Mariela Castro planeja avançar o casamento homoafetivo em Cuba
Mariela Castro em 2010, lutando por direitos LGBTI em Cuba
Mariela Castro planeja avançar
o casamento homoafetivo em Cuba
Por anos, Mariela Castro tem estado na linha de frente
para a promoção dos direitos LGBTI na ilha.
Texto origninal de Rafaella Gunz
publicado em 5 de maio de 2018
https://www.gaystarnews.com/article/author/rafaellag/
Traduzido e adaptado
Traduzido e adaptado
por Sergio Viula - 16/05/18.
Mariela Castro, filha do ex-presidente Raúl Castro, anunciou na quarta-feira, 04 de maio, que sua organização submeterá propostas para que a Assembleia Nacional estenda o casamento e outros direitos aos LGBTI cubanos.
A notícia foi dada por Hatzel Vela, uma jornalista baseada em Havana que noticia para a estação de TV WPLG, no sul da Flórida. Vela reportou que Mariela Castro, diretora do Centro Nacional para Educação Sexual (CENESEX), fez esses comentários durante uma conferência de imprensa.
A proposta deverá ser enviada em julho desse ano, quando a Assembleia Nacional se reunirá novamente. Apesar de não dar detalhes específicos, Mariela Castro disse que essas propostas alterariam a Constituição do país, bem como a legislação penal e de direito familiar.
Mariela Castro falou aos repórteres antes da conferência de imprensa e anunciou que a cidade Pinal del Rio comemorará o Dia Internacional de Combate à Homofobia e à Transfobia. Esse dia é celebrado em 17 de maio.
A história LGBTI em Cuba
Depois da Revolução Cubana, em 1959, que elevou Fidel Castro ao poder, 25 mil homens gays foram declarados não aptos para o serviço militar e enviados a campos de trabalho forçado.
Em 1979, Cuba revogou a lei "anti-sodomia". Fidel se desculpou por ter enviado homens gays ao trabalho forçado.
Até 1993, o governo cubano impunha quarentena sobre as pessoas com HIV-AIDS.
Desde 2008, Cuba tem oferecido cirurgias de redesignação genital através do sistema de saúde governamental. Todavia, no ano passado, Mariela Castro anunciou que menos e 40 pessoas haviam recebido esse benefício.
Mariela Castro tem sido uma sonora defensora da proteção às crianças LGBTI contra o bullying escolar.
Raúl Castro é considerado como sendo favorável aos esforços pro-LGBTI de sua filha.
Texto original em: https://www.gaystarnews.com/article/mariela-castro-plans-to-push-for-same-sex-marriage-in-cuba/#gs.KJCGOEA
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.