Dia Mundial de Combate à AIDS. Veja como fazer o exame grátis neste sábado

Postos e Clínicas da Família no Rio vão fazer exames de HIV no sábado
Lilian QuainoDo G1 RJ
30/11/2011
Ação da prefeitura faz parte do Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Monumentos do Rio serão iluminados de vermelho a partir do dia 1º.

Ação da prefeitura faz parte do Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Monumentos do Rio serão iluminados de vermelho a partir do dia 1º.
Hans Dohmann, Lucinha Araújo e Carlos Tufvesson participam da campanha no Rio
(Foto: Lilian Quaini/G1)
No próximo sábado (3), a Secretaria municipal de Saúde e a Defesa Civil do Rio vão oferecer testes para detectar HIV e sífilis nos postos de saúde e nas Clínicas da Família em toda a cidade.
Segundo a prefeitura, 185 unidades estarão prontas para realizar os exames e os resultados podem ser conhecidos em cerca de dez dias pela internet ou nos postos onde o interessado fez o exame.
A iniciativa faz parte da campanha "Fique Sabendo", e marca a participação da prefeitura no Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado todos os anos no dia 1º de dezembro.
As unidades que farão os exames funcionarão no sábado (3) das 8h às 17h e 3.200 funcionários estarão envolvidos no atendimento aos funcionários. A expectativa é realizar 30 mil testes.
O secretário de Saúde do município, Hans Dohmann, disse que estão inscritos no programa de DST/Aids no Rio mais de 20 mil pessoas. Segundo o diretor do Unaids no Brasil, Pedro Chequer, cerca de 250 mil pessoas têm o HIV no país e não sabem. Por isso, segundo Hans Dohmann, o nome da campanha é "Fique Sabendo".
Quem quiser saber qual a unidade mais próxima de sua casa para fazer o exame pode ligar para o 1746, a Central de Atendimento da Prefeirura, informou o secretário.
Folheto da campanha "Fique Sabendo"
(Foto: Divulgação/Prefeitura )
Prêmio Viva Cazuza
A presidente da Sociedade Viva Cazuza, Lucinha Araújo, mostrou sua preocupação com o aumento no número de jovens contaminados com o vírus HIV.
Segundo disse, somente este ano a Sociedade Viva Cazuza recebeu 11 crianças contaminadas, um número alto comparado a anos anteriores.
Lucinha anunciou o Prêmio Cazuza de Vídeo, que vai dar notebooks aos três melhores vídeos de 30 segundos que abordem os cuidados para prevenir a Aids no carnaval de 2012. O tema é "Você que se cuide".
Já o secretário anunciou que a 50ª Clínica da Família, a ser inaugurada na sexta-feira (3), em Campo Grande, na Zona Oeste, se chamará Agenor de Miranda Araújo Neto Cazuza, em homenagem ao cantor.
Monumentos iluminados
A prefeitura informou ainda que vai iluminar de vermelho, cor da campanha contra a Aids, monumentos da cidade, entre eles o Cristo Redentor, nas noites de 1º, 2 e 3 de dezembro. Carlos Tufvesson, coordenador especial de Diversidade Sexual, disse que a Cúria Metropolitana vai apoiar a campanha e vai iluminar a Catedral Metropolitana.
Outros monumentos são os Arcos da Lapa, a Câmara dos Vereadores, a Praça Paris, o Monumento a Estácio de Sá, a Fiocruz e o Centro Cultural e de Referência do Afroreggae.
Prevenção na Central
Já a Secretaria de Estado de Saúde vai participar do Dia Mundial de Luta Contra a Aids nesta quinta-feira (1º) levando a campanha “Fique Sabendo”, à Central do Brasil. Das 9h às 17h, técnicos vão tirar dúvidas sobre Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e realizar testes rápidos anti-HIV.
O estande terá sala de coleta e local para orientações específicas, de acordo com cada caso e seus resultados, informou a secretaria. Haverá ainda distribuição de preservativos um vagão “vestido” com uma camisinha gigante.
As atividades serão supervisionadas pela Gerência DST/HIV/AIDS, Sangue e Hemoderivados da secretaria. Mas a campanha envolve diversos parceiros com o objetivo de incentivar a população a realizar, de forma consciente, voluntária e espontânea, o teste anti-HIV, explicou a secretaria.
Sem preconceito
A campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano ( 2011 ) tem como slogan “A Aids não tem preconceito”. A ideia é chamar a atenção da vulnerabilidade da doença população de jovens gays.
O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi instituído pela Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), para relembrar o combate à doença. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde.
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.