Postagem em destaque

Que domingo! Que dia emblemático!

Imagem
  No Amazon: https://www.amazon.com.br/Marielle-Monica-hist%C3%B3ria-amor-luta/dp/6589828350 Por Sergio Viula Que domingo! Que dia emblemático! Esse é o último domingo do mês de março - mês da mulher. É também o 10º dia depois do aniversário de seis anos do assassinato da vereadora Marielle Franco. E foi precisamente nesse domingo que foram presos três acusados de serem os mandantes do crime que chocou o Brasil e o mundo. Foi na manhã desse domingo, 24/03/2024, que foram presos o deputado federal Chiquinho Brazão (União-RJ); o irmão dele, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio; e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa. Os três encontram-se no Presídio Federal do Distrito Federal por suspeita de mandar matar Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. Relembrando alguns dos principais fatos sobre esse crime hediondo: Marielle Franco era uma ativista dos direitos humanos e vereadora no Rio de Janeiro. Ela foi assassinada a tiros em 14 de março de 2018 jun

A três dias do meu aniversário

Por Sergio Viula

Faltam três dias para a minha 'live' de aniversário


Comecei o dia em reunião com minha chefe e colegas de trabalho em videoconferência, mas não podia quebrar a contagem regressiva para o meu aniversário. Estou escrevendo um post por dia até o dia 08 desse mês, sexta-feira. Então, vamos lá!


O que mudou em nossos empregos

Ontem, depois de escrever meu post "A quatro dias do meu aniversário", e de saber ao final da postagem que 70 pessoas haviam sido demitidas da empresa onde Andre trabalha, fui informado pelo presidente da empresa onde eu trabalho que esta precisou aderir à estratégia de redução de carga horária, com consequente redução de salário, bem como à suspensão de contrato (não demissão) daqueles funcionários que não podem trabalhar de casa devido à natureza de sua função: pessoas da zeladoria, porteiros, etc. 

Alguns funcionários que poderiam trabalhar de casa, mas que passaram a não ser necessários por haver mais de um profissional exercendo a mesma função, como é o caso de secretários, também tiveram seus contratos suspensos. Foi preciso escolher um dentre dois ou mais em cada filial para continuar na mesma modalidade de contrato. Os demais foram suspensos, tendo um desconto de algo em torno de 25% do salário, recebendo o restante da seguinte maneira: 30% pagos pela empresa e 70% pagos com o fundo de auxílio-desemprego por parte do governo federal. 

Essas mudanças não me afetaram diretamente e nem a outros professores, pois somos horistas, ou seja, ganhamos por hora trabalhada, e nossas horas continuam as mesmas porque não houve fechamento de turmas. Todas as turmas que eu tinha na unidade em que trabalhava antes da quarentena continuam comigo, felizmente.


Amigos infectados pelo coronavírus

Essas notícias, aliadas ao fato de que soubemos de amigos e de parentes que contraíram o coronavírus nos últimos dias, nos deixaram muito tristes e um tanto ansiosos. Andre chegou a se sentir mal por causa da ansiedade, mas melhorou ao longo da noite. Ele teve que voltar ao trabalho hoje, e isso também foi um agravante, pois, apesar de precisar do emprego, ele teme ser contaminado no percurso casa- trabalho/trabalho-casa ou no próprio ambiente de trabalho, onde lida com muita gente. 

Andre fará o possível para se proteger. Ele usará máscara todo o tempo, trocando-a periodicamente. Isso o protegerá e aos que entrarem em contato com ele, mas não se compara ao distanciamento social, que ainda é o meio mais eficaz de prevenção.

Ontem, soube de vários alunos meus que foram infectados pelo vírus. Felizmente, até agora nenhum deles teve complicações respiratórias ou algo mais grave. Uma amiga do Andre, que se tornou amiga de nós dois, chegou a ser internada, mas já foi liberada e está em casa. A boa notícia nos chegou essa manhã e incluía um dado importante: Seus pulmões estão limpos. Contudo, ela continua isolada em casa sob tratamento e em observação.


Algum alívio de além-mar

No meio desse turbilhão, uma boa notícia. Minha filha, que trabalha num hospital, vai começar a viver um gradual retorno à normalidade. As coisas começarão a funcionar aos poucos em sua região. Apesar de não trabalhar numa ala de atendimento a pacientes de COVID-19, eu sempre temi que ela pudesse ser infectada por alguém assintomático. O afrouxamento não significa autorização para se descuidar. É preciso continuar alerta, usando máscara e álcool gel. Se as coisas começam a voltar ao normal por lá, é justamente porque a população aderiu imediata e massivamente ao isolamento social recomendado pelo governo português.

Ainda não sabemos qual será o custo financeiro e emocional dessa crise, mas uma coisa é certa: precisamos manter nossa saúde mental ao máximo se quisermos VIVER depois de sobreVIVERmos a tudo isso.


Tome cuidado

Cuide-se bem. Observe esses procedimentos com atenção:

1. Não se exponha à rua à toa. 

2. Use máscara se precisar sair e não toque nela até voltar e tomar um bom banho. 

3. Pegue a máscara pelas alças se precisar trocá-la por demasiado tempo de uso, e coloque-a imediatamente em saco plástico bem amarrado. 

4. Não deixe de aplicar álcool gel nas mãos com regularidade. 

Pense bem! Quem deseja ou estimula o contrário do que foi dito acima não dá a mínima para você. Portanto, despreze tudo e qualquer um que disser o contrário do que você leu anteriormente, e dê valor à sua própria vida. 

Ame-se! Proteja a si mesmo e aos seus queridos. Ninguém poderá fazer isso por você.

E, finalmente, sexta-feira vem aí! 

O encerramento dessa contagem regressiva para o dia 08, que é o dia do meu aniversário, será com uma videoconferência. Quem estiver no meu FB saberá como acessar. Você pode me add lá: https://www.facebook.com/sergio.viula.1 Seja bem-vindo, bem-vinda ou bem-vinde!


Comentários

  1. 👏👏👏👏👏: Niver chegando 🎂🎂Boas notícias e notícias ruins . Temos que ser fortes e seguir. Parabéns por sua princesa estar bem. Lamento por mais pessoas desempregadas ! Mas o jeito é aguardar para que tudo passe logo. Eita dia bonito dia 8 de maio. Tá chegando. Bjs meu mestre. Bom dia e que André se cuide nesta volta ao trabalho. Bjss

    ResponderExcluir
  2. Agora, eu sei quem é que escreve mesmo vindo como "Unkown". Beijo, amiga linda! E obrigado por seu carinho por mim e por Andre. Um beijo para vc e seus lindos filhos também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza