Pub em Broadstairs - Inglaterra
Pra aguentar um frio desses...
Só com muito fogo!!!!

Finsburry Park - Londres
Meu vôo estava previsto para 6:25 do dia 23 de dezembro de 2009. Atrasou um pouco, mas o serviço TAP foi excelente! Até bacalhau (não muito, como sempre) e vinho tinto foram servidos. Lanchinho antes de dormir, café da manhã com variedade. O vôo durou 9 horas, aproximadamente. Como era noite de reveillón, o piloto fez contagem regressiva e os comissários serviram champanhe.
O vôo Lisboa-Londres levou 2 horas e 15 minutos. Londres estava ensolarada! 20 graus centígrados! Mesmo assim, comprei luvas e gorro logo que cheguei. Aproveitei para comer uma pizza bem quentinha no caminho para o meu hotel.
Em Londres assisti 'Priscila, a Rainha do Deserto'; visitei a National Gallery; andei pela Picadilly Circus; visitei uma livraria fantástica recheada de livros LGBT no segundo andar; comprei umas guloseimas no mercado; visitei o rio Tâmisa (Thames river), mas como eu estava sozinho, não foi tão divertido quanto poderia ter sido.
Teatro com o musical

Em Broadstairs (03/01/10), conheci minha 'host family': Terry, Susi e suas filhas Cloe e Emily.
Ah, tem também Pifa, o lindo cachorro, e Gasper, o gato. Uma das filhas deles está na Austrália. Por isso, só a vi por computador. A família é ótima! Tratam-me muito bem. Fiz essa linha no mapa para mostrar de onde saí e onde vim parar... ;)

A casa em que estou hospedado

Pifa - um doguinho maravilhoso! Ele colou comigo. 💗
Logo nos primeiros dias, começou a nevar. Parece lindo, mas é um inferno! Apesar disso, juntei-me a Terry e Emily para fazermos um boneco de neve em frente à casa. Ficou jóia! Mas nada melhor que meu quarto quentinho nesse tempo frio. Visitei uns pubs por aqui, mas depois de duas visitas não tem mais graça.

Meu primeiro dia de aula (04/01/10) foi muito bom! Primeiro, porque encontrei Luciana e Ugo - dois amigos do Brasil. Ela é professora na mesma filial que eu, e ele é estudante. São casados. Fiz novos amigos: quatro búlgaras, um italiano, um espanhol e o restante ingleses, é claro.
Broadstairs é uma cidade pacata, segura, limpa e organizada, mas parou aí! Falta aquela punjança, aquele entusiasmo típico dos cariocas e outros brasileiros que eu conheço, ou que nem conheço, mas passo a conhecer com somente cinco minutos de conversa em qualquer ponto de ônibus da cidade. Aqui, o povo é tao retraído que fica difícil até puxar assunto, e eu me refiro aos mais próximos no dia-a-dia.
Estive em Canterbury. Ali, graças a um brasileiro que puxou assunto conosco (eu, Luciana e Ugo) num pub, fiquei sabendo que o arcebispado de Canterbury controla todo esse condado de Kent, do qual Broadstairs faz parte. O arcebispo simplesmente mantém as rédeas curtas e impõe uma atmosfera exageradamente plácida a toda essa região.

Castelo de Canterburry
Canterbury é mais interessante que Broadstairs, mas principalmente por causa da história local. É possível ver as grandiosas marcas do inigualável império romano. Mas também não vai muito além disso! Coisa para um dia ou dois, no máximo.
Museu de Chaucer - Canterbury
Estive no shopping de Broadstairs domingo e vi Sherlock Holmes. Gostei do filme, mas qualquer shopping no subúrbio do Rio é maior e melhor. O shopping aqui de Broadstairs parece mais uma galeria conectada a mais uma ou duas outras.
Estive na praia em Broadstairs.
Um momento... é o que eles chamam de praia. Esqueça qualquer imagem paradisíaca de praias brasileiras. Ainda mais nesse inverno. Não é lugar para ficar mais do que dois ou tres minutos - o suficiente para umas fotos. O vento é gélido e cortante.
Broadstairs
Não consigo digitar uma linha depois das 18h, porque simplesmente não existe acesso à internet nos cafés daqui, exceto para os sortudos que trouxeram seus laptops e usam wi-fi.
Broadstairs
Os professores são inteligentes, gentis e, às vezes, divertidos: Seth, Tessa e Andy.
Hilderstone College é muito organizada e o staff é sempre muito antencioso.
Gracas a um erro do escritório do Rio, terei que antecipar meu retorno a Londres em quase três dias completos. Isso me custou ainda mais dinheiro e vai me obrigar a ficar 6 dias, ao invés de apenas 3, na cidade. Eu poderia ter agendado meu retorno ao Rio para antes, mas agora fica mais caro cancelar as reservas do hotel (que já estavam feitas) e mudar a data do vôo.
Apesar de todos os contratempos e algumas chatices, a viagem tem sido boa e tenho aprendido muito. Porém, uma coisa é certa: outras assim, eu não pretendo fazer. Tenho muita coisa boa pra ver no Brasil, apesar de já ter viajado para todos os estados do nordeste menos quatro (Maranhão, Piauí, Sergipe e Alagoas), e de já ter visitado diversas cidade de Minas, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. No sul, só estive em Curitiba (Paraná). Portanto, ainda tenho muito o que ver no sul, no centro-oeste e no norte, estes últimos nunca antes visitados. Sinceramente, o Brasil é que é fodão mesmo! O resto é fodinha...
Além das belezas do Brasil, tudo o que eu mais amo vive entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio, cercado pelo mar e as montanhas da Cidade Maravilhosa! O que mais posso querer? Talvez quisesse apenas que os serviços públicos funcionassem como devem, e que não houvesse violência urbana. É pedir muito? ;)
Algumas fotos novas de Broadstairs e de Londres

Em frente ao Hilderstone College

Algumas lojas bem bonitinhas em Canterburry

Desafiando a gripe suína... sem luvas!
Amigos no The Dolphin (um pub)
Em sala de aula
Naughty But Nice (um restaurante e padaria)
Minha vizinhança
Cenário de abertura de Priscila, a Rainha do Deserto (Londres)
Thames river, Londres.
Thames river
Mais Thames river...
London Eye
Thames de novo!
Mercado (Covent Garden)
National Gallery
National Gallery
Double-deck bus
Teatro onde assisti Priscila, a Rainha do Deserto
Comércio no centro de Londres
O parque em frente ao meu hotel - Finsbury Park
Um esquilo se arriscou diante da câmera. Ele não é bonitinho?
Eu no Finsbury Park... ponto básico para pagar a viagem... kkk brincadeira ;)
Finsbury Park
Uma parte da galera que foi para Canterburry na sexta-feira
Tive que reescrever meus posts sobre a viagem, porque cometi o estúpido erro de recortar o texto para colar de novo aqui no blog... Perdi o texto. Ganhou uma nova cara, mas o conteúdo é o mesmo.
Outras notícias a qualquer momento!!! :)
Último dia em Broadstairs!!!
Aleluia!!! Chegou o último dia do curso.
Aulas concluídas, tarefas realizadas, certificado entregue. Tudo de bom!!!
Ontem fizemos uma festinha de despedida. Fomos ao The Dolphin, que é um pub entre o curso e a praia. Foi muito bom, porque levamos colegas de vários países diferentes. Quem botou fogo mesmo no karaokê e na pista, porém, foram os brasileiros. Vocês tinham que ver a cara dos homens de Broadstairs em cima das garotas brasileiras... babando! E as garotas inglesas? Atiradíssimas!!! Umas três deram em cima de mim... Que perda de tempo!!! kkkkkk So pensava no meu tupiniquim!!!
De qualquer modo me diverti muito vendo o pessoal cantar, dançando com a minha galera só no sapatinho. Nada de muito emocionante, exceto pela diversão com amigos e amigas bem comportados demais para os padrões brasileiros. ;) Cheguei em casa tarde, mas valeu a pena!
Quanto ao tempo, estou super feliz que tenha parado de nevar! Também tem ventado menos. Ufa, que alívio!
Estou indo para Londres amanhã. Vou ficar mais alguns dias lá. Espero poder atualizar esse blog tão freqüentemente quanto aqui.
Sei que vou reclamar muito do calor exagerado do Rio de Janeiro nessa época quando chegar em casa, mas não vejo a hora de voltar para o meu aconchego!
Hoje almocei num pub aqui perto. A comida demorou. Reclamei. Perguntaram se eu aceitaria uma taça de vinho por conta da casa... Lógico que aceitei! Era a segunda, na verdade, porque a primeira eu pedi por minha conta. Estou me sentindo com aquela leveza típica da bebida protegida por Dionísio! Como é gostosa a vida quando o dionsíaco se intromete no apolínico (quem gosta de ler Nietzsche vai entender)... ;)
Colocarei fotos mais tarde ou amanhã. Confiram!
Desejo que todos os meus queridos leitores brasileiros tenham um final de semana fantástico!!!
Domingo de sol em Londres, acredita?
Adoro o sol, mesmo não sendo egípcio, asteca, inca ou coisa assim. E o sol de Londres estava especialmente fantástico. O céu azul. A temperatura fantástica. Dei uma volta na Oxford Street. Tem coisas baratíssimas aqui, mas a grana praticamente acabou e ainda tem o limite de bagagem para complicar tudo... ;)
Malhei hoje. Comi uma lasanha finalmente à moda italiana no centro de Londres. Aleluia!!! Existe vida gastronômica inteligente na Inglaterra. Em Broadstairs a situação era bem outra. Estou começando a gostar daqui (Londres!!!!), mas não o suficiente para esquecer a Cidade Maravilhosa... e tudo o que ela contém.
Espero que todos estejam aproveitando esse domingo.
Fica aqui um abraço forte para todos!!!!
Segunda-feira em Londres
Acordei tarde, meus amigos Luciana e Ugo já haviam partido ontem. Tomei o café da manhã e voltei para o quarto. Relaxei um pouco mais. A cama é fofinha e quentinha. Aqui faz muito mais frio do que no Rio, mas a temperatura está agradavel agora.
Depois de descansar um pouquinho, arrumei tudo para ir à academia. Malhei e vim para o computador atualizar minhas coisas, falar com amigos, responder comentários feitos sobre as fotos, etc.
É tão bom estar de férias!!! Não ter horários marcados, agenda, compromissos. O problema é estar longe de quem eu amo. Mas o tempo passa rápido e logo estaremos juntos. :)
Sei que vou sentir saudades de Londres. É uma cidade cosmopolita. Gente de todas as partes do mundo caminha por essas ruas.
Estou começando a cortar despesas. Londres é cara para quem ganha em real, não importa quanto. A cidade tem coisas fantásticas para se ver, mas quase tudo tem custo. Ao final do dia, você pode ter gasto 300 reais para visitar dois lugares, assistir uma peca de teatro e comer alguma coisa sozinho. É foda, galera!
De qualquer maneira, vou manter a seguinte rotina: comida de baixo custo, malhação e passeio pelas ruas e monumentos de Londres. E fotos, muitas fotos!!!! :)
Bem, tenho que ir agora, mas aproveitem o melhor que puderem esse dia que o Garfield e 80% da população mundial geralmente odeiam! Boa segunda-feira!!!! ;)
Marble Arch
----------------------------------------
BAIXOU O POETA... E EU ESCREVI ESSES VERSINHOS... 😂
Em Londres
18/01/10
Saudade é uma palavra rara
Em inglês, tradução não existe
Uma sensação que não pára,
Uma falta que persiste
Saudade de gente, lugar, comida
Vontade de abraço, espaço, guarida
Lacuna entre o querer e o poder
Dilema entre resistir e ceder
Vem chegando o sábado
Despeço-me da grande Londres
Volto um tanto cansado
Numa frase: "Home, Sweet Home"
----------------------------------
20/01/10 - Quinta-Feira
Hoje decidi sair direto do hotel para os museus.
Visitei o Science Museum e o Natural History Museum. Ambos são fantásticos. O primeiro exibia invenções criadas durante os últimos 100 anos e comemorava este como tendo sido período mais fértil em termos de ciência como a conhecemos hoje. O segundo exibia fatos, fotos, vídeos, hologramas (etc) relacionados ao planeta Terra, sua origem, sua história, seu provavel futuro. Havia coisas impressionantes sobre vulcões, formações rochosas, geologia submarina, etc. Não preciso nem dizer que adorei os conteúdos vistos ali!!!!
Depois fui passear no Hyde Park. Imenso! Estava fazendo sol em Londres, então foi um momento perfeito para uma caminhada descontraída. Sentei num banco do parque, comi duas bananas (atorum!!!) pra calibrar a glicose (fonte de energia!!!) e segui em frente.
Do Hyde Park fui para Notting Hill na esperança de ver alguma coisa interessante levando em conta o filme em que Julia Roberts e Hugh Grant vivem uma história de amor. Nada especial. Nem tirei fotos. Uma rua sem a menor graça é o ponto central da área.
De lá, fui direto para a academia e malhei bastante.
Sei que para a maioria dos brasileiros, a quinta-feira é vespera do dia mais feliz da semana. Então, aproveitem e divirtam-se bem ao estilo de uma pré-sexta-feira!!!
O nome da exposicão: O poder interior (lógico que é o poder que subjaz abaixo de nós no interior do planeta :])
Visitei o Science Museum e o Natural History Museum. Ambos são fantásticos. O primeiro exibia invenções criadas durante os últimos 100 anos e comemorava este como tendo sido período mais fértil em termos de ciência como a conhecemos hoje. O segundo exibia fatos, fotos, vídeos, hologramas (etc) relacionados ao planeta Terra, sua origem, sua história, seu provavel futuro. Havia coisas impressionantes sobre vulcões, formações rochosas, geologia submarina, etc. Não preciso nem dizer que adorei os conteúdos vistos ali!!!!
Depois fui passear no Hyde Park. Imenso! Estava fazendo sol em Londres, então foi um momento perfeito para uma caminhada descontraída. Sentei num banco do parque, comi duas bananas (atorum!!!) pra calibrar a glicose (fonte de energia!!!) e segui em frente.
Do Hyde Park fui para Notting Hill na esperança de ver alguma coisa interessante levando em conta o filme em que Julia Roberts e Hugh Grant vivem uma história de amor. Nada especial. Nem tirei fotos. Uma rua sem a menor graça é o ponto central da área.
De lá, fui direto para a academia e malhei bastante.
Sei que para a maioria dos brasileiros, a quinta-feira é vespera do dia mais feliz da semana. Então, aproveitem e divirtam-se bem ao estilo de uma pré-sexta-feira!!!
O poder dos vulcões!
O nome da exposicão: O poder interior (lógico que é o poder que subjaz abaixo de nós no interior do planeta :])
