Romancista chinesa é presa por 10 anos por retratar sexo gay


Romancista chinesa é preso por 10 anos
por retratar sexo gay em livro


Por Sergio Viula
Com informações da BBC
https://www.bbc.com/news/world-asia-china-46257240


A escritora, identificada como Liu, teve sua prisão decretada por um tribunal na província de Anhui no mês passado por produzir "material obsceno", supostamente.

O romance dela, intitulado "Ocupação", apresentava relações homossexuais ao longo do enredo, mas sua prisão extremamente extensa disparou protestos por toda a mídia social chinesa.

De acordo com o Beijing News, Liu - mais conhecida por seu apelido online Tian Yi - entrou agora com uma apelação à corte.

A pornografia é ilegal na China China.

Em 31 de outubro, Liu foi condenada à cadeia pela Corte do Povo de Wuhu por produzir e vender "material obsceno", de acordo com um site de notícias locais em Wuhu. Porém, detalhes sobre a audiência só emergiram na mídia chinesa essa semana.

Liu é acusada de ter vendido mais de 7.000 cópias de Ocupação e outros romances eróticos, lucrando 150.000 yuans (cerca de 83 mil reais no câmbio de hoje), de acordo com o Global Times.

Mas muitos usuários das redes sociais argumentam que a sentença recebida foi excessiva.

"10 anos por um romance? Isso é demais", disse um usuário do Weibo (o "Facebook" da China).

Outro usuário relembrou um caso de 2013, no qual um ex-oficial do governo foi sentenciado a oito anos de cadeia por estuprar sua filha de quatro anos de idade.

"Aqueles culpados de estupro recebem menos de 10 anos de cadeia. Essa escritora pega 10 anos", acrescentou outro internauta.

A China continua sendo um país extremamente homofóbico. Em 2017, o país proibiu qualquer conteúdo que se referisse à cultura LGBT e assuntos correlatos em seu site de vídeos, o Sine Weibo (uma espécie de YouTube chinês):
https://www.xn--foradoarmrio-kbb.com/2017/07/china-proibicao-de-conteudo-gay-em.html

Antes, também em 2017, Ativistas gays já haviam sido detidos pela polícia chinesa em Xian:
https://www.xn--foradoarmrio-kbb.com/2017/06/ativistas-gays-foram-detidos-pela.html

Mas a homossexualidade na China não foi sempre perseguida. Há registro milenares, inclusive em sua mitologia, que revelam uma relação muito mais tranquila com a diversidade sexual. É fascinante ver como os chineses antigos eram desprovidos dos preconceitos que foram introduzidos pelos vitorianos ingleses quando estes dominaram a China e fizeram-na parte do império britânico.

Agora, os ingleses se esforçam por desfazer esse gigantesco erro (veja o que a Primeira Ministra Theresa May disse sobre isso - https://www.xn--foradoarmrio-kbb.com/2018/04/theresa-may-diz-aos-lideres-dos-paises.html) e não deixe de ler sobre a diversidade sexual na mitologia chinesa:
https://www.xn--foradoarmrio-kbb.com/2012/09/temas-lgbt-na-mitologia-chinesa.html


-----------------------------

Uma provocação [do bem] deste blogueiro:

Já leu algum livro com temática LGBT?
Costuma ler literatura com essa temática?
Qual foi o último livro com temática LGBT que você leu?

Pense em quanta coisa interessante você poderia conhecer e desfrutar se criasse esse hábito.

Basta escrever a palavra LGBT em qualquer ferramenta de busca nos sites das principais livrarias que você encontra várias dicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

A homossexualidade no Egito antigo