GRAÇAS A DEUS - um filme que está abalando a Santa Sé
Alexandre, pai de família, descobre, por acaso, que o padre que abusou dele enquanto era escoteiro ainda prega junto às crianças. Ele inicia, então, um combate, ao qual se juntam, rapidamente, François e Emmanuel, também vítimas do padre, para “liberar a palavra” sobre o que sofreram, e criam um grupo de apoio para aumentar a pressão na justiça por providências.
Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim neste ano, o filme tem como base a história real que conduziu à condenação do cardeal francês Philippe Barbarin.
De François Ozon
Com Melvil Poupaud, Denis Ménochet, Swann Arlaud
2019 - Drama - 2h17
Distribuição no Brasil: California Filmes
No Rio de Janeiro, o filme está sendo projetado na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, às 14:30, 18:20 e 20:50, e no Estação NET Botafogo, apenas às 21:15.
OPINIÃO DE PESO
De acordo com meu querido amigo, filósofo e psicanalista, Claudio Pfeil, o filme é excelente, especialmente porque o diretor "coloca o dedo na ferida".
Claudio Pfeil, filósofo e psicanalista
Foto da Casa Vitral - Facebook
https://www.facebook.com/casavitral.rj/photos/a.1696078157110046/2209082109142979/
Claudio Pfeil: "Eu sou fã do François Ozon. Não sei se você o conhece. O último filme que eu vi dele foi Franz. Ele tem um filme também com a Charlotte Rampling, chamado Swimming Pool. Sempre tem um clima, assim, de suspense. Um clima... meio... de simbolismo, de metáforas. É um autor que eu admiro muito. E esse filme me intrigou porque quando eu vi do que se tratava, eu achei que pudesse resvalar apenas num fato que já foi relatado por muitos filmes e séries. Mas, por ser o Ozon, eu fui ver. E não me arrependi. Pelo contrário, eu achei que ele fez um trabalho que parece um documentário de tão bom! Você sofre e torce pelos personagens. Ele coloca o dedão na ferida e fala de várias questões internas da Igreja Católica, inclusive algumas bem atuais."

O cineasta François Ozon
DESDOBRAMENTOS NA FRANÇA
Na França, o caldeirão está fervendo. Tem até cardeal investigado e renunciando o cargo tamanho o impacto das denúncias. A revista Veja, por exemplo, publicou o seguinte:
"O padre francês Bernard Preynat, acusado de agressão sexual contra menores de idade na França pediu, por meio de ação movida por seu advogado de defesa, o adiamento da estreia do filme Grâce à Dieu (Graça de Deus), de François Ozon, apresentado nesta sexta-feira, 8, durante o 69º Festival de Berlim. O diretor defende o longa como uma obra de ficção baseada em fatos reais: a denúncia de 85 ex-escoteiros contra Preynat por agressão sexual e pedofilia." (Leia mais na VEJA.)
Bernard Preynat: 80 crianças vítimas de pedofilia nas mãos dele
NÃO ADIANTAVA SE QUEIXAR AO BISPO
O portal G1 informa que "o cardeal francês Philippe Barbarin, arcebispo de Lyon, foi condenado a seis meses de prisão por não denunciar agressões sexuais contra menores cometidas por um padre de sua diocese. Logo após o veredito, o cardeal anunciou que irá pedir ao Papa Francisco o seu afastamento da Igreja Católica."
De acordo com o G1, "Barbarin, de 68 anos, não estava no tribunal correcional de Lyon nesta quinta-feira (7) para ouvir a sentença que não prevê, porém, que ele seja encarcerado. Na França, o sistema judicial permite em alguns casos que o acusado só cumpra efetivamente a pena em prisão caso haja reincidência. A defesa irá recorrer."
O cardeal francês Phillipe Barbarin, condenado por encobrir os crimes do padre Bernard Preynat durante anos (80 vítimas), renunciou aos cargos de cardeal e arcebispo.
Por aqui, os escândalos só estão começando a aparecer, mas não há razão para imaginarmos que a situação seja tão diferente do que acontece na Europa e nos Estados Unidos.
O site da revista Veja publicou matéria sobre os crimes atribuídos ao padre Pedro Leandro Ricardo, bispo emérito da Diocese de Limeira, jurisdição que representa dezesseis cidades do interior de São Paulo.
Mensagens de aplicativo do
padre Pedro Leandro Ricardo com menor de idade
Segundo as vítimas, o padre Pedro era acobertado por dom Vilson Dias de Oliveira (abaixo), bispo emérito da Diocese de Limeira, jurisdição que representa dezesseis cidades do interior de São Paulo.
Leia mais na VEJA:https://veja.abril.com.br/brasil/jovens-abusados-por-padres-revelam-seus-dramas-pela-primeira-vez/?utm_source=whatsapp
Dom Vilson renunciou ao cargo em meio a investigação que apura denúncias sobre extorsão praticada contra padres pedófilos para os acobertar, além de outros abusos. O site G1 publicou interessante matéria sobre isso.
Dom Vilson Dias de Oliveira investigado
por extorsão a padres pedófilos e enriquecimento ilícito.
Dom Vilson renunciou ao cargo em meio a investigação que apura denúncias sobre extorsão praticada contra padres pedófilos para os acobertar, além de outros abusos. O site G1 publicou interessante matéria sobre isso.
Leia mais no G1: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2019/05/17/bispo-de-limeira-renuncia-e-papa-francisco-aceita-pedido-sinto-me-pequeno-disse-dom-vilson.ghtml
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.