Professor-Pesquisador da UFOP, André Felipe Vieira Colares: mais uma vítima de homofobia

Professor-Pesquisador da UFOP, André Felipe Vieira Colares: 
mais uma vítima de homofobia

LUTO OFICIAL NA UFOP. 
http://www.ufop.br/noticias/nota-de-falecimento/ufop-lamenta-morte-de-professor

Veja a nota abaixo:


É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto comunica o falecimento do professor André Felipe Vieira Colares, do curso de Administração (ICSA). Ele faleceu na madrugada desta sexta-feira, na cidade de Montes Claros. A diretoria do ICSA decretou luto oficial de três dias e suspendeu todas as atividades do dia de hoje.

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Um dos artigos escritos por André Colares:

DOS PECADOS CAPITAIS AOS PECADOS DO CAPITAL: 
http://www.redalyc.org/pdf/1551/155142201011.pdf

DOS PECADOS CAPITAIS AOS PECADOS DO CAPITAL


SETE PECADOS CAPITAIS NAS ORGANIZAÇÕES

De Alessandro Gomes Enoque; Alexandre de Padua Carrieri; Luiz Alex Silva Saraiva. Salvador, Brasil: EDUFBA, 2014. 236 paginas.

 

André Felipe Vieira Colares

Professor de Administração de Empresas 

da Universidade Federal de Ouro Preto Ouro

Preto – MG, Brasil



O livro Sete pecados capitais nas organizações traz uma releitura sobre os posiciona- mentos das organizações diante de seus funcionários e clientes por meio dos sete pe- cados capitais: a soberba, a avareza, a ira, a preguiça, a inveja, a gula e a luxúria. Os capítulos têm como autores sete pesquisadores de seis conceituadas instituições de ensino superior. A busca por mostrar outro lado das organizações, o do pecado, con- fronta uma visão habitual e limitada da administração, que, sem espaço para reflexão, é questionada nessa obra.

É por meio da exploração dos sete pecados capitais que os autores brincam com os pecados do capital. Entre as ideias apresentadas, busca-se uma reflexão que des- construa as organizações como “empresas-mãe”, sendo uma alternativa a ideia da “empresa-madrasta”. Como apresentado no livro, “os pecados lá (organizações) exis- tem porque constituem facetas do processo radical de desumanização dos homens e mulheres, de coisificação para que melhor possam servir ao capitalismo”.

O capítulo “A soberba: da onipotência narcisista ao sofrimento da impotência” busca trazer a soberba e o narcisismo como características/posições dos indivíduos que são incentivadas pela organização. Centrando a soberba organizacional sob as bases da busca pela qualidade total e na ideia de ser o melhor profissional possível, chega-se a negar a existência da imperfeição humana. Ao adentrar as práticas coti- dianas nas organizações, discute-se a soberba como “morte do desejo” e, para tanto, afirma-se que esta pode ser usada pelos indivíduos como meio de negar o sofrimen- to vivenciado nas organizações, trazendo a confrontação entre questões internas e ex- ternas do sujeito. Em contrapartida, o narcisismo, associado à soberba organizacio- nal, pode ser tomado como uma defesa dos indivíduos para lidar com as frustrações impostas pelo trabalho.

No capítulo “Do Tio Patinhas à avareza no mundo organizacional contemporâneo”, os autores fazem um resgate histórico sobre a usura em nossa sociedade, perpassan- do por Le Goff e a contestação religiosa. É por meio da usura – o usurário ganha di- nheiro em cima de dinheiro (juros) sob um tempo que não é seu, é de Deus – que os autores chegam à avareza – centrada na acumulação de riquezas.

As duas histórias (Tio Patinhas e a moeda número 1 e a história de Graham Blake e a Terra Limpa S.A.) traduzem como, a qualquer custo, indivíduos e organizações buscam lucro e mais lucro. E é onde reside a chamada “contradição interna”: o empregador obsti- na-se em desejar o lucro mais elevado, bai- xando ao máximo seus custos (como sa- lários), enquanto o empregado se obstina em ganhar o salário mais elevado possível. O capítulo “Um remédio para a ira: falar da dor, aliviar o peito, ancorar o co- ração” discute a ira como sentimento a ser explorado cotidianamente pelas or- ganizações, desde que os indivíduos a direcionem na busca por resultados me- lhores. Relaciona-se a ira com pequenas mortes: é tida como sentimentos velados em momentos de mudança, surtindo ao indivíduo como pequenas mortes simbó- licas cotidianas. Dessa forma, ainda que os indivíduos consigam controlar a ira, não significa que esta foi extinta, mas pode se manifestar de outras formas. Aos olhos da organização, o luto não deve ser mantido, e a ira causada aos indivíduos deve ser convertida em trabalho e melho- rias organizacionais, pois, sendo ela ge- radora de reações fisiológicas, pode inci- tar o indivíduo a ações como golpes ao inimigo, à organização.

