
Brasil é o país que mais faz Paradas do Orgulho LGBT no mundo 🌈
Você já sabia que a maior Parada do mundo acontece em São Paulo... mas e se a gente te dissesse que o Brasil é o país que mais celebra o Orgulho LGBT no planeta?
Pois é! Um levantamento feito pela ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais) em parceria com a Interpride — associação internacional de paradas — revelou que o Brasil lidera o ranking mundial pelo terceiro ano consecutivo.
Até o dia 9 de setembro de 2009, já haviam sido realizadas 205 comemorações do orgulho LGBT+ no território brasileiro. Só no balanço fechado em 7 de setembro, já se contabilizavam 166 paradas e 33 eventos relacionados à diversidade sexual e de gênero.
💥 Minas Gerais despontou como o estado com o maior número de celebrações: 36 eventos. Na sequência, veio São Paulo, que além de abrigar a Parada de maior público do mundo, continua sendo um dos principais centros de articulação da luta pelos direitos da nossa comunidade.
Para se ter ideia da grandiosidade disso: os Estados Unidos, berço dos protestos de Stonewall, são o segundo país que mais realiza ações em lembrança ao orgulho LGBT.
O Brasil resiste. O Brasil celebra.
Mesmo diante da violência, do preconceito e dos retrocessos, a comunidade LGBT+ brasileira segue ocupando as ruas, praças e avenidas com coragem e alegria. Cada parada é um grito de liberdade. Cada evento é um ato político. E cada bandeira tremulando é uma lembrança de que existimos, resistimos e amamos.
A gente quer festa, sim. Mas quer também respeito, cidadania, segurança e igualdade. E vamos seguir marchando — até que o orgulho LGBT não seja apenas celebrado, mas garantido em todos os espaços. 💪🌈
Isso é bom, entretanto, acho que está faltando mais participação da comunidade gay em geral que, habitualmente, só participa da "festa de encerramento" que é a parada gay em si. Esse dia, normalmente é precidido de uma série de discussões e debates com enfoque político, reunindo principalmente ativistas do movimento e de direitos humanos. Como não poderia deixar de ser no Brasil, o povão está alienado - desinteressado - das lutas políticas. E isso reflete numa balela, numa morosidade na tomada de decisões que poderiam favorecer os grupos históricamente marginalizados - a exemplo da PLC 122 - 06...quando sairá?
ResponderExcluirNo mais, embora já tenha ido, não gosto de grandes eventos sou bem introspectivo, mas pra quem gosta é um prato cheio e, sem dúvida, uma oportunidade de 'mostrar a cara' e tornar pública a possibilidade de amar e ser diferente.
Concordo contigo, Tiago! E, aproveitando que vc fez um outro comentário num outro post sobre as igrejas inclusivas, o cúmulo do dogmatismo e alienação é o fato de algumas igrejas estarem proibindo seus membros de participarem da Parada Gay, exceto se for para "evangelizar". Parece piada, não é mesmo? Mas é sério. Mais do que sério, é uma vergonha que esse povo esteja se alienando mais do que a média - que já é muito alienada, geralmente.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
Sergio Viula