Carnaval 2019: Mangueira e o pornógrafo do Planalto
Por Sergio Viula
Desnecessário dizer que todas as escolas de samba deram verdadeiras aulas na Sapucaí este ano. Cada uma delas promoveu um espetáculo extraordinário ao longo da passarela do samba, inclusive a Império Serrano e a Imperatriz Leopoldinense - escolas que desceram para o Grupo A por terem sido as duas últimas colocadas.
Entre os destaques, a Estação Primeira de Mangueira, campeã do carnaval 2019, foi sem dúvida impecável, acumulando 270 pontos (nota máxima na apuração) e levando seu 20º título.
Com um samba-enredo que abordava a história (não contada) do Brasil, inclusive a mais recente, a Mangueira deu uma verdadeira aula na avenida, provocando o pensamento crítico sobre nosso passado e presente, e mandando um recado para a classe política.
História pra Ninar Gente Grande entra para a história do samba no Brasil pela porta da frente e com tapete vermelho.
Não demorou para que um daqueles políticos dos quais o Brasil devia se envergonhar se manifestasse com mais algum factoide nas redes sociais.
Como de costume, ele usou o Twitter para destilar seu veneno. Obviamente, seu objetivo era roubar a cena e distrair a atenção da população para bem longe das verdades cantadas em forma de samba-enredo, bem como dos vários protestos feitos durante a passagem de blocos de rua em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro e de outros polos carnavalescos do Brasil.
A infeliz postagem do homem de faixa presidencial retratava dois (igualmente infelizes) indivíduos dançando em cima de uma marquise, enquanto um deles urinava sobre os cabelos do outro. Uma cena patética, que provavelmente não teria sido digna de maior nota nem mesmo da parte de quem estava ao redor, não fosse o desprezível tweet do homem de faixa presidencial.
No entanto, esse homem que ocupa o cargo mais alto do Executivo colocou aquela cena grotesca dentro das casas de milhares de brasileiros através de seu perfil no Twitter, fazendo com que gente de todas as idades - de pré-adolescentes a idosos - vissem o que talvez nunca tivessem visto, não fosse a escrotice do novo ocupante da cadeira presidencial.
Não tardou para que a imprensa (nacional e internacional) reprovasse tal conduta descabida e desprezível. As manifestações nas redes sociais chegaram a ser febris. Mas dessa vez, mais do que nunca, o fascista eleito por milhões de idiotas, desinformados ou simplesmente recalcados pisou no penico cheio de mijo e foi reprovado até pelo presidente de seu partido - o PSL.
Muitos parlamentares e outros políticos se manifestaram contra tal indecência da parte de quem tem mandato presidencial.
Enquanto isso, as vozes roucas dos que ainda tentaram minimizar o ato ridículo de publicizar algo impróprio para qualquer rede social, como era o caso daquela cena escolhida a dedo, soaram fracas e desafinadas.
Enquanto isso, a Mangueira de Marielle Franco, dos negros que fizeram história resistindo ao sistema escravocrata, dos pobres e índios silenciados enquanto foram e continuam sendo massacrados diariamente, FALOU MAIS ALTO do que a baixeza de quem procurou entre milhões de boas razões para celebrar o carnaval, uma que lhe servisse de pretexto para pisar de novo no próprio penico cheio de mijo e patinhar a nação toda com o que ele mesmo tem de mais desprezível por dentro.
Enquanto o adorador de torturadores remoía seu ódio e seus recalques durante o feriado prolongado em vez de pensar em soluções para os problemas econômicos e sociais do país, milhões de brasileiros e turistas celebravam a amizade, o amor, a liberdade, a alegria de viver, apesar de todos os pesares, e abasteciam os cofres das prefeituras de incontáveis cidades com bilhões de reais que políticos comprometidos com o povo saberiam aplicar, mas que políticos como esse twitteiro de meia-tigela só sabem desperdiçar e talvez desviar. Ele mesmo já confessou ter usado auxílio-moradia da Câmara dos Deputados para alugar apartamento para "comer gente" - uma verdadeira sacanagem com o dinheiro público.
VIVA A MANGUEIRA!
MARIELLE PRESENTE!
ÍNDIOS, NEGROS E POBRES RESISTAM!
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.