Casamento gay é considerado legítimo por Corte de Portugal

Portugueses celebram esse avanço civilizatório

Portugal dá lição de civilidade e aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo



Redação Fora do Armário
08 de abril de 2010

Notícia boa do outro lado do Atlântico! A Corte Constitucional de Portugal deu parecer favorável à lei que permite o casamento homossexual, aprovada pelo parlamento português em fevereiro de 2010. A decisão veio após questionamento do presidente Aníbal Cavaco Silva, de centro-direita e católico praticante, que pediu a análise da Corte sobre a constitucionalidade da nova legislação.

A lei aprovada modifica o Código Civil do país, eliminando a exigência de que o casamento deva ocorrer entre pessoas de sexos diferentes. Apesar do avanço, a adoção por casais do mesmo sexo ainda não foi liberada, o que continua sendo uma lacuna a ser enfrentada no futuro.

Na visão da Corte, a mudança não impede o reconhecimento e a proteção da família como elemento fundamental da sociedade, nem fere a Constituição, o que representa uma interpretação moderna e inclusiva da noção de família.

O presidente português tem agora 20 dias para promulgar ou vetar a lei — mas se vetar, o texto volta ao parlamento. A mídia portuguesa aponta que o governo e a Igreja local desejam resolver o tema antes da visita do Papa Bento XVI ao país, prevista para maio.


✊ COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO

Portugal está de parabéns! De bobos eles não têm nada. Já foram um dos maiores impérios do mundo, com presença na América, África e Ásia. Enfrentaram o declínio, sim, mas também souberam se reinventar. Com a entrada na União Europeia, deixaram para trás o Escudo e abraçaram o Euro, modernizaram sua economia, sua infraestrutura — e agora, sua legislação.

A secularização do governo português, outrora amordaçado pelo clero, abriu espaço para uma legislação mais justa, mais humana, e mais alinhada com os valores de igualdade e respeito à diversidade.

A aprovação dessa lei e o respaldo da Corte Constitucional mostram uma coragem política e moral que ainda falta a muitos países — inclusive ao Brasil, sua ex-colônia. Aqui, seguimos com cenas de beijo gay censuradas em novelas e com discussões no Congresso Nacional que mais parecem saídas da Idade Média.

🌈 Parabéns ao Parlamento e à Corte Constitucional de Portugal, por mostrarem que é possível construir uma sociedade mais justa e menos discriminatória nas belas terras lusitanas.

💥 Acorda, Brasil! O trem do progresso está passando e você está ficando parado na plataforma dos sócio-politicamente ultrapassados!


📢 E você? Já pensou em se casar em Portugal? Comenta aí embaixo!
#ForaDoArmário #PortugalLGBT #CasamentoIgualitário #DireitosLGBT #IgualdadeJá #Orgulho



Comentários

  1. "Acorda, Brasil, que o trem do progresso está passando e você está ficando na plataforma dos socio-politicamente ultrapassados" sr.sérgio qua vc acha que foi o último país a abolir a escravidão?? é cro que havia outros motivos poiiticos e economicos para isso, mas de certo modo mostra um conservadorismo retrógado de nosso país

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Bruno. As mulheres brasileiras votam há pouquíssimos anos. Isso era coisa só de homem. Absurdo! Trabalhar fora, só com a autorização do pai ou do marido. E mesmo assim, somente em algumas profissões (professora, enfermeira, etc). Divórcio, só o marido podia pedir. Elas apanhavam e não tinham a quem recorrer. "Lei Maria da Penha" é coisa desta geração recém-nascida...

    O Brasil parece que gosta de ser a cauda do cometa... Tomara que acorde antes de virar poeira cósmica. ;)

    Abração e obrigado pelo comentário!

    Sergio Viula

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.