Casamento gay sancionado na Cidade do México


Capital do México sanciona lei que permitirá casamento gay em março


Decisão também prevê adoção de crianças por casais homossexuais.Mudanças no Código Civil devem entrar em vigor em 45 dias.

O governo da Cidade do México promulgou nesta terça-feira (29) diversas reformas no Código Civil local que permitirão o casamento gay e a adoção de crianças por casais homossexuais em igualdade de condições com os heterossexuais.

As mudanças entram em vigor em 45 dias úteis, ou seja, a partir de março, segundo o diário oficial do Distrito Federal mexicano.

O casamento gay fica definido no artigo 146 como "a união livre de duas pessoas para realizar a comunidade de vida, onde ambos procuram respeito, igualdade e ajuda mútua".

No último dia 21, a Assembleia Legislativa do Distrito Federal aprovou a controvertida inciativa que, segundo esse órgão legislativo, não existia até então em outros países da América Latina.

A Igreja Católica do México atacou a nova lei por considerá-la "imoral", contrária à família e ao sacramento do matrimônio.

Já o Colégio de Advogados Católicos do México anunciou que entrará com um recurso de inconstitucionalidade contra a nova lei e convocará os habitantes da capital do país a não se casarem para boicotar as mudanças no Código Civil local.

---------------------------------
COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO

A hipocrisia do clero só rivaliza com sua ambição por poder, mas a democracia há de prevalecer. Os direitos universais têm que prevalecer sobre a ignorância e o dogmática da morte.

Comentários