Alunos Transexuais ou Travestis poderão optar por serem chamados pelo nome feminino nas escolas estaduais do Rio de Janeiro


Nome social e identidade de gênero respeitados nas escolas estaduais do RJ


A partir de agosto deste ano, os alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro que são transexuais ou travestis poderão optar por serem chamados pelo nome com o qual se identificam. A caderneta escolar e a lista de chamada serão atualizadas conforme o desejo do aluno, garantindo o uso do nome social.

Além disso, esses estudantes poderão se vestir de acordo com sua identidade de gênero, respeitando sua vivência e expressão pessoal. A medida vale para toda a rede estadual de Educação e, em breve, será estendida também às ações da Secretaria Estadual de Saúde.

Os interessados em fazer a alteração devem procurar a secretaria da escola onde estudam para solicitar a substituição do nome na documentação escolar.


Comentário deste blogueiro

Finalmente, os jovens transexuais e travestis começam a ser reconhecidos como tais. A insistência em ignorar o óbvio, negando-lhes o direito de adequarem-se à sua orientação sexual e à sua identidade de gênero, começa a perder força, dando lugar ao reconhecimento pleno destes cidadãos, há tanto tempo vítimas de discriminação e preconceito.

Parabéns ao governador Sérgio Cabral e sua equipe, especialmente a Cláudio Nascimento, que milita em prol das minorias. O Governo do Estado do Rio de Janeiro está fazendo história no que diz respeito à cidadania plena dos LGBT!


Comentários