Postagem em destaque

Linguagem neutra não-binária (trecho de uma live)

Imagem
 Por Sergio Viula Esse é um trecho de uma live feita com @Sviula a convite de @carolina_carolino no perfil das @carolinas_da_borborema no Instagram em 07/04/24. Esse é apenas um trecho da nossa conversa e se refere ao uso da linguagem neutra não-binária. A live completa pode ser vista aqui: https://www.instagram.com/reel/C5en-hhvjuq . Nessa live, além de linguagem não binária, discutimos a falsamente chamada "cura gay", o Movimento LGBT+ no Brasil, temas relacionados à orientação sexual e identidades de gênero.  O trecho abaixo é apenas um recorte da live, mas considero que seja muito interessante e relevante para as diversas discussões sobre linguagem neutra na atualidade. Confira e siga o perfil dos participantes no Instagram. Carolina Carolino e Sergio Viula 07/04/24 Instagram: @carolinas_da_borborema

Cortes russas liquidam e dissolvem uma ONG LGBT que salvava vidas LGBT+

 



Por Sergio Viula

Com informações do potal Pink News


Os tribunais russos acabam de liquidar e dissolver uma ONG LGBT+ que salvava vidas no país. Essse é mais um movimento sinistro da Rússia contra seus cidadãos e cidadãs LGBT+. A organização já tinha mais de uma década de funcionamento. E não foi a primeira desse tipo a ser encerrada à força. Antes dela, a mais antiga organização pró-diversidade sexual e de gênero do país já havia sido banida.

Denominada Charitbable Foundation Sphere, o grupo foi dissolvido sob a alegação do ministro da justiça de que o réu realizava atividades políticas. Todavia, a pergunta que fica para qualquer pessoa vivendo sob um Estado democrático de direito é: 

"O que é atividade política? Defender direitos civis é uma atividade política, certamente, ou não  é? E por que isso deveria ser proibido?" 

Obviamente, a resposta é clara: Porque o governo de Putin e de seus aliados não é um governo democrático e promotor de direitos humanos, obviamente. Mais do que isso: O govenro de Putin é descaradamente LGBTfóbico.

A corte ignorou o alerta feito pelo advogado da Sphere.  Vitaly Isakov, que argumentou que liquidar a organização teria impacto severo sobre as pessoas LGBT+ da Rússia, as quais ficariam sem qualquer proteção.

Arbitrariamente, a juíza Tatiana Kuzovkina acatou o pedido de liquidação da Sphere feito pelo ministro da justiça.  A decisão foi tomada no último dia 21.

Num comunicado à imprensa, a Sphere disse que não é a primeira vez que  os grupos de direitos humanos são forçados a parar de funcionar por causa de interferência estatal. Dois grupos foram fechados no final de 2021 - o The International Memorial e o Memorial Human Rights Center.

“De muitas maneiras, uma tentativa semelhante para liquidar a Sphere é a contribuição das estruturas governantes para negar inteiramente o movimento pelos direitos humanos, incluindo o movimento LGBT,” disse um porta-voz da Sphere.

A Sphere se apresenta da seguinte maneira na página principal de seu portal: 

"A Sphere - Fundação caridosa de Suporte Legal e Social - é uma organização de direitos humanos que, começando em 2011, defende os direitos das pessoas LGBT+ na Rússia, luta contra a homofobia, a bifobia e a transfobia sistêmicas, e é especialista em criar e coordenar programas e iniciativas de direitos humanos."

Depois dessa decisão da corte russa, essa história de defesa pelos direitos dos cidadãos LGBT+ da Rússia é bruscamente interrompida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza