Postagem em destaque

Dia das Consciência Negra - uma reflexão para negros e não-negros

Imagem
Por Sergio Viula Muitas pessoas se perguntam por que temos um dia chamado "Dia da Consciência Negra". Para muitos, esse dia significa feriado - privilégio de algumas cidades e de algumas pessoas nessas cidades, não de todas. Para outros, é um dia para jogar a velha cortina de fumaça sobre uma luta legítima, dizendo coisas como "todas as vidas importam". Esse tipo de subterfúgio não passa de uma manobra discursiva para dizer que vidas negras não merecem qualquer atenção especial, mesmo quando o racismo estrutural que as massacra segue sem trégua. A verdade é que o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, destaca a importância da reflexão sobre a história e cultura afro-brasileira. O dia marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola, e foi escolhido para promover o debate e outras ações em prol da igualdade racial e do combate ao racismo estrutural. Trata-se de uma oportunidade de nos debruçarmos sobre o tema da diversidade racial, reconhecendo a

Hoje é o dia dele. Parabéns, Andre!

 Por Sergio Viula


Andre, depois de um extenso e cansativo dia de trabalho, 
foi surpreendido com essa delícia de bolo de aniversário


Hoje é o dia dele! E hoje o dia dele é ainda mais especial! Andre completa 30 anos de idade - o que eu acho fantástico! 

Quem me acompanha aqui sabe que eu adoro os aniversários que selam uma década. Eles me soam como marcos ao longo do caminho. E para comemorar essa data tão especial, decidi fazer uma surpresa para ele na véspera. Mas, por que no dia 02 se ele faz anivesário no dia 03? A resposta tem a ver com a logística. Como ele só poderia comemorar o aniversário comigo no final da noite de hoje (03), e isso significaria que o dia já estaria baixando as cortinas, com a finalidade de esticar a alegria da comemoração, decidi fazer a celebração no final da noite de ontem (02).

Infelzimente, por causa da pandemia, não podemos reunir pessoas ou sair por aí para comemorar. Então, pedi um bolo e salgadinhos pelo Uber Eats e preparei a mesa para que ele se supreendesse logo que entrasse em casa. Como eu ainda estaria dando aula nesse momento, não tinha como surpreendê-lo com beijos e abraços. Mesmo que eu não estivesse trabalhando, eu ainda teria que esperar que ele se livrasse das roupas e máscara possivelmente contaminadas, tomasse um banho, etc.

Bem, de qualquer modo, ele se surpreendeu. Afinal, se Andre suspeitava que eu estivesse planejando algo, ele provavelmente pensava que isso seria no o dia seguinte. Eu mesmo já havia dado a entender que comemoraríamos seu aniversário de algum modo. ^^

Assim que eu terminei de dar a última aula do dia, fiz uma vídeoconferência com meus pais e meu filho. Esse foi o jeito de reuni-los sem exposição. Conversamos, cantamos parabéns (nada de soprar velas) e cortamos o bolo. Manuseamos tudo de máscara para proteger meus pais, principalmente. Depois, levamos metade do bolo e um potinho com salgados e entregamos para eles na porta de casa. Eles deram parabéns ao Andre. Minha mãe entregou dois presentes a ele. Depois voltamos para comer as gostosuras que nos esperavam sobre a mesa. Foi tudo muito sigelo, mas muito especial, porque foi feito com carinho.

Além do presente que deixei para entregar hoje, escrevi uma carta dizendo o quanto ele significa para mim e tudo o que eu desejo para a vida dele, tanto pessoalmente como a dois. A carta ficou em cima da caixa do bolo para que ele pudesse lê-la antes mesmo que eu terminasse minha jornada de trabalho. A resposta dele veio pelo comunicador do Instragram antes mesmo que pudéssemos nos abraçar. 

Como sempre, Andre foi excepcional em cada palavra que colocou naquela mensagem. E cada uma delas corresponde fielmente à pessoa que ele é no dia a dia de fato. O nome disso é honestidade e coerência - duas qualidades que eu amo e que procuro imprimir a tudo o que faço também.

Apesar de todas as restrições que a pandemia colocou diante de nós, a vida vai bem. E não vai bem porque sobram futilidades, vai bem porque não nos falta o essencial. O que mais é preciso?

Um abraço a todos os que torcem por nós. Vocês são lindas, lindos e lindes!


Por enquanto, é só [tudo] isso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

Júlio Severo, um lobo em pele de cordeiro (escrito por um cristão)