
Parada Gay comemora os 30 anos de fundação do GGB no domingo
Redação CORREIO
Salvador 20.10.2009
A 8ª Parada Gay da Bahia será realizada no domingo (25), a partir das 11hs no Campo Grande. Os organizadores do evento esperam reunir mais de meio milhão de participantes. Neste ano, comemora-se 30 anos de fundação do Grupo Gay da Bahia (GGB).
Estão previstos 10 trios elétricos e um palco no Campo Grande para exibição de shows antes e no final da parada. Salvador ocupa o terceiro lugar nas paradas brasileiras, São Paulo com 3 milhões de participante e Rio de Janeiro com um milhão. Mil agentes da Policia Militar e da Guarda Municipal farão o policiamento.
Todos os anos uma celebridade é escolhida para ser a madrinha ou padrinho da parada, que já contou com a presença de Ivete Sangalo, Mariene de Castro, Edson Cordeiro, Jerônimo, Preta Gil, Simone Sampaio e a Reitora da UNEB Profa. Ivete Sacramento.
Como se trata de uma parada especial, o GGB fez um convite coletivo a 12 artistas baianos, todos eles simpatizantes à causa gay, para estarem presentes no alto do primeiro trio nesta parada histórica: Daniela Mercury, Claudia Leite, Margareth Menezes, Netinho, Carlinhos Brown, Xandy, Picirico , Sarajane, Gal Costa, Betania, Caetano e Gilberto Gil.
Segundo o Presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, a presença destes artirtas seria vital para demonstrarem que realmente não têm preconceito e apoiam a emancipação das lésbicas e gays. O GGB também fez convite formal ao Governador da Bahia e à primeira dama, ao Prefeito de Salvador, aos Presidentes da Assembléia e da Câmara Municipal, insistindo na importância de sua presença como exemplo de solidariedade aos homossexuais.
As celebrações dos 30 anos do GGB terão seu início na Parada e prosseguirão até o Carnaval, com a apoteose no 13º Desfile de Fantasia Gay, incluindo lançamento de um livro sobre os principais destaques da história do Grupo Gay da Bahia e um site com reprodução de todos os cartazes, postais e folders produzidos pelo grupo na luta contra a homofobia e a Aids.
Nos últimos dois anos a Bahia foi o estado onde mais homossexuais foram assassinados – 24 homicídios em 2008 e 17 mortes até agosto de 2009. Neste ano, a Parada Gay tem como slogan, “GGB: orgulho da Bahia!”, frase publicada por Caetano Veloso na imprensa local.
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.