
As palavras que eu mais tenho ouvido esses dias é "Sorry. I'm busy." Todo mundo está ocupado, correndo, agitado, estressado. Pra quê?
Passei um natal super tranquilo. Não enfrentei fila nenhuma pra comprar nada. Simplesmente almocei com meus pais, meus filhos e Emanuel, e depois voltamos para casa e ficamos tranquilos à noite, sem nenhuma superfluidade; barriga ainda cheia do almoço. Isso poderia ter acontecido em qualquer domingo do ano. Simples assim.
Agora vem ano novo. Mais uma vez, todo mundo enlouquecido. Pra quê? Tudo que comermos e bebermos, por mais caro e desnecessário que seja, vai sair nas fezes e na urina logo depois, e para muita gente isso sequer vai ser tarefa fácil... Haja Activia!
No ano novo, vou apenas jantar com meus pais. Nada de correria para casa de ninguém, para praia, ou coisa parecida. Não se estressar, não ter que enfrentar trânsito alterado, não implorar para pegar um taxi mesmo super faturado, não gastar fortunas com roupa, comida, bebida, entradas em clubes ou hotéis, e não ter que enfrentar a "nhaca" de milhões de pessoas acumuladas no metro quadrado mais disputado do mundo, e poder ir para a cama à hora que eu quiser, cheirosinho, limpinho, gostosinho - isso não tem preço!!! O dia seguinte vai chegar sem ressaca, cansaço, dinheiro gasto, e sabe lá o que mais, dados os riscos de ir e vir no meio de um tumulto desses.
Pode parecer pessimismo ou chatice, mas o sossego não tem preço. Quando eu quero me divertir, não vou na direção em que todo mundo vai. E olha que me divirto muito, e sem precisar de datas especiais ou convenções!
Experimente fazer a mesma coisa. De repente, você descobre que não precisa nem da metade da dor-de-cabeça que tudo isso traz para ser feliz. Aliás, quem pode ser feliz com tanto estresse? A simplicidade é sempre melhor!
Feliz 2011!
Dependa menos das coisas e mais de si mesmo!
Sergio Viula
É isso, meu caro! Desacelerar,é a palavra. Vc, como sempre, próprio, oportuno, livre.
ResponderExcluirPrá quê tanta pressa??? Um dia seguirá após o outro, normal e tranquilamente ou não como tantos outros desde sempre!
Estou tentando agir como vc, Sergio, querido: desacelerada.
Se eu dormir as 22h, qd eu acordar no dia seguinte, estarei em 2011 do mesmo jeito.
Sendo assim, tomarei meu banho, ficarei limpinha, cheirosinha e... acho q só kkkk
Adorei seu post, mais uma vez.
Muitos beijos e um 2011 desacelerado, pra viver melhor.
Com certeza querido!
ResponderExcluirFeliz ano novo pra você com muita paz, saúde, fortuna e amor sempre
Beijos
legal querido é muito bonita essa sua crítica ao materialismo senhor Viula!
ResponderExcluirRealmente os atropelos dos vai-e-véns das pessoas aceleradas é uma constante a cada fim de ano...Estamos em Buenos Aires, cidade tranquila, limpa, apesar de tão próxima do Brasil, tão diferente. Resolvemos também evitar o gasto excessivo daquilo que meu amigo acaba de dizer: Vão-se nas fezes e urina...
ResponderExcluirÉ um dia comum, apenas mais agitado, atropelado. Sou uma dessas pessoas que prefere uma noite tranquila a uma noite na balada. Precisamos de muito pouco pra ser feliz, e eu já tenho a minha felicidade bem pertinho de mim.
Desejo a todos os leitores do blog do meu amigo Sérgio, um FELIZ ANO NOVO, com muita paz, saúde, prosperidade, lutas e conquistas!!
Pra vc meu querido amigo e ao seu grande companheiro Emanuel um ano novo repleto de novas conquistas!!
Arnon Duarte
Obrigado, Bruno, Serginho e Silvia!
ResponderExcluirVcs captaram a mensagem! Adorei os comentários!
Um beijo caprichado pra cada um,
Sergio Viula
Arnon, meu querido amigo, acabei de ver teu comentário. Vc arrasou! Fico super feliz que vcs também tenham tomado um caminho diferente do da multidão nesse natal e ano novo! Buenos Aires (Bons Ares), o nome já diz tudo! ;)
ResponderExcluirAdorei a parte em que vc se refere ao Fernando e à simplicidade da vida e da felicidade. Estamos na mesma sintonia.
Um beijo carinhoso para os dois,
De Sergio e Emanuel :)
Não podia estar mais de acordo!
ResponderExcluirEu aprendi a fazer o mesmo; a verdadeira alegria é a que se alcança no prazer das coisas simples. Em ambientes simples, com pessoas simples.
Também para mim a passagem de ano é muito melhor vivida na tranquilidade do recato e do poder depender apenas da minha vontade e não das probabilidades aleatórias dum ambiente alienado.
Diverte-te! Bom Ano Novo!
Abraços
Disse tudo, ManDrag! Obrigado por compartilhar sua experiência!
ResponderExcluirUm abraço grande com um 2011 maravilhoso!!!
Sergio Viula