
Foto tirada em Petrópolis e publicada pelo IG
Cidades outrora belas, Petrópolis, Teresópolis e Friburgo estão protagonizando uma das mais caóticas situações de devastação já vistas no Brasil.
Áreas belíssimas foram destruídas, pessoas foram soterradas, arrastadas, arremessadas contra casas e outros objetos. O Rio de Janeiro, que cantava a esperança de um 2011 maravilhoso há pouco, agora atravessa um dos piores meses de janeiro na história do país.
Não há palavras para consolar quem sofre. Ações são muito mais importantes agora, e muita gente está trabalhando duro para remediar o que for possível.
Minhas amigas Rita e Susan, que moram em Teresópolis, felizmente, estão a salvo e ajudando os sobreviventes no que é possível.
Não dá para imaginar a dor desse povo. Há pessoas que perderam quinze pessoas da família. Deve ser uma dor insuportável. Não sei nem como essas pessoas conseguem se manter de pé.
A lição que fica é: Não conte com a providência divina. Respeite a natureza e suas dinâmicas. E, mesmo fazendo tudo certo na hora de construir e morar, há sempre riscos. Casarões e barracos foram levados. Ricos e pobres morreram. A natureza ignora essas e outras categorias. E, quando um ser humano estiver sofrendo, se você puder ajudar, você provavelmente será a única a ajuda com a qual essa pessoa poderá contar. Do céu não vai cair...
Momento muito triste!
ResponderExcluirConvém que autoridades e populações reflictam sobre o sucedido e o porquê da devastação ser tão imensa. Que se aprenda a construir um futuro mais tranquilo tirando lições das trágicas consequências dum passado irresponsável e permissivo.
Não há milagres divinos que se elevam acima dos desígnios e leis da natureza. Só podemos contar com bom senso e quem está ao nosso lado.
Abraços
Perfeito, ManDrag! Seu comentário é veríssimo!
ResponderExcluirAbração, garoto!
Sergio Viula