Último dia do primeiro semestre em treinamento



Por Sergio Viula


Vivendo meu último dia de julho desse interminável 2020 mergulhado num treinamento que começou às 9h e só vai terminar às 17h. Tudo online. E assim deve ser.

Honestamente, olho para o segundo semestre sem qualquer expectativa de retorno à sala de aula física. A pandemia só piora. A vacina parece realmente estar a caminho, mas só deverá imunizar as pessoas no ano que vem. Enquanto isso, gente estúpida em todos os níveis da sociedade brasileira age como se fosse tanto inatingível como inofesiva como vetor desse perigoso vírus.

O treinamento de hoje está servindo para estimular meu entusiasmo, cultivar novas ideias e renovar meu compromisso com um novo e desafiador semestre.

O feedback dos meus alunos na semana passada, momento de encerramento do primeiro semestre, foi excepcional. A maioria disse francamente que curtiu as aulas online e que não esperava que pudessem ser tão eficazes, apesar de preferirem as aulas presenciais, caso não houvesse uma pandemia em andamento, como eles mesmos fizeram questão de ressaltar.

Na verdade, a maioria deixou claro que não está disposta a correr riscos desnecessários voltando antes que a epidemia seja debelada. Isso é refrescante, especialmente num momento em que tanta estupidez vem sendo dita e feita por gente tosca nesse país.

É reconfortante ver que muitos desses meus alunos são pessoas esclarecidas e comprometidas com sua própria saúde, ao mesmo tempo em que seguem com seus estudos através das ferramentas disponíveis. Se eles não fossem conscientes e comprometidos, provavelmente estariam se arriscando nas ruas ou simplesmente teriam se precipitado cancelando suas matrículas. Ao final do semestre, os que encararam o desafio demonstraram estar mais do que satisfeitos. E isso era exatamente o que eu esperava.

Semana que vem será um tempo de doces reencontros, uma vez que a maioria dos meus grupos continuarão comigo, exceto por um que será novo.

A moral da história é: Fiquem em casa. Façam tudo o que for possível fazer remotamente sem sair de casa. Usem a tecnologia a favor da sua vida e das vidas de seus familiares. E, finalmente, não desistam de seus projetos, inclusive o de aprender o idioma que conecta todos os continentes do mundo, especialmente quando não podemos nos locomover para além da nossa própria porta.

E que venha o segundo semestre de 2020!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

A homossexualidade no Egito antigo