
No dia 24 de abril de 2010, meus amigos Débora e Paulo casaram-se. Eles não queriam uma cerimônia religiosa. Apenas desejavam uma celebração especial. A quem eles tiveram a louca idéia de convidar? Sergio Viula!!!! Isso mesmo: euzinho aqui! Topei o desafio e celebrei um casamento no qual não invoquei divindade alguma, nem fiz qualquer oração. A noiva ainda leu uma singela oração que mais parecia um poema para o noivo. Foi uma excelente oportunidade para mostrar como é desnecessário recorrer aos deuses para realizar um momento tão especial. Muito pelo contrário, foram a criatividade e a inovação que permearam a atmosfera da cerimônia que fizeram os convidados se surpreenderem positivamente a cada momento, a cada detalhe.
Os noivos eram só sorrisos!!! Os parentes e amigos também. Obviamente, estou postando uma única foto (eles de costas), porque assim preservo a identidade do casal, uma vez que não seria correto colocar fotos de pessoas cujas fotos pessoais não foram liberadas para divulgação aqui no blog. Mesmo assim, fica aí uma bela amostra do que foi o casamento.
Meu beloved "marido" foi comigo, é lógico... kkk. Os convidados deram um show de maturidade, encarando tudo com muita naturalidade. Essa é o tipo de sociedade que devia ser comum em toda parte neste lindo, mas ainda parcialmente preconceituoso país.
Depois da cerimônia, um buffet com jantar e outras guloseimas foi servido. Logo em seguida, a pista de dança foi aberta. Dançamos, rimos, brincamos, conhecemos diversas pessoas e, felizmente, só ouvimos elogios sobre tudo o que foi realizado.
Fiquei satisfeito em ver que o sonho deles e das famílias se concretizou com estilo, bom gosto e leveza!
Este é o segundo casamento que eu celebro (depois de renunciar o pastorado) sem qualquer traço de "palavreado religioso". O primeiro foi de duas amigas: Alessandra e Andréia. Queridíssimas!!!Agora foi o de um casal heterossexual, Paulo e Débora. Só falta, portanto, o casamento de dois homens... Quem sabe será o meu mesmo??? Estranho? Não, diferente!!! kkk
Vivendo e aprontando!!!! Atorummmmmmmm!!!
P.S.: Não faço cerimônias como ofício próprio. Essas foram exceções. Mas, se você precisa de dicas sobre como fazer um casamento humanista podem ser encontradas aqui:
https://aasaoficial.wordpress.com/2014/12/14/casamento-humanista-secular-e-outras-cositas-mais/
Que bacana. Parece aquele episódio de Friends em que o Joe faz o casamento da Monica e do Chandler.
ResponderExcluirAbraços.
Adorei a ideia! Bom gosto do casal convidar vc!! Olha que desse jeito vou entrar na fila tb pra vc celebrar o meu tb qdo chegar o momento certo hein..rsrs bjs Roberta
ResponderExcluirObrigado pelo carinho, Roberta. ;) Se quiser, eu faço, mas com uma condição: sem deuses e sem orações. ;)
ResponderExcluirBeijoca.
Adorei, Norton! Essa comparação só me honra. Friends é tudo o que há de mais moderno!!! ;)
ResponderExcluirObrigado pelo carinho, menino!
Abraço forte,
Sergio Viula
Adorei, ficou muito bonito ver um casal hetero o convidando para conduzir a cerimônia. Mas como ficaria você celebrando seu próprio casamento, sendo ao mesmo tempo o noivo e o mestre de cerimônias?
ResponderExcluirAbração.
Ainda não sei como, mas "where there's a will, there's a way", como dizem os ingleses e americanos. ;)
ResponderExcluirSeria inovador, diferente. Mas não é a diferença que torna tudo ainda mais especial? ;)
Quando isso acontecer, vou avisar aqui. E quem puder vir, será bem-vindo, especialmente gente querida como vc que sempre acompanha minha jornada.
Um beijo carinhoso, fantasminha!
Sergio Viula
Olá sergio
ResponderExcluirsou atéia e quero um casamento assim, sem religiosidade, mas que seja especial, afinal é um rito de passagem importante.
gostaria q vc pudesse me dizer coisas q fizeram parte do q vc falou pra q eu possa orientar a pessoa q vai falar no meu casório.
Obrigada
Maris,
ExcluirEnvie-me um e-mail com essa mensagem para que eu possa responder diretamente para o seu e-mail.
sviula@hotmail.com
Obrigado,
Viula
Olá Sérgio! Tenho muita curiosidade tb em saber como foi o seu discurso. Estou a um bom tempo procurando algo para esse momento.
Excluiredushadowhawk@hotmail.com
Geralmente, eu coloco algo sobre o modo como os noivos se conheceram, algum momento marcante ou curioso, falo sobre o amor, a vida de casado, evoco algo de filosofia, e depois passo aos votos, alianças e o beijo dos noivos (ele/ela, ele/ele) ou das noivas. ;) Nada muito misterioso. O destaque fica para a atmosfera de descontração - apesar de algum protocolo - que eu sempre gosto de cultivar. :)
ExcluirObrigado por perguntar.
Sergio Viula
Oii amei a ideia..
ResponderExcluirvou começar a organizar meu casorio e essa parte era a que mais me preocupava..mas vc iluminou minha vida!!!
teria como me passar dicas por email??
aline.cristine.23@gmail.com
agradeço imensamente!
:*
Enviado, Aline.
ResponderExcluirBeijo,
Sergio Viula
Posso ver o roteiro?
ResponderExcluirTem umas dicas aqui, Fábio: https://aasaoficial.wordpress.com/2014/12/14/casamento-humanista-secular-e-outras-cositas-mais/ Também coloquei um P.S. com esse link lá no post, caso mais alguém deseje dar uma olhada. Abração, querido.
ResponderExcluirSe há uma pessoa que deve celebrar casamentos secularistas é o Sergio, pelos seus textos é um cara foda!!!
ResponderExcluirObrigado, Rafael. Vale muito esse feedback.
ResponderExcluirAbração, querido.
Sergio