Morre lésbica que foi a primeira astronauta americana

Sally Ride, primeira mulher americana no espaço, deixou para trás parceira de 27 anos 


Por Sergio Viula (com informações do The Huffington Post) - 23/07/2012


Sally Ride, lésbica e primeira astronauta americana



Sally Ride faleceu depois de uma batalha contra um câncer no pâncreas que durou 17 meses e trouxe à luz um fato pouco conhecido sobre a primeira mulher no espaço: seu relacionamento de longa duração com outra mulher, Tam O'Shaughnessy.
Tam O’Shaughnessy é citada como parceira de Sally Ride numa declaração oficial no Sally Ride Science e também identificada no site oficial de Sally Ride Science em uma breve biografia.

O relacionamento entre Ride e O'Shaughnessy é descrito numa entrevista com o casal, found on the Sally Ride Science site.

Sally Ride já havia sido casada (1982) com o colega astronauta Steven Hawley, mas aquela união acabou em divórcio em 1987,
relata o ABC Newshttps://abcnews.go.com/Technology/sally-ride-dead-american-woman-astronaut-fly-space/story?id=16840463


Numa entrevista com Buzzfeed, Bear Ride, irmã de Sally, referiu-se a O'Shaughnessy as "como um membro da família”. Segundo ela, "As pessoas não sabiam que ela tinha câncer pancreático, e vai ser um grande choque. Por 17 meses, ninguém soube – e todos sabem agora. Seu fundo memorial será aplicado no combate ao câncer pancreático.”

Buzzfeed: https://www.buzzfeednews.com/article/chrisgeidner/first-female-us-astronaut-sally-ride-comes-out


 
Sally Ride

Bear Ride descreve a irmã como uma pessoa muito fechada. Ela ressalta que “a comunidade que luta contra o câncer pancreático ficará entusiasmada ao saber que agora existe essa defensora que eles não conheciam. E espero que a comunidade GLBT sinta o mesmo. Espero que isso facilite o crescimento das crianças gays ao saberem que outro de seus heróis era exatamente como elas."

Comentários

Postagens mais visitadas