Deus no banco dos réus... Chupa essa manga! ;)


--------------------
COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO

Brilhante análise feita pelo principal interlocutor, mas com um detalhe importantíssimo: Ele não conseguiu livrar-se da idéia de que há um deus. Apenas chegou à conclusão de que este deus não pode ser bom... Já é um começo: ousar questionar o caráter de alguém que os crentes (os que crêem - e ele era um deles) consideram todo-poderoso já é um grande passo. Entretanto, para um ateu, isso é apenas metade da caminhada. É preciso fazer a caminhada toda. E porque fizeram o percurso todo, posso dizer:

Felizes os ateus, porque já se livraram desse fantasma que assombra a humanidade desde seus tempos mais primitivos, tendo sido considerado como um elemento da natureza, uma energia imanente, diversos deuses encarregados de cada coisa no mundo, um deus só responsável por tudo, enfim... o fantasma ganhou diversas formas, mas sua real origem foi sempre o medo. A humanidade teme. Ela teme a natureza, o futuro, outros seres humanos e constrói seus "amigos imaginários", mas tais figuras fantasmagóricas não passam de fruto da imaginação da incrivelmente imaginativa mente humana.

Comentários

  1. Ignorância e insignificância diante dum universo imensurável e cruel... Como resolver essas terríveis adversidades? Simples, do modo mais fácil, criamos e acreditamos numa historinha magica e surreal em que nela passamos para um status de personagens principais, num proposito divino e misterioso, mas com promessas de vida eterna onde todos serão "felizes para sempre", se seguirem as regras do jogo. Assim vai-se o sentimento de abandono diante do desconhecimento que sempre nos acompanhou, temos a promessa de compensação pelo sofrimento terreno num paraíso eterno onde só encontramos paralelo em contos de fadas.
    Lembrei até do filme matrix, claro, muitos prefeririam a tranquilidade da matrix, mesmo ela sendo ilusória e falsa, mas eu prefiro o mundo real, por mais encardido, cruel, difícil e sem respostas que ele seja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo, Helio A.S.

      Quando puder, visite o meu blog http://viulaateu.blogspot.com.br.

      Uma sugestão de leitura que talvez você curta no blog Viulaateu pode ser essa aqui: http://viulaateu.blogspot.com.br/2017/08/uma-pergunta-perigosamente-ingenua-o.html

      Um forte abraço e obrigado por ler e comentar.

      Sergio Viula

      Excluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.