Minc realiza reunião pública sobre agressão a homossexuais nesta quinta-feira (25-11)



Minc realiza reunião pública sobre agressão a homossexuais nesta quinta-feira (25-11)


Detalhes do evento


Horário: 25 novembro 2010 de 14:00 às 16:00
Local: Alerj
Rua: Primeiro de Março, s/nº, sala 311
(sala das Comissões)
Cidade: Rio de Janeiro
Tipo de evento: reunião, pública
Organizado por: Carlos Minc


Descrição do evento


O caso do estudante gay, Douglas, de 19 anos, agredido por um militar após a Parada do Orgulho LGBT do Rio, no domingo 14 de novembro, será debatido pela Comissão Especial de Combate à Impunidade e para Averiguar o Cumprimento das Leis da Alerj.

O deputado estadual Carlos Minc, que preside esta comissão e é autor da Lei 3.406/00, primeira da América Latina a combater a discriminação aos homossexuais, organizou esta reunião pública com o objetivo de acompanhar as investigações do caso.

O delegado Fernando Veloso, da 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado, declarou que militar que atirou no estudante admitiu o crime e contou os detalhes sobre sua ótica: "Não há dúvidas quanto à atitude homofóbica desses militares".

Segundo Veloso, eles teriam dito que saíram do Forte à revelia dos seus superiores com o objetivo de fazer com que as pessoas que estavam no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, deixassem o local.

Foram convidados para a reunião pública o estudante agredido e seus familiares, o secretário de Assistência Social e Direitos Humano, Ricardo Henriques; a subsecretária de Segurança Pública, Jéssica Almeida; o superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento; representantes do Fórum LGBT, do Centro Metropolitano de Referência e de grupos do movimento LGBT.

O delegado Geraldo Assed Estefan, da 72ª DP (São Gonçalo), que comandou as investigações sobre o assassinato de um jovem homossexual durante a última Copa do Mundo, e o delegado Fernando Veloso, da 14ª DP (Leblon), também estarão presentes.

Comentários