Alan Turing, ícone gay e herói da 2a. Guerra Mundial será o rosto das notas de 50 libras

Alan Turing nas notas de 50 libras (Imagem: Bank of England)


Alan Turing, ícone gay e herói da 2a. Guerra Mundial será o rosto das notas de 50 libras


Publicado originalmente por Joe Morgan

GayStar News
https://www.gaystarnews.com/article/gay-ww2-hero-alan-turing-will-be-the-face-of-the-uk-50-note/#gs.pva662

Traduzido e adaptado por Sergio Viula


O Banco da Inglaterra (Bank of England) decidiu honrar o herói gay da 2a. Guerra Mundial e pai da ciência da computação.

Mark Carney, do Banco da Inglaterra, durante seu discurso anunciando a nova nota, descreveu Turing como um "gigante" que salvou milhões de vidas.




Introducing the face of the new £50 note - the father of computer science, Alan Turing.” Find out more: 
https://www.bankofengland.co.uk/banknotes/50-pound-note-nominations

Tradução do tweet: "Apresentando a face da nova nota de £50 - o pai da ciência da computação, Alan Turing." Descubra mais: 
https://www.bankofengland.co.uk/banknotes/50-pound-note-nominations


Os outros personagens de uma curta lista de candidatos foram Mary Anning, Paul Dirac, Rosalind Franklin, William Herschel e Caroline Herschel, Dorothy Hodgkin, Ada Lovelace e Charles Babbage, Stephen Hawking, James Clerk Maxwell, Srinivasa Ramanujan, Ernest Rutherford e Frederick Sanger.


A luta para perdoar Alan Turing



Carney disse ainda: "Alan Turing foi um matemático extraordinário cuja obra teve um impacto enorme sobre como vivemos hoje."
"Como pai da ciência da computação e da inteligência artificial, assim como um herói de guerra, as contribuições de Alan Turing foram amplas e inovadoras."

"Turing também é um gigante sobre cujos ombros tantos se erguem agora."

Ex-parlamentar por Manchester e defensor dos direitos LGBT, John Leech lutou para que o governo perdoasse o cientista.

Durante a campanha, Leech submeteu diversos projetos de lei ao Parlamento descrevendo a convicção há muito alimentada de que mantê-lo como condenado por ser gay era "absolutamente desagradável e mais do que embaraçoso".

Leech, um ex-parlamentar pelo Liberal Democrat, disse: "Estou absolutamente satisfeito que Turing seja a face da nova nota de £50. Espero que isso ajude, de alguma maneira, no reconhecimento de sua contribuilção sem precedentes para a sociedade e para a ciência.

"É um tributo cabível e bem-vindo a um verdadeiro herói de Manchester."

"Mas, ainda mais importante, eu espero que sirva como um severo e merecido lembrete do que perdemos, e o que colocamos em risco quando permitimos que aquele tipo de ideologia do ódio vença."

Alan Turing


Turing, que é considerado o pai da inteligência artificial, também trabalhou como um decodificador em Bletchley Park.

Ele também propôs um experimento conhecido como o Teste de Turing, que visava a descobrir se uma máquina poderia parecer humana.

Em março de 1953, o cientista foi condenado por "grosseira indecência" por ter mantido um relacionamento com outro homem. Ele também foi interrogado pelo GCHQ (o serviço de inteligência britânico) e banido por causa de sua homossexualidade.

Depois disso, ele concordou em ser quimicamente castrado como parte de sua pena. Turing se suicidou no ano seguinte e não recebeu perdão até 2009.

Benedict Cumberbatch foi indicado ao Oscar por incorporar Turing no Jogo da Imitação.

-------------------------------------------

Sinceramente, eu sinto um asco dessa gente que ainda acha que precisa perdoar Alan Turing por alguma coisa. Esses criminosos é que deviam rastejar até o túmulo dele implorando por perdão. A violência que Turing sofreu por parte da Inglaterra é abominável. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

A homossexualidade no Egito antigo