Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Linguagem neutra não-binária (trecho de uma live)

Imagem
 Por Sergio Viula Esse é um trecho de uma live feita com @Sviula a convite de @carolina_carolino no perfil das @carolinas_da_borborema no Instagram em 07/04/24. Esse é apenas um trecho da nossa conversa e se refere ao uso da linguagem neutra não-binária. A live completa pode ser vista aqui: https://www.instagram.com/reel/C5en-hhvjuq . Nessa live, além de linguagem não binária, discutimos a falsamente chamada "cura gay", o Movimento LGBT+ no Brasil, temas relacionados à orientação sexual e identidades de gênero.  O trecho abaixo é apenas um recorte da live, mas considero que seja muito interessante e relevante para as diversas discussões sobre linguagem neutra na atualidade. Confira e siga o perfil dos participantes no Instagram. Carolina Carolino e Sergio Viula 07/04/24 Instagram: @carolinas_da_borborema

FAZENDO HISTÓRIA: PRÍNCIPE WILLIAM APARECE NA CAPA DA REVISTA ATTITUDE (A MAIOR REVISTA LGBT DA INGLATERRA)

Da redação da revista Attitude
Traduzido por Sergio Viula



Na quinta-feira, 12 de maio de 2016, Sua Alteza Real O Duque de Cambridge convidou a revista Attitude a trazer membros da comunidade LGBT+ ao Palácio de Kensington para ouvir suas experiências de bullying homofóbico, bifóbico e transfóbico, e discutir as implicações mentais que ele acarreta. O editor da Attitude Mathew Todd mediou a discussão. Depois de encontrar com nove delegados, o Príncipe William posou para a capa da revista Attitude, fotografado por Leigh Keily. A capa marca a primeira vez em que um membro da Família Real foi fotografado para a capa de uma publicação gay.
Claro que a maioria das pessoas LGBT+ não sofre com tais problemas e vive vidas felizes e bem-sucedidas (nota deste tradutor: na Inglaterra do século 21, pessoal!!!). Mas, tristemente, as estatísticas mostram que a comunidade LGBT+ continua sofrendo desproporcionalmente de doenças mentais, enquanto o bullying nas escolas ainda é um problema para muitos jovens LGBT+ expostos a ele. O Príncipe William encontrou indivíduos que explicaram como o bullying os levou a terem baixa autoestima, tentar o suicídio, desenvolver hábitos alimentares obsessivos, cair em depressão, e depender de drogas. Num caso, foi relatada a morte de um homem jovem depois de uma overdose não intencional.
Em 2015, uma organização beneficente LGBT+ para saúde mental chamada PACE (fechada por causa de cortes de verbas do governo) produziu um relatório extenso sobre questões de saúde mental enfrentadas pela comunidade LGBT+. Eles descobriram que 33,9% dos jovens LGB tentaram suicídio pelo menos uma vez comparados com 17,9% dos jovens heterossexuais, enquanto 48,1% dos jovens trans tentaram suicídio. O estudo também descobriu que 57,1 % das pessoas LGB haviam se auto-mutilado pelo menos uma vez comparadas aos 38,3% dos jovens heterossexuais.  85,2% dos jovens trans haviam se auto-mutilado em contraste com 47,4% dos jovens cisgêneros.

Depois da discussão, o Duque de Cambridge fez a seguinte declaração: “Ninguém deveria sofrer bullying por sua sexualidade ou qualquer outra razão e ninguém deveria ter que suportar o tipo de ódio que esses jovens enfrentam em suas vidas. O jovens indivíduos gays, lésbicas e transgêneros que eu conheci através da Attitude são verdadeiramente bravos por se pronunciarem e darem esperança às pessoas que estão passando por terrível bullying agora mesmo. Seu senso de força e otimismo deveria nos dar a todos encorajamento para enfrentarmos o bullying onde quer que o vejamos. O que eu diria a qualquer pessoa que leia isso e esteja sendo vítima de bullying por causa de sua sexualidade é: Não tolere isso - fale com um adulto de confiança, um amigo, um professor, o Childline (N.T.: serviço telefônico de apoio à criança e ao adolescente), Diana Award ou outro serviço e obtenha a ajuda de que precisa. Vocês deveriam ter orgulho das pessoas que vocês são e vocês não têm nada do que se envergonhar."
O editor da Attitude, Matthew Todd, diz: “Durante meu tempo como editor da Attitude, eu conheci pais cujo filho havia tirado ou perdido sua vida depois de sofrer bullying por ser LGBT+ ou por ter se percebido LGBT. Estou muito feliz que o futuro Rei do Reino Unido concorde que isso tem que parar e eu gostaria de encorajar os pais em particular a levantarem suas vozes em suas comunidades para garantir que cada escola proteja – realmente proteja – todas as crianças." 
Essa edição da revista Attitude foi para a prensa na quarta-feira, 8 de junho, apenas alguns dias antes do tiroteio devastador em Orlando que levou a perda de 49 vidas de pessoas LGBT+ people. A Attitude envia suas mais sinceras condolências àqueles que foram afetados por essa atrocidade. Ao redor do mundo, pessoas LGBT+ experimentam ódio e violência todo dia. Tal violência não existe no vácuo, mas cresce como bola de neve a partir da intolerância e do bullying que começa nas salas de aula, muitas vezes vindo de políticos ou líderes religiosos e frequentemente não são tratados com respeito pela mídia.
Você pode ler nossa matéria completa com o Duke of Cambridge (N.T.: O Príncipe William) e ver suas fotografias exclusivas na edição de julho, disponível para download agora em  pocketmags.com/attitude.
Ela estará nas lojas na próxima quarta (22 de junho), e cópias impressas estão disponíveis para encomendas do mundo todo em newsstand.co.uk/attitude (Nota do Tradutor: Comprei pouco antes de traduzir essa matéria!!!)
Se você tem sido afetado por quaisquer desses problemas, por favor peça ajuda (na Inglaterra) às seguintes organizações:

-------------------------------------------------

COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO


A avó do Príncipe William também fez história no seu aniversário e mês do Orgulho LGBT. Veja o que a Rainha Elizabeth II fez para incentivar a igualdade LGBT no Reino Unido: 

DETALHE: Comprei a revista impressa, é claro. Quer comprar? Acesse: newsstand.co.uk/attitude

Parabéns à revista Attitude e ao Príncipe William, excelentes exemplos de liderança, cada um em sua esfera de ação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza