Postagem em destaque

Dia das Consciência Negra - uma reflexão para negros e não-negros

Imagem
Por Sergio Viula Muitas pessoas se perguntam por que temos um dia chamado "Dia da Consciência Negra". Para muitos, esse dia significa feriado - privilégio de algumas cidades e de algumas pessoas nessas cidades, não de todas. Para outros, é um dia para jogar a velha cortina de fumaça sobre uma luta legítima, dizendo coisas como "todas as vidas importam". Esse tipo de subterfúgio não passa de uma manobra discursiva para dizer que vidas negras não merecem qualquer atenção especial, mesmo quando o racismo estrutural que as massacra segue sem trégua. A verdade é que o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, destaca a importância da reflexão sobre a história e cultura afro-brasileira. O dia marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola, e foi escolhido para promover o debate e outras ações em prol da igualdade racial e do combate ao racismo estrutural. Trata-se de uma oportunidade de nos debruçarmos sobre o tema da diversidade racial, reconhecendo a

Conversando com meu filho sobre Pixel Art e sobre a vida

Por Sergio Viula


Andre e Sergio (Gramado, 2018) por Ezac.pixels



Nesse natal, decidi fazer uma surpresa para o Andre, meu amor. Na verdade, era algo para decorar a casa de alguma forma. Andre ama essa foto e a colocou como abertura do seu smartphone faz tempo.


Mas, a surpresa incluíria um desafio. O desafio seria o seguinte: Meu filho Isaac, que é conhecido como Ezac.pixels no Instagram, teria que transformar aquela foto em pixel art. A tarefa não seria nada fácil, como vocês poderão ver no nosso bate-papo no vídeo abaixo. Eu disse logo de início que se tratava de uma encomenda, como outras que ele já havia aceito por parte de outras pessoas e até empresas. Pedi que ele fizesse o preço e acrescentei mais uma grana por minha conta mesmo. Negócio fechado, ele começou a trabalhar na arte. Nem preciso dizer que vale muito mais do que custa.


A arte ficou linda! Deixou de ser apenas uma foto querida de nossa viagem a Gramado (RS), em julho de 2018, para se tornar uma obra de arte com as digitais do meu filho em forma de pixels cuidadosamente combinados. O resultado ficou fantástico, especialmente quando visto ao vivo, isto é, sem a interface de um computador ou celular.


Sigam Ezac.pixels no Instagram. Quem desejar encomendar algum trabalho pode falar com ele por lá também.


Não deixe de assistir o vídeo do nosso bate-papo.


Comentários

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

Júlio Severo, um lobo em pele de cordeiro (escrito por um cristão)