Postagem em destaque

15 dias com Clara - essa fofura de 1 ano e 45 dias

Imagem
Por Sergio Viula Clara: Segundo dia de nascimento e com os olhinhos abertos Minha filha e meu genro haviam se tornado pais somente um ano e 45 dias antes de nos visitarem. Apesar da distância, acompanhamos tudo o que podíamos, graças às tecnologias da comunicação. Testemunhamos os nove meses de gravidez, a internação para o parto - que acabou sendo cesariana depois de muita espera e pouca dilatação -, o nascimento, o crescimento daquela bebezinha linda, que chegou mudando a vida de todos nós de muitas maneiras diferentes, e os primeiros passeios, a primeira viagem a uma cidade próxima (Évora) e os muitos dias que ela já passou na creche, aprendendo muitas coisas fantásticas de modo lúdico e com muito carinho das tias cuidadoras e educadoras. A tia da creche fazendo cookies com eles. Depois, todos comeram essas delícias feitas colaborativamente. Um video que eu fiz com fotos do Halloween na creche. Ela é a bruxinha mais fofa, concorda? Quem já segue esse blog há um tempo sabe que chegue

Cortes russas liquidam e dissolvem uma ONG LGBT que salvava vidas LGBT+

 



Por Sergio Viula

Com informações do potal Pink News


Os tribunais russos acabam de liquidar e dissolver uma ONG LGBT+ que salvava vidas no país. Essse é mais um movimento sinistro da Rússia contra seus cidadãos e cidadãs LGBT+. A organização já tinha mais de uma década de funcionamento. E não foi a primeira desse tipo a ser encerrada à força. Antes dela, a mais antiga organização pró-diversidade sexual e de gênero do país já havia sido banida.

Denominada Charitbable Foundation Sphere, o grupo foi dissolvido sob a alegação do ministro da justiça de que o réu realizava atividades políticas. Todavia, a pergunta que fica para qualquer pessoa vivendo sob um Estado democrático de direito é: 

"O que é atividade política? Defender direitos civis é uma atividade política, certamente, ou não  é? E por que isso deveria ser proibido?" 

Obviamente, a resposta é clara: Porque o governo de Putin e de seus aliados não é um governo democrático e promotor de direitos humanos, obviamente. Mais do que isso: O govenro de Putin é descaradamente LGBTfóbico.

A corte ignorou o alerta feito pelo advogado da Sphere.  Vitaly Isakov, que argumentou que liquidar a organização teria impacto severo sobre as pessoas LGBT+ da Rússia, as quais ficariam sem qualquer proteção.

Arbitrariamente, a juíza Tatiana Kuzovkina acatou o pedido de liquidação da Sphere feito pelo ministro da justiça.  A decisão foi tomada no último dia 21.

Num comunicado à imprensa, a Sphere disse que não é a primeira vez que  os grupos de direitos humanos são forçados a parar de funcionar por causa de interferência estatal. Dois grupos foram fechados no final de 2021 - o The International Memorial e o Memorial Human Rights Center.

“De muitas maneiras, uma tentativa semelhante para liquidar a Sphere é a contribuição das estruturas governantes para negar inteiramente o movimento pelos direitos humanos, incluindo o movimento LGBT,” disse um porta-voz da Sphere.

A Sphere se apresenta da seguinte maneira na página principal de seu portal: 

"A Sphere - Fundação caridosa de Suporte Legal e Social - é uma organização de direitos humanos que, começando em 2011, defende os direitos das pessoas LGBT+ na Rússia, luta contra a homofobia, a bifobia e a transfobia sistêmicas, e é especialista em criar e coordenar programas e iniciativas de direitos humanos."

Depois dessa decisão da corte russa, essa história de defesa pelos direitos dos cidadãos LGBT+ da Rússia é bruscamente interrompida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Dia Internacional do Orgulho LGBT: Importantes apontamentos

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia