Igreja da Inglaterra vota esmagadoramente a favor de acolher as pessoas transgêneras
O arcebispo de Cantebury Justin Welby (segundo, à esquerda)
durante a Eucaristia em York Minster. Credit: PA.
ITV REPORT
9 July 2017 at 5:22pm
http://www.itv.com/news/2017-07-09/church-of-england-vote-overwhelmingly-in-favour-of-welcoming-transgender-people/
Traduzido por Sergio Viula com pequenas adaptações
O corpo governante da Igreja da Inglaterra votou esmagadoramente em favor de acolher as pessoas transgêneras.
O Sínodo Geral apoiou a moção que diz haver uma necessidade de que as pessoas transgêneras sejam "acolhidas e afirmadas em suas igrejas paroquiais" como parte do "longo e frequentemente complexo processo" de transição.
Trinta bispos votaram a favor e apenas dois contra, enquanto 127 membros leigos votaram a favor e 48 contra, e o clero apoiou a moção com 127 votos a favor em contraste com apenas 28 contra.
A moção convoca a Casa dos Bispos "a considerar fornecer alguns materiais litúrgicos recomendados a nível nacional que possam ser usados em igrejas paroquiais e capelanias para fornecer uma resposta pastoral à necessidade de pessoas transgênero serem afirmadas após seu longo, angustiante e muitas vezes complexo processo de transição".
A moção proposta pelo Rev. Chris Newlands também convoca a igreja a prover orientação para ajudar o clero a oferecer serviços a pessoas transgêneras que marquem sua transição.
Abrindo o debate, o Rev. Newlands, do Sínodo Diocesano de Blackburn, disse: "Eu espero que possamos fazer uma declaração poderosa para dizer que acreditamos que as pessoas trans são apreciadas e amadas por Deus, que as criou, e está presente ao longo de todas as mudanças de suas vidas."
O bispo de Worcester, Dr. John Inge, disse: "Nossa resposta precisa ser amável e aberta e acolhedora e a aprovação dessa moção seria um importante fator para tanto."
O sínodo rejeitou uma emenda proposta pelo Dr. Nick Land da Diocese de York, que pedia que a Igreja determinasse os argumentos teológicos antes que qualquer liturgia, ou costumes, fossem adotados.
O voto veio depois que os bispos esmagadoramente apoiaram a moção que conclamava à proibição da "anti-ética" terapia de conversão (N.T.: leia-se "cura gay") para gays cristãos.
----------------
COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO
Toda vez que setores da sociedade trabalham para eliminar o preconceito LGBTfóbico, a sociedade se torna mais saudável e feliz. Isso é muito bom!
A verdade, porém, é que a igreja - seja ela qual for - precisa mais de vocês do que vocês da igreja.
O Brasil já tem igrejas que têm pessoas LGBT como pastores e pastoras. Leia mais sobre Teologia Inclusiva aqui: https://www.xn--foradoarmrio-kbb.com/2018/06/o-que-biblia-nao-diz-sobre.html
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.