
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana e a Aids é a síndrome provocada pelo vírus. O HIV pode ficar no organismo da pessoa até 10 anos sem que ela sinta qualquer sintoma. Porém, quem tem o vírus pode, involuntariamente, contaminar outras pessoas, mesmo que não esteja doente. O vírus enfraquece os anticorpos, permitindo o aparecimento de doenças oportunistas, tais como gripe, diarréia crônica, tuberculose ou pneumonia, que caracterizam o aparecimento da Aids.

É fundamental conhecer seu status em relação ao HIV. A detecção precoce possibilita um tratamento mais eficaz. No Estado do Rio de Janeiro, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferecem testes gratuitos, além de orientação e esclarecimento de dúvidas.
Rio de Janeiro
-
CTA Rocha Maia - Hospital Municipal Rocha Maia
-
Endereço: Rua General Severiano, 91 - Botafogo
-
Telefone: (21) 2295-2295
-
-
CTA Madureira - Unidade Integrada de Saúde Herculano Pinheiro
-
Endereço: Avenida Ministro Edgar Romero, 276 - Madureira
-
Telefone: (21) 3390-0180
-
-
CTA Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA)
-
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 2863 - Cidade Nova
-
Telefone: (21) 2293-2255
-
-
CTA Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
-
Endereço: Rua Mariz e Barros, 775 - Tijuca
-
Telefone: (21) 2264-4118
-
Niterói
-
CTA Niterói - Policlínica Sérgio Arouca
-
Endereço: Praça Vital Brazil s/nº - Centro
-
Telefone: (21) 2610-8975
-
Duque de Caxias
-
CTA Duque de Caxias
-
Endereço: Rua General Argolo s/nº - Centro
-
Telefone: (21) 2671-7659
-
Nova Iguaçu
-
Centro de Saúde Vasco Barcelos
-
Endereço: Rua Bernardino de Mello, 1.825 - Centro
-
Telefone: (21) 2768-5921
-
São João de Meriti
-
Centro de Saúde Anibal Viriato de Azevedo
-
Endereço: Rua Pastor Joaquim Rosa s/nº - Vilar dos Teles
-
Telefone: (21) 3755-5525
-
Macaé
-
CTA Macaé
-
Endereço: Rua Velho Campos, 354 - Centro
-
Telefone: (22) 2796-1234
-
Volta Redonda
-
CTA Volta Redonda
-
Endereço: Rua Governador Luiz Monteiro, 298 - Aterrado
-
Telefone: (24) 3339-9506
-
Campos dos Goytacazes
-
CTA Campos
-
Endereço: Rua Conselheiro Otaviano, 241 - Centro
-
Telefone: (22) 98173-0170
-
São Gonçalo
-
CTA São Gonçalo
-
Endereço: Rua Professor João Pereira Dias s/nº - Neves
-
Telefone: (21) 2624-5756
-
Mesquita
-
Centro de Saúde Paraná
-
Endereço: Rua Paraná, 557 - Centro
-
Telefone: (21) 2796-3541
-
Itaboraí
-
Policlínica de Especialidades
-
Endereço: Rua Prefeito Álvaro Pinto s/nº - Centro
-
Telefone: (21) 2635-2062
-
Para informações atualizadas sobre outros CTAs no Estado do Rio de Janeiro, recomenda-se entrar em contato com as secretarias municipais de saúde ou visitar o site oficial do Ministério da Saúde.
Para os que não puderem pagar pelo exame, o CTA é sem dúvida o mais indicado.
ResponderExcluirMas eu já passei por lá (Rua Líbero Badaró, centro de São Paulo), e achei o lugar digno de um filme de terror. Prédio velho, caindo aos pedaços, um clima terrível que eles criam - você tem que ouvir palestra, depois tira sangue (a enfermeira parecia um gorila) tem que aguardar 10 dias pelo resultado e ainda fica sozinho com uma conselheira na sala enquanto recebe o resultado, que pode ser uma sentença de morte visto o terror que eles criam.
Eu fui buscar o resultado, vi um cara muito nervoso que teve que aguardar mais ainda porque não lhe deram o resultado só porque ele chegou antes do horário.
Hoje eu prefiro ir a um médico, pedir exame e fazê-lo em laboratório, onde o resultado sai em dois dias e pela internet. Mas como eu disse, quem não pode pagar tem o CTA como opção.
É verdade, Fantôme. Já utilizei o CTA também. Geralmente faço pelo meu plano de saúde. O CTA demanda tempo e paciência, mas pode ser a única opção para quem não tem dinheiro disponível, como vc disse. Levando em conta que as pessoas entram em fila para assistir jogo de futebol, show da Madonna, etc., e passam horas, às vezes, dias na fila, seria bom que - não havendo outra opção - essas pessoas encarassem o desafio e fossem em frente até obter seu resultado.
ResponderExcluirO bom do CTA é que se houver algum resultado HIV positivo, eles encaminham para apoio emocional e acompanhamento médico. A pessoa não fica sozinha no mundo.
A atitude de medo das pessoas em geral é compreensível, mas exagerada. Tem gente que vai fazer o exame como se estivesse indo para a cadeira elétrica, mas na hora de evitar as doenças sexualmente transmissíveis NÃo pensam nos cuidados necessários.
Quando eu fui ao CTA ouvi até crente falando no poder de deus, contando caso de conhecido que foi "curado" de AIDS, etc. Quase mandei o cara à merda, mas percebi que isso só demonstra como o medo e o mito andam juntos. ;)
Sempre tive o privilégio de ouvir que meu resultado era negativo, ou seja, sem HIV. Sempre celebro quando ouço isso, apesar de saber que me cuido o suficiente para não contrair. De qualquer modo, é sempre uma alegria saber que está tudo certo. Porém, se algum dia eu souber que deu "zebra", vou encarar o problema de frente, ao invés de fugir dele.
Gostei do seu post, porque foi realista. Torçamos para que as pessoas não adiem coisa tão importante como essa. Fazer exame para HIV não é para amanhã, é para ontem! :)
Abraço, meu fantasminha camarada!
Sergio Viula
Eu AMO essas histórias de crente falando que foi curado de AIDS (o mesmo vale para câncer, hepatite C, leucemia, esclerose múltipla, etc). Geralmente, nunca é o cara, mas alguém da igreja, ou conhecido de conhecido que foi lá, mostrou um exame positivo e outro negativo, e "aleluia" depois disso.
ResponderExcluirO que mais me dá raiva é ver essas pessoas enganada pelos pastores, que abandonaram o tratamento, fazem sexo sem camisinha, e em questão de meses vão parar no hospital de novo e com o vírus mais resistente. E aí, cadê Deus nessa hora...
Abração.
É o que mais tem na praça, Fantôme. Infelizmente, muita gente nem pensa na possibilidade de ser uma invenção. Crente é aquele que quer acreditar, custe o que custar. E aí, acaba acreditando em coisas que vão do improvável ao absurdo.
ResponderExcluirSobre essa questão do aumento da carga viral ou mesmo da troca de vírus entre pessoas soropositivas por falta de proteção é uma coisa seríssima, mas super comum no círculo desse povo que fica garantindo que houve milagre.
Que bom que vc é esclarecido assim. Quem dera que muitos outros também o fossem.
Um abraço forte, querido!
Sergio Viula