Sinagoga da Flórida oferece Pacto de Amor para Gays

Sinagoga judaica da Flórida oferece
Pacto de Amor para casais gays


Entrada do templo Shalon, em Pompano: 
primeiro da linha conservadora a admitir uniões gays

🕍 Amor sob a bênção do rabino: 

Sinagoga na Flórida realiza cerimônias para casais gays


A Sinagoga Templo Shalom, localizada à beira-mar em Pompano, na Flórida, está dando um passo importante em direção à inclusão e ao reconhecimento do amor entre pessoas do mesmo sexo. Ela passou a oferecer aos seus fiéis uma cerimônia chamada "Pacto de Amor" — voltada especialmente para casais gays que desejam celebrar sua união com significado espiritual.

Essa iniciativa faz do Templo Shalom a primeira sinagoga a realizar esse tipo de cerimônia desde que, em 2006, o Comitê do Movimento Conservador de Leis e Padrões Judaicos decidiu dar liberdade de conduta aos rabinos em temas como a união homoafetiva. Ou seja: cada rabino pode, com base em sua própria consciência, escolher realizar ou não casamentos religiosos para casais do mesmo sexo.

Embora a Flórida não reconheça o casamento gay, eu sinto que os homossexuais têm esse direito”, afirmou o rabino Mark David, responsável pela sinagoga. “As pessoas se apaixonam e devem ser capazes de expressar esse amor em um estabelecimento público. Acredito que a religião deve fazer as pessoas se unirem”, completou ele.

A cerimônia do “Pacto de Amor” não é um casamento religioso oficial e, portanto, não inclui um certificado de casamento judaico. Ainda assim, é um momento simbólico de grande significado, que inclui a troca de alianças, recitação de votos e o tradicional quebrar do vidro, gesto que representa a fragilidade do amor e a importância de cuidar da relação com zelo.

Em tempos em que discursos de ódio ainda encontram espaço, iniciativas como essa são um verdadeiro sopro de esperança e um lembrete poderoso de que fé e amor podem — e devem — caminhar juntos.

Comentários