Postagem em destaque
Romênia celebra seu maior Orgulho LGBT
- Gerar link
- Outros aplicativos
Parabéns para a Romênia, que recentemente celebrou seu maior evento de Orgulho LGBTQ+ até agora, apesar de enfrentar anos de desafios à igualdade.
No sábado, dia 29 de junho, aproximadamente 27.000 pessoas se reuniram em Bucareste, capital e maior cidade da Romênia, para a parada do Orgulho. Sob o tema “Estamos Prontos,” os participantes levantaram bandeiras e balões de arco-íris em uma demonstração pacífica a favor dos direitos LGBTQ+. Apesar da forte oposição religiosa à igualdade, a reação foi mínima. Alguns manifestantes foram removidos pela polícia por tentarem atrapalhar a marcha, e um banner pendurado em uma janela próxima dizia “Doença Não É Motivo de Orgulho,” recebendo vaias dos participantes. A Marcha da Normalidade, uma contramanifestação realizada no mesmo dia, reuniu menos de um décimo do público do evento do Orgulho. Além disso, Bucareste não foi a única cidade romena a sediar eventos do Orgulho em junho; Cluj, Iasi, Oradea e Timisoara também realizaram suas próprias celebrações, conforme relatado pela Rádio Europa Livre/Liberdade.
A grande participação no Orgulho de Bucareste representa uma significativa vitória para a comunidade LGBTQ+ na Romênia, um dos países do leste europeu com menor índice de igualdade. A Romênia ocupa a 9ª posição mais baixa no índice anual Rainbow Europe, que avalia 49 países do continente em relação ao avanço dos direitos LGBTQ+. Azerbaijão e Turquia tiveram as menores classificações, enquanto a Romênia teve um desempenho ligeiramente melhor que Polônia e Bielorrússia. Os romenos LGBTQ+ enfrentam proteções irregulares no país; gays e lésbicas podem servir nas forças armadas, mas pessoas trans não têm essa permissão. A Romênia possui leis de não discriminação abrangentes para habitação, mas não oferece proteções no emprego com base na identidade de gênero. Em 2018, uma tentativa de proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi derrotada.
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.