No capítulo “Preguiça: do pecado à virtude”, faz-se uma análise sobre em que contexto surge a preguiça como pe- cado, trata-se da preguiça sob diversas óticas, trazendo, inclusive, uma releitura da preguiça por parte das organizações: pecaminosa ou virtuosa? Busca-se tra- balhar as dicotomias, relacionando-as: o ócio e o tempo produtivo com a falta de capricho e a busca pela qualidade; res- pectivamente. Tais relações dão respaldo ao argumento de que o capitalismo res- significou a noção de trabalho, garantin- do não apenas o sustento, mas buscando a acumulação. Dessa forma, imprime-se a ideia de que quanto mais atarefado e ocupado, maior será o status social e ovalor alcançado pelo indivíduo, acaban- do por combater as formas de preguiça, sendo, para além da religião, um verda- deiro pecado no ambiente organizacional.

O capítulo “A inveja: uma força pro- pulsora para a criatividade e a mudan- ça?” traz a inveja como algo incentivado pelas organizações na busca de melho- res resultados. É por meio da competi- ção e da valorização dos bons funcioná- rios que é possível instigar os demais a um nível de produtividade maior. A au- tora discute que a inveja pode ativar as- pectos psicológicos muito mais ligados à destruição do que à criação. Ao incitar a inveja e buscar a “boa competitividade”, as organizações podem acabar caindo na “má competição”, podendo resultar em baixo rendimento humano, desvaloriza- ção de talentos e habilidades.

No capítulo “O pecado da gula: o ca- pital e a (di) gestão do indivíduo”, discu- te-se a perspectiva do cliente, como as organizações o impulsionam ao consu- mo desenfreado, e o incentivo à gula do trabalho – por meio da mudança nas re- lações trabalhistas. São diversos os dis- cursos construídos para que a gula por produtos (e aumento da produção) seja crescente. A insatisfação do sujeito con- temporâneo torna-se a raiz para o peca- do da gula, um sentimento de angústia e certo vazio, que, por meio do consumo desenfreado, busca o possuir, o deter de si. E, se há um incentivo à gula por pro- dutos, é preciso também que a produção aumente para atender essa demanda. A gula, então, é incentivada pelos dois la- dos, e a cobrança por metas, a busca de melhores resultados e uma formação profissional crescente são reflexos dessas mudanças nas relações trabalhistas. É uma mudança no contrato psicológico do trabalho que transforma o social em in- dividual e o coletivo em individualismo.

O último capítulo, “Uma aventura de luxúria”, apresenta a luxúria nas organizações como um pecado ligado à sexua- lidade e outras manifestações possíveis. É interessante a desvinculação feita entre os prazeres sexuais e os atos sexu- ais. Ao discuti-los, busca-se adentrar as oito “filhas” do pecado luxúria, vincula- das à deficiência de vontades e de razão. A luxúria é percebida como transgresso- ra, do indíviduo em relação a si mesmo e em relação ao grupo social em que se in- sere; representativa da essência da alma do homem, é caracterizada pelo descum- primento, rebeldia, desobediência. A partir dessa discussão, os autores bus- cam explorar a relação razão-luxúria e o quão a primeira tem o poder de controlar a segunda. É a partir dessa relação que é possível trazer o indivíduo a si (sob uma perspectiva racional) dentro das organizações.

Sintetizando, o livro busca refletir sobre como as organizações se portam ao buscar atingir seus objetivos, ainda que desconsiderem o fator humano dos seus funcionários e pequem das mais diversas formas. É por meio do pecado contra a organização que os indivíduos se fazem humanos e é por meio dos pecados da organização que os indivíduos se tornam objetos. No entanto, os autores pecam também ao fazerem uma leitura das prá- ticas de resistência como pecado – trabalhadores pecadores em busca do céu (em um sentido de alívio, de conforto). Se o termo pecado é usado como forma de controle e direcionamento comportamen- tal por religiões, a ideia de usar tal metá- fora acaba por aliar a crítica contra as or- ganizações, que os autores se propõem, com parte dos argumentos defendidos.

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