Postagem em destaque

Linguagem neutra não-binária (trecho de uma live)

Imagem
 Por Sergio Viula Esse é um trecho de uma live feita com @Sviula a convite de @carolina_carolino no perfil das @carolinas_da_borborema no Instagram em 07/04/24. Esse é apenas um trecho da nossa conversa e se refere ao uso da linguagem neutra não-binária. A live completa pode ser vista aqui: https://www.instagram.com/reel/C5en-hhvjuq . Nessa live, além de linguagem não binária, discutimos a falsamente chamada "cura gay", o Movimento LGBT+ no Brasil, temas relacionados à orientação sexual e identidades de gênero.  O trecho abaixo é apenas um recorte da live, mas considero que seja muito interessante e relevante para as diversas discussões sobre linguagem neutra na atualidade. Confira e siga o perfil dos participantes no Instagram. Carolina Carolino e Sergio Viula 07/04/24 Instagram: @carolinas_da_borborema

Mestrado concluído!!! Tenho muito a agradecer aos professores da UERJ!

Ao meu lado, à esquerda, o Professor Doutor William Soares dos Santos. À  minha direita, os Professores Doutores Poliana Coeli Costa Arantes e Bruno Rodrigues Deusdará.

Respondendo a perguntas da mesa.

Ouvindo as observações do professor William.

Falando sobre a metodologia da pesquisa.


Abraçando os professores da banca. Agora, minha orientadora Poliana Coeli,

Alegria de quem não morre na praia.

Andre, minha irmã e minha querida Ismênia.

Katia e Ismênia saindo comigo da UERJ para encontrarmos com Andre e comemorarmos.

Andre comemorando comigo depois do trabalho.

Conversando com minha pequena, mas ilustre plateia. :)



Por Sergio Viula

No primeiro semestre de 2014, eu ingressava no programa de pós-graduação em Letras, concentração em Linguística, na área da Análise do Discurso. Fui muito bem recebido pelos professores e colegas iniciando ou com seus projetos em andamento. Foi uma jornada difícil, mas extremamente edificante. Conciliar o trabalho e os dilemas do cotidiano com a pesquisa não foi fácil. Porém, foi fundamental para o êxito dessa jornada o apoio dos Professores Doutores Poliana Coeli Costa Arantes (minha orientadora), Bruno Deusdará, Vera Lúcia de Albuquerque Sant'Anna, Marina Rosa Ana Augusto, Sandra Ferreira Bernardo e do extraordinário Diretor do Programa de Pós-Graduação, Décio Orlando Soares da Rocha.

Todavia, há que se dizer que nem mesmo toda a sabotagem sofrida pela UERJ por parte dos governos Cabral-Pezão conseguiu enfraquecer a resiliência de professores e alunos no que diz respeito à realização dos projetos da pós-graduação, especialmente no Instituto de Letras da UERJ. Meus professores, mesmo com os salários de dezembro e o décimo-terceiro atrasados, continuaram dando aulas, orientando alunos, realizando bancas de qualificação e de defesa, apesar da paralisação na graduação, sofrida graduação, cujos alunos se unem à luta de professores e demais servidores da UERJ por reconhecerem o valor daquela instituição e dos que a sustentam com seu trabalho. 

Hoje, 31/01/17, dia em que apresentei minha dissertação, os bravos e queridos Professores Doutores Bruno Deusdará e Poliana Coeli estavam lá, assim como nosso convidado da UFRJ, o Professor Doutor William Soares dos Santos. 

Também estava lá o querido e sempre atencioso Roberto, um dos responsáveis pela secretária da pós-graduação, que, apesar da paralisação dos servidores da UERJ, garantiu o funcionamento mínimo das instalações e dos equipamentos do mini-auditório para a realização da defesa.

Assim que findarem os processos de encaminhamento da versão final (encadernada) para a secretária e para a biblioteca, publicarei o texto e indicarei link para acesso aos interessados. 

Por hoje, só quero dizer que estou feliz com tudo o que foi feito, com tudo o que ouvi da parte dos professores avaliadores e da minha professora orientadora, bem como dos amigos que estiveram presentes. Destaco aqui minha gratidão ao apoio que recebi do meu querido e muito paciente Andre (sem acento mesmo), que me incentivou ao longo desse ano e acompanhou a fase mais difícil da realização desse trabalho, que foi esse ano de 2016.

Obrigado aos queridos que estiveram lá na defesa. Acabamos não tirando fotos. A euforia superou a atenção a esse importante detalhe, mas nomeio fofuras aqui para nunca esquecer que compartilharam esse momento comigo:

Kátia Viula (Professora de inglês)

Ismênia Araújo (Professora de francês)

Amanda Mesquita (mestranda em Linguística jan/2017)

Cecília Santos (mestre em Psicologia)

Víctor Ribeiro (mestre em Linguística desde dez/2016)

Andre Dias, meu amor, não esteve presente porque começou em emprego novo há duas semanas e não poderia se ausentar no meio da tarde, mas me enviou valiosas mensagens de apoio e carinho. Depois do expediente dele, fomos comemorar, como vocês podem ver acima.


****************************************

SOBRE A UERJ, QUE UMA COISA FIQUE BEM CLARA:

A universidade do Estado do Rio de Janeiro é patrimônio de todos nós, inclusive daqueles que não passaram por suas salas de aula, pois os efeitos de sua produção são sentidos nos mais diversos setores de nossa sociedade, beneficiando os cidadãos de modos que muitos deles talvez nem imaginem e nos mais diversos campos de serviço. Não desistiremos dela!!!

Amanhã, em frente à ALERJ, a partir do meio-dia, haverá manifestação do funcionalismo público do Rio e de cidadãos que reconhecem o valor desses trabalhadores. Quem puder, compareça! Haverá muita gente da UERJ lá também, bem como de vários outros setores. Além dos servidores da educação, estarão muitos outros, inclusive da segurança e da saúde. 



APOIE ESSES GUERREIROS CONTRA ESSE GOVERNO CORRUPTO E INCOMPETENTE QUE DILAPIDOU O RIO DE JANEIRO.

Comentários

  1. Sergio, para mim foi uma grande alegria estar presente na sua defesa! Parabéns pela nova etapa concluída!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tive um prazer imenso em está presente. Aprendi muito, como aliás, não poderia deixar de ser em se tratando de uma obra produzida por alguém com tamanha capacidade intelectual, mas, sobretudo, com essa imensa generosidade diante da vida que você tão delicadamente divide com todos ao seu redor. Parabéns, mestre! Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cecília. Vc é a generosidade em pessoa, menina. Linda Inteligente e carinhosa com todos.

      Obrigado por ter me concedido o privilégio dá sua presença.

      Te adoro!

      Beijos,
      Sergio Viula

      Excluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza