Postagem em destaque

Linguagem neutra não-binária (trecho de uma live)

Imagem
 Por Sergio Viula Esse é um trecho de uma live feita com @Sviula a convite de @carolina_carolino no perfil das @carolinas_da_borborema no Instagram em 07/04/24. Esse é apenas um trecho da nossa conversa e se refere ao uso da linguagem neutra não-binária. A live completa pode ser vista aqui: https://www.instagram.com/reel/C5en-hhvjuq . Nessa live, além de linguagem não binária, discutimos a falsamente chamada "cura gay", o Movimento LGBT+ no Brasil, temas relacionados à orientação sexual e identidades de gênero.  O trecho abaixo é apenas um recorte da live, mas considero que seja muito interessante e relevante para as diversas discussões sobre linguagem neutra na atualidade. Confira e siga o perfil dos participantes no Instagram. Carolina Carolino e Sergio Viula 07/04/24 Instagram: @carolinas_da_borborema

Hoje é o dia dele. Parabéns, Andre!

 Por Sergio Viula


Andre, depois de um extenso e cansativo dia de trabalho, 
foi surpreendido com essa delícia de bolo de aniversário


Hoje é o dia dele! E hoje o dia dele é ainda mais especial! Andre completa 30 anos de idade - o que eu acho fantástico! 

Quem me acompanha aqui sabe que eu adoro os aniversários que selam uma década. Eles me soam como marcos ao longo do caminho. E para comemorar essa data tão especial, decidi fazer uma surpresa para ele na véspera. Mas, por que no dia 02 se ele faz anivesário no dia 03? A resposta tem a ver com a logística. Como ele só poderia comemorar o aniversário comigo no final da noite de hoje (03), e isso significaria que o dia já estaria baixando as cortinas, com a finalidade de esticar a alegria da comemoração, decidi fazer a celebração no final da noite de ontem (02).

Infelzimente, por causa da pandemia, não podemos reunir pessoas ou sair por aí para comemorar. Então, pedi um bolo e salgadinhos pelo Uber Eats e preparei a mesa para que ele se supreendesse logo que entrasse em casa. Como eu ainda estaria dando aula nesse momento, não tinha como surpreendê-lo com beijos e abraços. Mesmo que eu não estivesse trabalhando, eu ainda teria que esperar que ele se livrasse das roupas e máscara possivelmente contaminadas, tomasse um banho, etc.

Bem, de qualquer modo, ele se surpreendeu. Afinal, se Andre suspeitava que eu estivesse planejando algo, ele provavelmente pensava que isso seria no o dia seguinte. Eu mesmo já havia dado a entender que comemoraríamos seu aniversário de algum modo. ^^

Assim que eu terminei de dar a última aula do dia, fiz uma vídeoconferência com meus pais e meu filho. Esse foi o jeito de reuni-los sem exposição. Conversamos, cantamos parabéns (nada de soprar velas) e cortamos o bolo. Manuseamos tudo de máscara para proteger meus pais, principalmente. Depois, levamos metade do bolo e um potinho com salgados e entregamos para eles na porta de casa. Eles deram parabéns ao Andre. Minha mãe entregou dois presentes a ele. Depois voltamos para comer as gostosuras que nos esperavam sobre a mesa. Foi tudo muito sigelo, mas muito especial, porque foi feito com carinho.

Além do presente que deixei para entregar hoje, escrevi uma carta dizendo o quanto ele significa para mim e tudo o que eu desejo para a vida dele, tanto pessoalmente como a dois. A carta ficou em cima da caixa do bolo para que ele pudesse lê-la antes mesmo que eu terminasse minha jornada de trabalho. A resposta dele veio pelo comunicador do Instragram antes mesmo que pudéssemos nos abraçar. 

Como sempre, Andre foi excepcional em cada palavra que colocou naquela mensagem. E cada uma delas corresponde fielmente à pessoa que ele é no dia a dia de fato. O nome disso é honestidade e coerência - duas qualidades que eu amo e que procuro imprimir a tudo o que faço também.

Apesar de todas as restrições que a pandemia colocou diante de nós, a vida vai bem. E não vai bem porque sobram futilidades, vai bem porque não nos falta o essencial. O que mais é preciso?

Um abraço a todos os que torcem por nós. Vocês são lindas, lindos e lindes!


Por enquanto, é só [tudo] isso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza