Encontro da Nova Consciência - Campina Grande, PB (Fotos e comentários)


Encontro da Nova Consciência - Campina Grande, PB


Parti do Rio para Campina Grande (PB) na sexta-feira dia 12. Fiquei hospedado no Hotel Titão, próximo ao Açude Velho, um local inspirador. Passei a sexta-feira livre, mas assisti a abertura do Encontro, à noite, com diversas autoridades presentes.

Já no sábado de manhã, tive o privilégio de assistir a uma mesa sobre cineclubismo. O tema era "Cineclubismo: ontem e hoje" e foi apresentado por Bruno Gaudêncio (jornalista e escritor), João Matias de Oliveira (escritor) e Rômulo Azevedo (jornalista, professor e cineasta). Depois, fui ver a palestra de Ricardo Kelmer sobre "A Mensagem de Avatar ao Povo da Terra", baseado no premiado filme "Avatar".

À tarde, fui malhar na academia. Depois, fui jantar e assisti Biliu da Campina e sua banda tocando músicas nordestinas. Eles são fantásticos!

No domingo, dei minha primeira palestra "As Falácias da Reversão Sexual". A palestra foi à tarde, portanto fui à academia de manhã. Que surpresa desagradável foi pegar o Jornal da Paraíba e descobrir que lá estava uma matéria na qual um crente travesti dizia ter sido transformado em heterossexual depois que "aceitou" Jesus. Ele estava participando de um evento que tenta rivalizar com o Encontro da Nova Consciência. Trata-se de um evento evangélico chamado Encontro da Consciência Cristã. Dá para perceber até no nome a intenção de rivalizar. Só que logo depois do comentário do jornal sobre ele, vinha uma entrevista comigo "estapeando a cara" dessa falácia que ele prega. Fui ver se tinha versão online. Tinha, e mais detalhada. Coloquei aqui no blog no domingo de carnaval mesmo. Quem não viu, pode procurar nos posts anteriores a este.

A palestra foi muito bem recebida. A sala estava bem cheia. Antes de mim, falou o Augusto César Dias de Araújo (doutorando em Ciência da Religião pela UFMG). A palestra dele foi sobre "Religião e Homossexualidade". Foi excelente! Depois foi a minha.

Segunda-feira, dia 15, foi a vez da palestra sobre ateísmo. Meu tema era "Em Que Crê um Ateu". Dois outros ateus também falaram. O professor Sebastian Sanchez (UEPB) falou sobre "A Luta entre a Religião e a Ciência" - ele deu um panorama histórico sobre os embates entre ambas. Gilson Gondim (mestre em Ciência da Religião) falou sobre "Argumentos Ateus Contemporâneos". O Encontro foi fantástico e terminou depois da hora com a sala cheia.

Como eu não tinha nenhum compromisso de palestra na terça-feira, decidi ir para João Pessoa. Fui encontrar com dois amigos lá. Eles me conduziram pela cidade e mostraram diversos pontos turísticos e culturais maravilhosos.

Na quarta-feira, fiz o "check-out" do hotel e embarquei para o Rio.


Um encontro "divertido" no avião 😝

O mais incrível foi o que me aconteceu no vôo. Sentado e quase dormindo, abri o olho e vi uma pessoa vindo na minha direção pelo corredor. Ela estava indo ao banheiro que fica no fundo do avião. Quando abro o olho, ela dá de cara comigo, ela pára no corredor, prende a respiração, e volta. Era ROZÂNGELA JUSTINO!!!! E de onde ela vinha? Do Encontro da Consciência Cristã (o rival evangélico). Estava com camisa daquele encontro e tudo. Então, era ela quem estava por trás daquela propaganda que a coitada da travesti-enfiada-em-terno estava fazendo.

Ela passou a viagem inteira de Recife ao Rio vomitando. Era o tempo todo levantando e indo pro banheiro. Eu pensava: nada que ela vomite nesse banheiro é pior do que ela vomita contra os homossexuais por onde passa. O pior (para ela) é que cada vez que ela vinha do banheiro tinha que dar de cara comigo, e eu a encarava firmemente, olho no olho, até que ela baixasse a cabeça.


