
Gareth Thomas: quando a coragem veste a camisa 1 e quebra o placar do preconceito 🏉🌈
Publicado em 22/12/2009
Em um gesto histórico que atravessa os muros dos estádios e chega aos corações de milhares de jovens ao redor do mundo, o jogador de rúgbi Gareth Thomas, um dos maiores nomes do esporte no Reino Unido, revelou publicamente que é gay.
A entrevista foi publicada no jornal Daily Mail no último fim de semana, e desde então vem repercutindo fortemente dentro e fora dos campos. Capitão da seleção galesa e da equipe britânica Lions, Gareth Thomas quebrou um dos últimos tabus do mundo esportivo: a masculinidade tóxica que insiste em dizer que não há espaço para gays em esportes “de homem”.
“Não quero ser conhecido como um jogador de rúgbi gay. Sou primeiro — e antes de mais nada — um jogador de rúgbi. Sou um homem.”
Aos 35 anos, atuando pelo Cardiff Blues, Gareth falou sobre o medo que carregou por décadas e a luta constante para esconder sua sexualidade num ambiente extremamente machista. Ele chegou a se casar com sua namorada de adolescência, a quem afirma ter amado profundamente, mas a verdade insistia em vir à tona — e finalmente, ele escolheu a liberdade.
“A maior dificuldade é o medo. Dá medo ser o primeiro a romper com o estereótipo.”
✒️ Comentário deste blogueiro
Gareth Thomas não marcou apenas pontos no campo — marcou história.
Num universo em que muitos ainda acreditam que “homem de verdade” não pode ser sensível, não pode chorar e, principalmente, não pode ser gay, Gareth chutou pra longe esse estereótipo e gritou para o mundo: “Eu sou gay, eu sou atleta, eu sou homem.”
A importância desse gesto vai muito além do esporte. Ela alcança todos os garotos de 16, 17 anos que já pensaram em abandonar o sonho de serem jogadores, dançarinos, engenheiros ou qualquer coisa… simplesmente por serem gays.
“Espero que no futuro, alguém que pendurou as chuteiras por medo, possa tirá-las do armário e voltar a jogar.”
Nós também esperamos, Gareth. E mais do que isso: lutamos por esse futuro.
Hoje, sua coragem inspira. E amanhã, ela vai ecoar em cada jovem que ousar escolher a verdade — mesmo em campos ainda marcados pelo preconceito.
🏳️🌈 Fora do Armário segue ao lado de cada pessoa que tem a coragem de ser quem é.
Quebrar tabus é mais difícil do que quebrar recordes.
Mas é só assim que a gente muda o jogo.
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.