Cidadania TRANS no 14º Seminário LGBT do Congresso Nacional
Cidadania TRANS é o tema principal da 14º Seminário LGBT do Congresso Nacional
O evento acontece no dia 13 de junho (terça-feira), no Auditório Nereu Ramos, no Anexo 2 da Câmara dos Deputados
A importância de cada vida humana, mas especialmente daquelas sobre as quais pesam o preconceito, a violência, a negação da sociedade em quase todos os campos, incluindo o mercado de trabalho e o acesso à educação, são alguns dos vários aspectos a ser abordados no 14º Seminário LGBT do Congresso Nacional. Em 2017, o evento terá como tema “TRANSição Cidadã – Nossas vidas importam”. Como em todos os anos, o seminário é aberto ao público e acontece das 9h às 18h no Auditório Nereu Ramos, no dia 13 de junho (terça-feira), no Anexo 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
Entre os convidados do seminário, lideranças de entidades de defesa pelos direitos de pessoas transexuais e travestis, e também de gays, lésbicas e bissexuais, como o Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat), a Forum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans), Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Fórum Nacional de Educação, Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas (ABRAFH), Rede Afro LGBT, Universidade de Brasília (UnB), Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), além do Conselho Federal de Psicologia e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O seminário terá como atividade cultural uma exposição de arte produzida por e sobre pessoas trans. A arte é o meio catalisador que reúne as expressões e representações mais visíveis do universo gay, lésbico, transexual e de indivíduos que não se enquadram nos padrões da nossa sociedade.
A exposição “É tudo nosso” é um pequeno recorte da produção de artistas do Distrito Federal e de outros estados que com seus trabalhos chamam atenção para os direitos básicos que são negados às minorias. A mostra, que tem curadoria de Clauder Diniz, transita entre o erotismo, a denúncia, o ativismo, o afeto e a poesia, e poderá ser vista na Casa da Cultura da América Latina, em Brasilia, entre os dias 13 e 28 de junho.
São 18 artistas, como Christus Nóbrega, Alair Gomes, António Obá, Odinaldo Costa, João Henrique, Léo Tavares e Rosa Luz, com trabalhos em fotografia, vídeo-performance, pinturas, arte eletrônica e desenho.
Toda a sociedade é convidada a participar deste momento de luta pela plena inclusão da população LGBT na comunidade de direitos, independentemente de orientação sexual e identidade de gênero.
Mais informações: (61) 3215-5646/9978
XIV Seminário LGBT do Congresso Nacional – TRANSição Cidadã: Nossas Vidas Importam!
Data: 13 de junho de 2017 no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados
9h - Mesa Solene de Abertura
Mestre de Cerimônias: Rosa Luz
Presidentes das Comissões
Parlamentares Requerentes do Seminário
Lideranças Sociais LGBT
Ângela Pires Terto - Campanha Livres & Iguais - ONU Brasil
9h15 - Apresentação do Hino Nacional: Valeria Houston
Saudação dos parlamentares e lideranças que compõe a mesa de abertura
11h: 1ª Rodada
Transição cidadã em tempos de crise
Crises econômica, institucional, ambiental; transformações na política, recrudescimento do conservadorismo em nível mundial; terceirização, ameaças aos direitos trabalhistas, reformas constitucionais; desmonte do Estado de proteção social e os impactos na cidadania LGBT.
- Andrey Lemos - Mediador
Presidente nacional da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – UNALGBT.
- Thais Paz
Coletivo LGBT Sem Terra - MST.
- Marina Reidel
Coordenação LGBT do Ministério dos Direitos Humanos.
- Dom Maurício
Bispo da Diocese Anglicana de Brasília.
- Sandra Sposito
Conselho Federal de Psicologia – CFP.
14h30: 2ª Rodada
Nossas vidas importam!
Violência LGBTfóbica com enfoque em transfobia, lesbofobia, feminicídio e racismo; violência institucional; crimes de ódio; vulnerabilidade dos corpos LGBT.
- Marcelo Caetano – Mediador
Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília - UnB.
- Silvia Cavalleire
União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – UNALGBT.
- Evelyn Silva
Associação Lésbica de Brasília - COTURNO DE VÊNUS.
Eliane Dias
Rede Nacional de Negras e Negros LGBT - Afro LGBT.
- Valdenízia Peixoto
Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília - UnB.
- Guilherme Almeida
Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.
17 horas: 3ª Rodada
Vai ter gênero, sim! Caminhos para superação da propaganda fundamentalista da “ideologia de gênero” a partir da afirmação da cidadania LGBT; o lugar da escola e da família nesse desafio; propostas de políticas que garantam direito à identidade, à educação, ao trabalho, à saúde, à cultura, à segurança, à representação.
- Cristal Lopez – Mediadora
Cantora e ativista LGBT
- Ludymilla Santiago Dias
Fórum Nacional de Travestis e Transexuais - FONATRANS.
- Professora Alexya Salvador
Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas – ABRAFH.
- Adriana Sales
Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA.
- Representante do Fórum Nacional de Educação
- Alcemir Freire
Gerente de diversidade da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente/PB – FUNDAC.
- Theo Silveira
Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT.
- Jaqueline Gomes
Conselho Federal de Psicologia.
Excelente um evento como esse, só mesmo com muita informação e conhecimento podemos combater o preconceito.
ResponderExcluirVerdade, Meire. Eu queria poder comparecer. Se eu conseguisse tirar férias fora do período escolar, eu sempre marcaria para coincidir com eventos assim. ^^ Beijos.
Excluir