Anglicanos extendem pensões a parceiros gays no clero

Anglicanos dão mais um passo na direção da igualdade

📢 Igreja Anglicana dá exemplo e aprova igualdade nas pensões para parceiros gays do clero

LONDRES, 12 de fevereiro de 2010 — Um passo corajoso rumo à justiça foi dado pela Igreja da Inglaterra esta semana. O Sínodo da igreja votou a favor da extensão dos mesmos direitos à pensão para parceiros civis gays de membros do clero, garantindo a eles o que já é assegurado a esposas e maridos heterossexuais.

A medida vai além do que exige a Lei de Parcerias Civis de 2004 — que, desde dezembro de 2005, obriga o pagamento de pensões aos parceiros registrados. Ou seja, a Igreja não apenas seguiu a lei: ela escolheu liderar pelo exemplo.

“Este não é um debate a respeito de clérigos gays", explicou Simon Baynes, recentemente eleito para a diretoria de pensões da igreja. “É um debate a respeito de reparar a injustiça que temos permitido que se construa em nosso sistema.”

💬 COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO

Parabéns à Igreja Anglicana. Se todas as igrejas seguissem esse exemplo de justiça, coragem e respeito ao ser humano, o cristianismo poderia começar — quem sabe — a parecer menos doentio.

Durante séculos, os discursos religiosos foram usados como armas para marginalizar, excluir, perseguir e condenar pessoas LGBT+. Ainda hoje, vemos pregadores que preferem o ódio à compaixão. Mas quando uma instituição religiosa poderosa como a Igreja da Inglaterra dá um passo concreto para corrigir uma desigualdade histórica, isso precisa ser aplaudido e divulgado.

Enquanto tantas igrejas insistem em negar direitos, a Anglicana mostra que é possível conciliar fé e justiça, religião e dignidade.

📌 Que este gesto inspire outras instituições a abandonar o moralismo cego e optar por algo mais próximo do que deveria ser a essência de qualquer espiritualidade: o amor ao próximo.

Comentários