Dia do Harvey Milk celebrado 32 anos após sua morte


🌈 Segunda-feira, 24 de Maio de 2010


Harvey Milk é celebrado nos EUA – 32 anos depois de seu assassinato


Trinta e dois anos após seu brutal assassinato, a vida e o legado de Harvey Milk, o primeiro homem assumidamente gay eleito para um cargo público nos Estados Unidos, foram celebrados em diversas cidades norte-americanas no último 22 de maio — data que agora marca oficialmente o Dia de Harvey Milk na Califórnia.

Este foi o segundo ano consecutivo de comemorações, mas o primeiro com reconhecimento oficial do Estado, graças a um decreto assinado em outubro do ano passado pelo então governador Arnold Schwarzenegger.

Harvey Milk foi morto a tiros em 27 de novembro de 1978, dentro da Câmara Municipal de San Francisco, por Dan White, um ex-vereador (cargo conhecido lá como city supervisor). No mesmo atentado, o prefeito George Moscone também foi assassinado. Milk tinha apenas 48 anos e havia sido eleito um ano antes para o cargo de supervisor municipal.


✒️ Comentário deste blogueiro

O assassinato de Harvey Milk e do prefeito George Moscone ainda é, mais de três décadas depois, uma das demonstrações mais claras de crime de ódio — neste caso, um crime homofóbico — que a história política já testemunhou.

Moscone não era gay, mas apoiava a luta de Milk pelos direitos civis da população LGBTQIA+. E isso, aparentemente, foi suficiente para colocá-lo na mira de um fanático como Dan White.

O que ainda espanta é a leveza da pena que White recebeu. Ele foi condenado a apenas cinco anos de prisão. Cinco anos por dois assassinatos a sangue frio, dentro de um espaço público, contra duas figuras públicas eleitas democraticamente. Isso em um país que, normalmente, aplica penas muito mais severas — inclusive prisão perpétua ou pena de morte — quando se trata de homicídio.

Dois anos após cumprir sua pena, Dan White cometeu suicídio. O jornal San Francisco Weekly chegou a chamá-lo de “o homem mais odiado da história de San Francisco” — e não é difícil entender por quê.

📺 Assista a esse documentário: https://www.xn--foradoarmrio-kbb.com/2013/06/os-tempos-de-harvey-milk-documentario.html


🕯️ Por que lembrar Harvey Milk?

Porque sua história ainda ecoa nas nossas.
Porque ele enfrentou o preconceito de frente, com coragem e esperança.
Porque ainda hoje existem Dan Whites por aí — disfarçados, protegidos por discursos de ódio e políticas de exclusão.
E porque nós não podemos esquecer. Nunca mais.

Harvey vive. Na luta. Na memória. No orgulho.

Comentários