Mesma cidade, novo curso na vida! 😎

O mais interessante é que eu estive em João Pessoa, em Campina Grande, e em diversas outras cidades paraíbanas há quase 20 anos. As diferenças entre aquele tempo e hoje são notáveis: (1) Na primeira vez eu era missionário, agora ateu; (2) antes fui casado com uma mulher, agora voltei casado com um homem; (3) antes pregava, agora questiono todas as pregações; (4) antes dava testemunho de que Jesus "transforma", agora digo que Jesus até deforma, e por aí vai... A vida é mesmo incrível, não é???


Palestra sobre As Falácias da Reversão Sexual.


Palestra sobre As Falácias da Reversão Sexual

Palácio residência do Governador da Paraíba.

Monumento em homenagem a João Pessoa. Nego, do verbo negar, refere-se a resistência que ele fez ao revezamento do poder entre São Paulo e Minas Gerais, conhecido como a política do café com leite.

Estive na Primeira Igreja Batista de João Pessoa há quase 20 anos. Eu e minha equipe ficamos responsáveis pelas mensagens e oficinas do retiro de carnaval deles. Foram momentos marcantes. Duas décadas depois eu jamais faria isso de novo... nem que me pagassem. :)

Palestra no Encontro de Ateus


Na academia de Campina Grande

De um lado, o mosteiro, e do outro, uma sauna em João Pessoa

Na casa de Augusto dos Anjos

Shopping Boulevard em João Pessoa

Biliu da Campina se apresentando na Nova Consciência

Augusto dos Anjos - poeta

Olha só que livro chamou minha atenção imediatamente na biblioteca da Academia Paraibana de Letras.

Açude Velho. Campina Grande.

Calçadão do Açude Velho.

Almoçando no Shopping Manaíra.

Comentários

  1. Já acompanhava o blog por admirar sua coragem diante de tantas adversidades, e após conhece-lo passoalmente vejo o quanto vale a pena lutar para ser feliz apesar de tudo e de todos.
    Espero que em breve possa desfrutar mais uma vez da agradável companhia sua e de Emanoel aqui em João pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Edivan! Vc é que foi fantástico em cada momento que passamos juntos aí em Campina Grande e em João Pessoa. E a honra foi minha em conhecê-lo pessoalmente e saber que há tanto tempo vc acompanha esse blog, e com tanto entusiasmo! Fico muito honrado.

    Um grande abraço torcendo para poder voltar em breve!

    Sergio Viula

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, coloqui uma postagem no meu blog sobre a sua participação no encontro da nova consciência em Campina Grande, veja no link abaixo: http://sheillamartins.blogspot.com/2010/02/confira-participacao-de-sergio-viula-ex.html

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Sheila. Acabei de visitar seu blog e adorei!!!

    Fiquei honrado com o carinho do post.

    Beijão,
    Sergio Viula

    ResponderExcluir
  5. Mas que "sorte", hein? Você vai num encontro na Paraíba, passa ótimos momentos ao lado do maridão, e quando volta tem que dar de cara com uma figura execrável daquelas. Enfim, nem tudo é perfeito.
    Mas você está aproveitando esse ano. Primeiro Londres, depois João Pessoa, tem mais alguma viagem em vista?
    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Hehehe..realmente a vida é engraçada, não é Sérgio? De repente a Justino estava vomitando por se sentir culpada...heheh. Mas o mundo da voltas e vc é uma pessoa que pode falar muito bem sobre isso, espero que, outros também possam despertar e perceber que não tanto a religião mas os religiosos deformam..hehe
    Biu do Violão é o cara que curte Roberto carlos e que foi lançado um documentário sobre ele. Os shows de forró foram de Biliu de Campina..rs
    Espero contar com vcs aqui no próximo ano. ABração!

    ResponderExcluir
  7. Fântome, adorei teu comentário... kkk Sobre a próxima viagem, ainda não tenho idéia, mas as coisas acontecem de repente. Então, pode ser que a qualquer momento haja alguma outra novidade ou que demore muito para acontecer outra. :)

    Como diz o Zeca Pagodinho, deixa a vida me levar... kkk

    Beijo,
    Sergio

    ResponderExcluir
  8. Mob, que bom que vc leu o post!!! Adorei teu comentário sobre a culpa que ela deveria estar sentindo. Deveria no sentido de "dever" mesmo e não de probabilidade como "talvez".

    Obrigado pelo carinho de sempre.

    Será um prazer estar com vcs ano que vem se tudo correr bem.

    Beijão,
    Sergio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.