Quase fazendo 40 anos agora, mas como era o mundo 40 anos atrás?



Como era o mundo 40 anos atrás?


Era um mundo sem internet, sem PC, sem banco eletrônico, sem iPod, sem CD, sem DVD, sem TV de plasma ou LCD, nada de telefone celular ou micro-ondas e outras facilidades que fazem parte do nosso dia a dia atualmente como se lá estivessem desde sempre.

Por outro lado, a década de 60 foi uma época de grandes conquistas científicas e insuperáveis revelações artísticas. Foi então que aconteceu a Revolução Sexual, que o primeiro homem foi enviado ao espaço pelos soviéticos, e outro chegou à Lua enviado pelos EUA. Também foi na década de 60 que uma sonda americana alcançou Marte e que os russos mandaram um robô para Vênus. Nesta mesma década, surgiram os movimentos estudantis contra o endurecimento dos governos, apareceram os Beatles, brilhou Elis Regina, explodiu a Tropicália, aconteceu Woodstock, surgiram os Rolling Stones, Chico Buarque despontou, assim como o feminismo, o movimento pelos direitos dos negros, e o movimento pelos direitos dos homossexuais. Foi aí também que o movimento hippie se contrapôs à Guerra Fria e à Guerra do Vietnã, Fidel chegou ao poder, a África e o Caribe foram finalmente "descolonizados". Foi também nos anos 60 que a IBM lançou o chip (circuito integrado), e muitas outras coisas aconteceram, inaugurando uma série de outros avanços que fecundariam os anos 70, 80, 90, chegando até nós agora nos anos 2000.




O russo Yuri Gagarin: Primeiro homem no espaço (1961)




Neil Armstrong – Michael Collins – Buzz Aldrin
(Apollo 11 - Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na lua em 20 de julho de 1969)



The Beatles


Woodstock - 15 a 18 de agosto de 1969



Disco lançado em 1968 - Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Os Mutantes, Tom Zé, Nara Leão, com Torquato Neto e Capinam como letristas e Rogério Duprat como arranjador.



Foi também na década de 60, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, que EU NASCI. Para ser mais específico, foi no último ano da década de 60, ou seja, 1969. Isso quer dizer que faço 40 anos neste 2009. E é muito engraçado o que sinto ao completar mais essa etapa da vida...

Primeiro, porque entre os 40 e os 60 anos de vida, a gente vive o que se convencionou chamar "meia-idade". É espantoso que anteontem eu era criança, ontem adolescente, hoje de manhã jovem e, ao entardecer desse dia, dei de cara com a meia-idade. O tempo voa mesmo! O povo diz que esta é a fase dos "enta": quarenta, cinquenta, sessenta, etc., de onde geralmente só se sai morto, exceto os felizardos que passam dos 100 anos. Acredito que as pessoas que vivem essa experiência devam experimentar os mais variados sentimentos. Eu tenho os meus...



O primeiro show dos Rolling Stones foi em 12 de julho de 1962, no Marquee Club, e a formação original incluía:  Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra), Brian Jones (guitarra e outros instrumentos), Bill Wyman (baixo). No ano seguinte, Charlie Watts entrou para a banda como baterista.



 
Ao longo desses 40 anos — ontem parecia tanta idade, hoje parece tão pouco — colecionei amigos, inimigos, amores e muitas lembranças. Aprendi algumas coisas, precisei desaprender muitas outras.

Fato é que casei com mulher, apesar de ser gay. Rejeitava minha sexualidade por causa de minha religiosidade e tradições familiares, quando precisava simplesmente revalorar ambas para vivenciar a liberdade de ser. Tive dois filhos que amo irremediavelmente. Separei-me da mãe deles. Assumi a homossexualidade. Abandonei o cristianismo e o ministério pastoral, depois de um bacharelado e duas pós-graduações nos estudos teológicos. Tornei-me ateu a partir da leitura da própria Bíblia. Encontrei adoráveis pensadores que haviam chegado às mesmas conclusões que eu muitas décadas e até séculos antes de mim, só que com muito mais profundidade. Ingressei no curso de Filosofia da UERJ. Graduei-me. Casei com um homem.

No mesmo ano que faço 40 anos de idade, completo 6 anos de emancipado, assumido, resolvido, fora do armário — como quer que se queira designar a decisão de assumir o desejo e a identidade homossexuais (variadíssima, diga-se de passagem).


O primeiro grande sucesso de Elis Regina foi em 1965, quando ela venceu o 1º Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior com a canção "Arrastão", composta por Edu Lobo e Vinícius de Moraes.


Harvey Milk foi eleito em 1977 como vereador (Supervisor) da cidade de San Francisco, Califórnia — tornando-se um dos primeiros homens abertamente gays a ocupar um cargo público nos Estados Unidos.  Ele foi assassinado em 27 de novembro de 1978, menos de um ano após tomar posse, junto com o prefeito George Moscone, por Dan White, um ex-supervisor da cidade. Harvey Milk nasceu em 22 de maio de 1930 e foi morto aos 48 anos de idade.


Infelizmente, muita coisa precisa ser omitida quando a gente tenta registrar o que considera mais importante para um relato pessoal. Muitas outras coisas aconteceram.

Por exemplo, perdi muitos amigos e parentes ao longo desse tempo. 😓 Meu querido avô paterno morreu quando eu tinha somente quatro anos de idade. Minha avó materna morreu há cerca de 10 anos e minha avó paterna há dois. Isso sem contar diversos parentes, entre tios e primos. O desaparecimento dessas pessoas pela morte é incrivelmente doloroso num momento, mas passa a ficar totalmente nebuloso depois de algum tempo. E todos vamos pelo mesmo caminho. Diversos amigos e conhecidos se foram. Alguns deixaram muita saudade...


 
Chico Buarque de Hollanda – Volume 3", lançado em 1968
Ele lançou o volume 1 dois anos antes.


Se estou no meio do caminho (caso viva pelo menos 80 anos), desejo viver meus próximos 40 de maneira tal que inclua o crescimento em conhecimento, prazer, prosperidade, saúde, manutenção dos laços com os melhores amigos, principalmente ver a felicidade de meus filhos em todas estas e em muitas outras áreas, o aprofundamento do meu relacionamento com o Emanuel, e por aí vai. Espero poder ver muitos avanços quanto aos direitos civis de homossexuais e de outros grupos sociais que ainda sofrem discriminação e supressão de seus direitos.

Em quarenta anos, vi muita coisa acontecer. Infelizmente, algumas absolutamente estúpidas como guerras, doenças, fome, injustiças, catástrofes naturais, entre outras. Mas também vi grandes avanços e coisas fantásticas para o benefício da humanidade. Espero poder ver o que é bom crescer, enquanto o que nos faz mal, diminuir.

Então, é isso: Motor 4.0! Aliás, quarenta é um número muito interessante!!! É um "quatro" seguido de um "zero". Você já experimentou ficar de quatro para dar o zero? 😂

Bom, pra quem nasceu num ano tão sugestivo como 69, não é de admirar que eu goste tanto de uma sacanagem... 😂

Não esquenta, não. É só para descontrair... Porque também, se contrair, não tem KY que resolva... 😂

Ano do meu nascimento e também a estrada que liga partes do Sul e Meio-Oeste dos EUA.
Não confundir com a famosa rota 66, que foi inaugurada em 1926, e que ligava Chicago (Illinois) a Santa Monica (Califórnia). Em 27 de junho de 1985, a Route 66 foi removida do sistema oficial de rodovias federais dos EUA, mas existem trechos que ainda podems ser percorridos por amantes dessa rota.



Deixo, então, um abraço a todos os meus leitores assíduos e visitantes casuais!!! Fico feliz em ter vocês por aqui.

Então, fica aí esse sugestivo 69, que é o ano  do meu nascimento. Adoro a ideia de que 6 é um nove invertido ou vice-versa. Isso dá tanto o que pensar.. 😋😎😂

Lembrando que, até 08 de maio, ou seja, daqui a uma semana ainda, estarei na casa dos trinta. Tudo bem que eu já me considere 40, mas oficialmente só sexta-feira que vem... 😉

Comentários

  1. Divertido, inteligente, sensível, informativo...poderia ficar por aqui citando algumas impressões que o texto me deixou...adorei!! Muita gente com o passar do tempo ao invés de ver a vida com esse aspecto que vc ressaltou entra numa de ficar atemorizado com a idade que possui..vc ta mais é certo de querer curtir sempre e aprender com o que a vida lhe reserva!...E olha deixo aqui registrado vc ta mto melhor que vários gatinho por ai de 20!!

    E que venha os 40!! rs

    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Que máximo esse teu comentário, Robertinha!!! Que bom que esse post tenha te inspirado tanta coisa boa!!!

    Obrigado pelo carinho das palavras, mesmo descontados os exageros típicos da amizade... "melhor que muito gatinho de 20"?! Isso foi muito gentil da tua parte.

    Adoro vc, mesmo quando exagera. ;)

    40 mil beijos pra ti!!!
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Olá gatom!

    Pensou que ia sumir do seu blog? Tá louca n[é kkkkkkkk

    muito prazeroso ver seus comentários. Sempre seja esse ser iluminado. Muito glitter pra vc
    Leo (leandro_2004es@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc continua passando por aqui e deixando seu carinho.

    Muito obrigado pelo apoio. ;)

    Beijão,
    Sergio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.