Histórico: Primeiro casamento homoafetivo na Áustria

Um casal de mulheres realiza o primeiro casamento homoafetivo reconhecido juridicamente na história da Áustria


As informações vêm de Josh Jackman, que escreveu para o Pink News.
https://www.pinknews.co.uk/2019/01/02/austria-first-same-sex-wedding/


Nicole Kopaunik e Daniela Paier se beijam depois de serem declaradas esposa e esposa
(Zeit im Bild/facebook)
 

O primeiro casamento homoafetivo da história da Áustria foi realizado apenas cinco minutos depois que a lei do casamento igualitário entrou em vigor.

As noivas fizeram seus votos à meia-noite e cinco minutos do dia 1 de janeiro na cidade de Velden, na região sul da Áustria.

As duas têm 37 anos de idade estavam noivas há quatro anos.

Antes que a igualdade no casamento se tornasse, casais homoafetivos só podiam registrar parceria civil - o que garantia menos direitos do que desfrutavam as pessoas casadas.

Nicole Kopaunik disse: “Agora, todos têm a chance de decidir por si mesmos se querem um 'casamento com tudo" ou se querem uma parceria registrada

“Somos uma família, e teremos um nome de família.”
— Daniela Kopaunik

Daniela está adotando o sobrenome Kopaunik, que é o de Nicole.


Nicole e Daniela estavam noivas há quatro anos


"Foi um grande prazer e uma honra para nós que Nicole e Daniela tenham se casado aqui", disse o prefeito Velden Ferdinand Vouk.

O casamento igualitário já foi aprovado como lei em 16 países europeus, enquanto outros 12 oferecem alguma forma de união civil para casais homoafetivos.

Em mais de uma dezena de países, incluindo os da antiga União Soviética, o casamento é definido como sendo entre um homem e uma mulher.

Porém, a República Tcheca pode se tornar o primeiro país anteriormente pertencente ao antigo bloco oriental a romper com essa tendência.

Em junho de 2018, o governo daquele país realizou uma votação para legalizar o casamento homoafetivo, e outra votação no parlamento tcheco é esperada para algum momento em janeiro deste ano.

Se o país adotar o casamento igualitário, isso refletirá a disposição pública, pois uma pesquisa publicada em abril de 2018 revelou que 75 por cento das pessoas acreditam que casais do mesmo sexo devem ter o direito de casar, com apenas 19 por cento se opondo.

Comentários

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.

Postagens mais visitadas deste blog

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

A homossexualidade no Egito antigo