Postagem em destaque

Linguagem neutra não-binária (trecho de uma live)

Imagem
 Por Sergio Viula Esse é um trecho de uma live feita com @Sviula a convite de @carolina_carolino no perfil das @carolinas_da_borborema no Instagram em 07/04/24. Esse é apenas um trecho da nossa conversa e se refere ao uso da linguagem neutra não-binária. A live completa pode ser vista aqui: https://www.instagram.com/reel/C5en-hhvjuq . Nessa live, além de linguagem não binária, discutimos a falsamente chamada "cura gay", o Movimento LGBT+ no Brasil, temas relacionados à orientação sexual e identidades de gênero.  O trecho abaixo é apenas um recorte da live, mas considero que seja muito interessante e relevante para as diversas discussões sobre linguagem neutra na atualidade. Confira e siga o perfil dos participantes no Instagram. Carolina Carolino e Sergio Viula 07/04/24 Instagram: @carolinas_da_borborema

NIMONA: Simplesmente apaixonante. #Netflix

 Por Sergio Viula


Nimona: Assista no Netflix


Meu amigo Eduardo Michels me enviou uma recomendação sobre uma animação que eu nunca tinha visto. Na verdade, foi o marido dele, o querido Flávio, que deu a dica. Flávio adora animações. Eduardo prefere filmes - alguns deles raros. Como os dois sabem que eu curto tanto uma coisa como outra, Eduardo costuma me sugerir uns títulos maravilhosos. E esse não foi diferente.

Trata-se da animação chamada NIMONA. O enredo gravita em torno de uma rainha, seu reino, uma ordem cavalariça e uma criatura não-humana que parece apenas uma adolescente revoltada à primeira vista, mas é MUITO mais do que isso. Nimona, essa "garota", no final das contas, é a imparável protagonista desse enredo. Seu parceiro é um dos cavaleiros, mas não vem de "estirpe nobre", mas é mais nobre do que os demais. Curiosamente, ele é apaixonado por outro cavaleiro da mesma ordem e correspondido.

A animação tem muitas camadas. Cada uma delas pode ser interpretada das mais diversas maneiras, mas o que torna todas muito relevantes é o fato de se comunicarem muito intimamente com a atualidade e a nossa realidade mais próxima. 

A obra é para maiores de 12 anos, mas adultos com uma visão perspicaz captarão muito mais nuances do que provavelmente possam esperar de uma animação. Infelizmente, muitos ainda não entenderam que o gênero animação é também uma linguagem. Por isso mesmo, ela pode carregar significados mais profundos, relevantes e até mesmo mais urgentes do que geralmente imaginam aqueles que desprezam desenhos apresentados pela 7a. arte - o cinema. Tudo bem que aqui se trata de um canal de streaming, isso não muda o fato de que essa obra poderia muito bem estar em qualquer telona - e merece, acreditem.


Trailer

Assista, tire suas próprias conclusões e divulgue essa obra. Você pode compartilhar o link desse post com seus amigos nas redes sociais. Seja a mudança que você quer ver no mundo - você já deve ter ouvido isso antes. Então, mãos à obra.


Assista aqui a animação completa no Netflix: 

https://www.netflix.com/br/title/81444554?s=a&trkid=13747225&trg=wha&vlang=pt&clip=81690197 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza