Postagem em destaque

Dia das Consciência Negra - uma reflexão para negros e não-negros

Imagem
Por Sergio Viula Muitas pessoas se perguntam por que temos um dia chamado "Dia da Consciência Negra". Para muitos, esse dia significa feriado - privilégio de algumas cidades e de algumas pessoas nessas cidades, não de todas. Para outros, é um dia para jogar a velha cortina de fumaça sobre uma luta legítima, dizendo coisas como "todas as vidas importam". Esse tipo de subterfúgio não passa de uma manobra discursiva para dizer que vidas negras não merecem qualquer atenção especial, mesmo quando o racismo estrutural que as massacra segue sem trégua. A verdade é que o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, destaca a importância da reflexão sobre a história e cultura afro-brasileira. O dia marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola, e foi escolhido para promover o debate e outras ações em prol da igualdade racial e do combate ao racismo estrutural. Trata-se de uma oportunidade de nos debruçarmos sobre o tema da diversidade racial, reconhecendo a

Cristiana Serra: Presente!

 Por Sergio Viula


Cristiana Serra: PRESENTE!



Foram muitas as vezes que eu me alegrei em ver ou ouvir Cristiana Serra - mais conhecida como Cris Serra. Ela era inteligente, eloquente, bem informada e comprometida com valores humanistas. 


Em 27 de maio de 2012, participamos de uma mesa redonda a convite do Pr. Marcio Retamero na Comunidade Betel (ICM) em Botafogo. Foram momentos muito especiais.


Cris era ativista junto ao grupo Diversidade Católica, que promovia o acolhimento e inclusão de pessoas LGBT e suas famílias tais como são.


Veja essa mesa redonda sobre ciência, poltícia e religião, tendo como tema a falsamente chamada "cura gay". A partir do minuto 7:25, Cris chama os convidados, entre os quais eu me encontrava. Fui o primeiro a falar depois das apresentações. José Barbosa Júnior, Camila Montovani, Murilo Araújo e Jandira Queiroz. Cris foi a moderadora, além de ter participado da organização do evento. https://youtu.be/gNCfUrISTVw


Cris deixa um buraco no meio da nossa comunidade depois de ter lutado bravamente contra um câncer, mas também deixa saudades e um legado.


Fica aqui, minha singela homenagem à amiga Cristiana Serra e minhas condolências à sua família.


Sigamos na luta por um mundo justo e igualitário!


Sergio Viula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

Júlio Severo, um lobo em pele de cordeiro (escrito por um cristão)