
A ilustração acima é do site "Saúde é Vital" da Editora Abril
e mostra o crescimento da incidência do HIV em mulheres
O novo público é de mulheres entre 15 e 24 anos
Fonte: Jornal do Brasil
Maria Luisa de Melo
Este ano, a campanha de combate à Aids, promovida pelo Ministério da Saúde, antes do Carnaval, tem público novo – e bem novo: mulheres entre 15 e 24 anos. O motivo é que elas estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo. Segundo o Ministério, justamente por volta dos 15 anos.
Mas brasileiras ainda mais jovens, com idades entre os 13 e os 19 anos, por sua vez, também vêm merecendo a atenção do departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde: é nesta faixa etária que o HIV mais tem se propagado, segundo dados de pesquisa do órgão, coletados em dezembro último.
Embora iniciem sua vida sexual por volta dos 15 anos, a taxa de contaminação está crescendo a cada ano entre as mais novas. De acordo com informações do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que levanta os casos de HIV no país, o nível de incidência do vírus, em 2007, era de 2,8 para cada cem mil habitantes, em moças entre 13 e 19 anos. Em 2008, o índice subiu para 3. E, em 2009, também cresceu, chegando a 3,1.
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.