando.
![]() |
Paulo Próspero - Pai pela Igualdade. :) |

![]() |
Mirna Gonçalves - Mães pela Igualdade. |
![]() |
Pai de Lucas Fortuna, Mirna Gonçalves e o meninos do Põe na Roda |
![]() |
Ruas tomadas por gente dois lados do trio elétrico. |
![]() |
Selfie de Sergio Viula com os meninos do Põe na Roda: lindinhos! |
![]() |
Não posso ver uma freira, ainda mais com um pau na mão (literalmente). |

Beijei a freira no maior amasso. Divertidíssima!
FOLHA DE SÃO PAULO:
Segundo estimativas da Polícia Militar, por volta das 17h30 cerca de um milhão de pessoas participavam da manifestação pelo respeito à diversidade sexual.
A festa LGBT foi muito boa mesmo. Infelizmente, no horário da noite, quando cheguei em casa por volta das 19:30, liguei a TV na Rede Globo e na Globo News, mas a única ênfase que deram à Parada Gay foi em torno da atuação de uma gangue de menores que foi presa por cometer alguns furtos no local. A imprensa não evidenciou a nossa luta, nem os objetivos principais da Parada Gay que este ano mais do que nunca enfatizou a necessidade da criminalização da homofobia. Infelizmente é notório que não existe um engajamento da imprensa com a questão LGBT, que é uma questão de cidadania.
ResponderExcluirComo sempre a Globo sendo a Globo... Enfim, foi maravilhoso Sérgio <3
ResponderExcluir