Dentro da exposição que falava sobre os vulcões...
Entrada do Natural History Museum
Hyde Park - paisagem tranqüila
-------------------------------------------------
21/01/10
Último dia em Londres!!! Amanhã vou viajar de volta para o Rio de Janeiro! Mal posso esperar! Estou morrendo de saudade, apesar de saber que vou reclamar muito do calor. Já me disseram que está terrível. Adoro aqueles 20 graus do inverno carioca. Mas vai levar tempo pra chegar a essa estação mais "cool". ;)
Mesmo assim, eu quero o RIO!!!!!!!
------------------------
22/01/10
Chegou o tão esperado dia de voltar pra casa. Embarco no final da tarde, mas sei que este vai ser meu último acesso à Internet em Londres. Então, decidi escrever mais algumas linhas antes de partir para o Heathrow Airport e seguir para Lisboa, de onde voarei livre, leve e solto para a Cidade Maravilhooooooosa!
Hoje fui fazer umas comprinhas de última hora. Uma lembrancinha para cada filho. Não dá pra fazer muito mais do que isso. Tudo em Londres é o olho da cara, e se bobear, o olho do cú também... kkk
Que bom poder voltar para uma cidade onde o meu salário está mais próximo do que se chama 'custo de vida'! Londres é cara até para os ingleses. Eu, tupiniquim, vim pra cá estudar e passear. Gastei meus reais transformados em parcas libras, mas curti. Tudo o que ouvia dos londrinos é que eles adorariam ir ao Rio, mas não podem. As passagens são muito caras...
As passagens!!!!! E a porra do custo de vida, incomparavelmente maior do que no Rio. Além disso, como é que eles acham que eu cheguei aqui? Nadando? Então, meus queridos compatriotas, se vocês pensam que os caras estão muiiiitooo bem de vida, enganam-se. Tem loja liquidando tudo, e ainda reclamando que os clientes não compram. Agora, vá a qualquer shopping do Rio de Janeiro e veja a febre... Até a praças de alimentação dos shopping centers do Rio deixam as de Londres na poeira. :)
Quero ganhar mais e viver melhor na minha cidade!!!! Tudo o mais vai ser só de passeio, e passeios mais curtos. Este aqui foi longo demais para o meu gosto. ;)
Deve ter gente achando que eu reclamo de barriga cheia. A grama do vizinho é sempre mais verde. Acredito que outras pessoas tivessem realmente tido um orgasmo só de pisar na Inglaterra. Eu vou ter um orgasmo múltiplo assim que pisar no Rio... kkkkk
De qualquer modo, os ingleses e sua terra têm seus méritos, mas eu tenho uma paixão chamada Brasil!!!
--------------------------------------
Último post (mesmo!!!) nesse diário de viagem
Depois de perder meu vôo de volta e ter que passar a noite no aeroporto até que outro vôo decolasse, finalmente cheguei ao Rio. Minha viagem foi Londes-Porto e Porto-Rio.
Depois de chegar em casa, tomar um banho e tirar meu "stuff" da bagagem, fomos jantar num rodízio de massas - que saudade disso!!!!
Depois disso, voltamos pra casa, e o que aconteceu durante a noite... bem, isso está embalado em plástico com tarja preta avisando: "Proibido para menores de 18 anos". kkkk
Agora, siga os posts do blog como eu geralmente publicava. O mais novo sempre é o primeiro na página. Esse aqui está ALEGREMENTE encerrado. ;)
Imagino que a saudade aperta! Mas tenho certeza q será enriquecedora essa viagem!!! Aproveite e curta mto!!
ResponderExcluirbjs
Obrigado pelo apoio, Roberta! Vc eh mara!!! :)
ResponderExcluirMorrendo de inveja. Eu aqui ralando nesse calor em São Paulo e você aí em Londres. Eu sou louco pra conhecer essa cidade.
ResponderExcluirBeijão.
Vai uma sugestão de livro para sua enquete: "Depois de Sábado à Noite", de Kiko Riaze. Até minha mãe leu e riu muito.
ResponderExcluirBeijão.
Valeu, Fantome!
ResponderExcluirVou colocar, sim. Pretendo ler primeiro. Coloquei no enquete so os que eu ja li. E uma forma de saber mais ou menos ou que a galera mais curte. :)
Londres foi bom, mas Broadstairs esta sendo ainda melhor. Volto pra Londres depois do curso para mais um pouco de sightseeing! :)
Estou acomphando suas atualizações e fico super feliz em saber q vc esta bem e curtindo!!! super beijos
ResponderExcluirValeu, Robertinha! Saber disso eh um consolo e um incentivo!
ResponderExcluirBeijao, amiga!