Primeira bissexual eleita para o senado americano

Texto original de Josh Jackman
Pink News
https://www.pinknews.co.uk/2018/11/13/kyrsten-sinema-first-bisexual-us-senator/

Traduzido e adaptado por Sergio Viula


Kyrsten Sinema é a primeira pessoa bissexual a se tornar senadora americana



Kyrsten Sinema alcançou uma vitória notável! Ela será a representante do Arizona no senado americano, tornando-se a primeira senadora abertamente bissexual da história americana.

A democrata, que já exerceu três mandatos na Casa dos Representantes (US House of Representatives), derrotou por pouco a candidata republicana Martha McSally para a vaga do senador republicano Jeff Flake, que se aposentou antes do final das eleições deste ano.

Krysten Sinema ganhou por uma diferença de apenas 38.000 votos e se tornou a segunda pessoa LGBT com cadeira no senado, acompanhando a representante de Wisconsin Tammy Baldwin, que foi reeleita na semana passada. 

Sobre Tammy Baldwin:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tammy_Baldwin

Krysten Sinema disse: “O Arizona rejeitou o que tem se tornado comum demais em nosso país: xingamentos mesquinhos, ataques pessoais, e fazer ou dizer o que for necessário para ser eleito."

“Podemos abraçar a diferença ao mesmo tempo em que buscamos terreno comum.” — Kyrsten Sinema

Ao contrário de seu antecessor, a senadora eleita Kyrsten Sinema garante estar disposta a lutar desde o primeiro dia por assistência médica de qualidade, um sistema de saúde [VA] que funcione como deveria para os veteranos, uma ampla reforma da imigração, empregos que remunerem bem, e uma economia que funcione para todos o povo do Arizona.

Bem diferente de sua oponente, Kyrsten Sinema tem um considerável histórico de realizações pró-LGBT. Esse ano, ela falou na noite de gala do Human Rights Campaign por ter apoiado a Lei da Igualdade (Equality Act), que emendaria a Lei dos Direitos Civis de 1964 (Civil Rights Act), banindo a discriminação com base na orientação sexual ou na identidade de gênero.

Sinema também apoiou o HR4041, um projeto de lei que está atualmente numa comissão e que, se for aprovado, garantirá que pessoas transgêneras possam servir nas Forças Armadas dos EUA, apesar do presidente Donal Trump tentar instituir uma proibição contra o ingresso dessas pessoas.

Em contraste, sua oponente derrotada, a candidata republicana Martha McSally votou a favor de uma emenda que impediria que as Forças Armadas financiassem cirurgia de redesignação sexual para as pessoas trans em serviço, e se opôs ao ao uso do Title IX, uma lei de 1972 , como forma de proteger o direito dos alunos e das alunas trans quanto ao uso do banheiro que corresponda ao seu gênero - um assunto que tem sido amplamente usado pelo republicanos (partido de Trump) para impedir a efetivação da igualdade trans no país.

Veja mais sobre essa lei aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Title_IX


Danica Roem - transexual eleita nos EUA


E falando em transexuais, temos mais um motivo para celebrar! Danica Roem é a primeira transexual eleita legisladora nos Estados Unidos, conforme reporta o site Põe na Roda.

"Danica Roem será a primeira pessoa transgênero a ocupar uma cadeira em assembleia legislativa nos Estados Unidos. Ela obteve 55% dos votos, derrotando o representante republicano em final de mandato Robert Marshall, um conservador considerado o maior inimigo dos direitos LGBT no estado da Virgínia." (Põe na Roda)

Saiba mais aqui:
https://poenaroda.com.br/diversidade/direitos/danica-roem-e-a-primeira-transexual-eleita-legisladora-nos-estados-unidos/


Esse ano, o povo americano deu a melhor resposta contra a estupidez conservadora, LGBTfóbica, racista e misógina nas urnas. O povo brasileiro deveria fazer o mesmo. Daqui a dois anos, temos novas eleições. Lembrem-se disso. ;)


Comentários