OS PIONEIROS DO ATIVISMO GAY NO FUTEBOL CARIOCA: BORBOLETA, BIANCA E MARGARIDA
O lançamento do livro Parada Dura resgata importantes páginas do futebol carioca, perdidas nos jornais das décadas de 1980–90. Nele, é narrada a jornada de herói de Paulino Rodrigues (“Borboleta”) e as histórias de “Margarida” (Jorge Emiliano dos Santos) e “Bianca” (Walter Senra), o trio de árbitros de futebol declaradamente gays, que abalaram a cena esportiva do Rio de Janeiro e do Brasil.
PARADA DURA não é apenas um livro de memórias biográficas. Os autores tiveram o cuidado de entrevistar jornalistas que acompanharam a carreira do intrépido trio: Washington Rodrigues (Apolinho), Milton Costa, Paulo Marinho, Paulo Júnior e outros.
O que possibilitou o surgimento de três árbitros gays no futebol carioca, quando o Brasil ainda vivia sob os ecos do rígido Regime Militar? O livro fala de resistência e sobrevivência gay.
SOBRE OS AUTORES
ANNA DAVIES
A mineira Anna Davies foi repórter e apresentadora de programas de rádio e TV. Mas suas competências vão além disso, porque é também redatora e editora de jornais e revistas, e assessora de imprensa. Estreou como escritora no Suplemento Literário do jornal Minas Gerais, em 1970, e na Revista Literária, da UFMG. Cursou Teatro na UFMG e participou de novelas da TV Globo, nos anos 1980. Foi a primeira jornalista negra a ser destaque na TV brasileira, chegando a apresentar o Jornal Nacional e o Fantástico, da Rede Globo, onde trabalhou entre 1972 e 1977. Trabalhou também nas tevês Educativa, Band e SBT. Empreendedora, criou a assessoria de imprensa PicNews. E também a ONG CAPA – Casa do Artista Plástico Afro-brasileiro.
CARLOS NOBRE (in memoriam)
Carlos Nobre Cruz (1953–2019), sergipano, docente do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Cruz se dedicava a aulas sobre Jornalismo e Racismo. Formado em Jornalismo, trabalhou no Jornal do Brasil e em O Dia. Era me
Era mestre em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes, pesquisador NIREMA (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente) do Departamento de História da PUC-Rio. Autor de oito livros, planejava lançar o Guia Afetivo sobre Joãozinho da Gomeia.
Foi o criador do argumento e coautor do roteiro (com José Carlos Asbeg e Luiz Arnaldo Campos) da série Palmares: coração brasileiro, alma africana, da Palmares Produções. Criou a coleção Personalidades Negras, para a editora Garamond. Seu mais novo projeto vinha sendo desenvolvido na Comissão Diversidade, da Associação Brasileira de Imprensa — ABI. Seria palestrante de um evento sobre Censura, promovido pela ABI em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Detentor de seis prêmios jornalísticos — sendo dois Prêmio Esso — e oito moções de aplauso e louvor, Carlos Nobre nos deixou no Dia do Professor.
SERVIÇO
• Parada Dura: memórias de um árbitro gay do futebol carioca
• Autores: Anna Davies e Carlos Nobre (1953–2019)
• Formato: 16 x 23 cm
• Páginas: 180
• ISBN 978-65-87072-06-7
• Preço: R$ 50 + frete
CONTATO COM O EDITOR e ENTREVISTAS:
Cesar Oliveira
Cel.: (21) 98859-2908
livrosdefutebol@gmail.com
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.