Hoje, no Festival do Rio 2013. E o que vem por aí. Confiram.

Cena do filme Deus Ama Uganda (God Loves Uganda)



DOMINGO QUE VEM 
06 DE OUTUBRO DE 2013 - 16h45m 
CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA FEDERAL 
Av. Rio Branco, em frente à Cinelândia.


Entre crucifixos e sermões, a perseguição contra homossexuais por grupos de cristãos fundamentalistas tem se tornado gradualmente um dos temas centrais, resultando num projeto de lei recentemente proposto ao parlamento ugandense para criminalizar a homossexualidade. Longe de ser um fenômeno local, tal intolerância é endossada por missões evangélicas organizadas pela Casa de Oração internacional (International House of Prayer), uma organização americana enorme que escolhey Uganda como um portal, através do qual pudessem espalhar sua doutrina por todo o continente. O ponto de partida para uma disputa pela alma do continente. Sundance 2013.

----------------------
COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO:



A Anistia Internacional me convidou para um debate, do qual participará também o Rev. Márcio Retamero. O filme seguido de bate será no domingo, 06/10/13, no Centro Cultural da Justiça Federal - Av. Rio Branco, em frente à Cinelândia.


ASSISTI NESTE DOMINGO, 29 DE SETEMBRO:



Maximiliano Pelosi - produtor/diretor/ator

Nascido em 1977 em Buenos Aires, e graduado em produção de filmes pelo ORT Institute e pelo National Institute of Audiovisual (INA) em Paris, ele dirigiu os curtas Varados en barracas (2002) e Dionísio está vivo (2005), bem como o documentário Otro entre otros (2012).



Cena do filme Uma Família Gay (A Gay Family)


Desde que o casamento igualitário se tornou legal na Argentina, o cinegrafista Maximiliano Pelosi tem se perguntado se ele deveria tornar sua união com seu parceiro oficial. Casar-se não seria reproduzir os mesmos atributos da sociedade burguesa que sempre rejeitou os homossexuais? Partindo de seu próprio ponto de vista íntimo e pessoal, Pelosi vai em busca de opiniões em grupos diferentes, entre amigos e parentes, na comunidade LGBT e até na escola secudária católica que ele frequentou. O resultado é um painel sobre a conexão entre sentimentos e legislação, amor e lei. BAFICI 2013.

Ainda dá tempo de assistir, mas não mais no Centro Cultural da Justiça Federal. Veja onde mais e quando na tabela abaixo. Em negrito e com * é a sessão em que o diretor do filme estará presente:

Segunda, 30/09 13:30 Estação Rio 3 RI322
Segunda, 30/09 22:00* Estação Rio 3 RI326
Terça, 08/10 18:00 Est Vivo Gávea 4 GV462


OUTRA DICA, QUE NÃO É CINEMA LGBT, MAS É UM MUST:


BLACK FISH - FÚRIA ANIMAL



Cena do Filme Black Fish - Fúria Animal


Você nunca mais vai ver o Sea World e outros parques aquáticos com o mesmo olhar.


Segunda, 30/09 19:00 Cine Santa SA011
Quarta, 02/10 15:30 Est Vivo Gávea 4 GV428
Quarta, 02/10 22:00 Est Vivo Gávea 4 GV431


-------------------------------

Vejam as fotos do evento. Filme excelente, denunciando as ligações entre a homo-transfobia eclesiástica e estatal que vem sendo promovida em Uganda a partir de investimentos e incursos de segmentos evangélicos conservadores americanos. Muito bem produzido. Tocante. Impossível ficar indiferente.

O debate foi rápido, porque o filme era longo, mas foi muito bom. Estiveram presentes à roda de debates: Marcio Retamero, André Senna e Sergio Viula, mediados por Jandira Queiroz, representante da Anistia Internacional.


Algumas fotos:














O BLOG FORA DO ARMÁRIO TEM ACOMPANHADO O DRAMA DOS LGBT UGANDENSES DESDE DEZEMBRO DE 2009.

Comentários