Dourado e Di César: polarização e convergência ao mesmo tempo

Dourado e Di César: polarização e convergência ao mesmo tempo



Um querido leitor chamado Bruno fez um comentário sobre os 10 maiores homofóbicos de 2010. Ele discorda que Dourado deva ser incluído e diz que, infelizmente, o politicamente correto chegou à comunidade GLBTT. Gostei tanto que respondi o seguinte (publico minha resposta para deixar claro o que penso sobre o assunto):

Adooooreeei o teu comentário, Bruno! Eu concordo contigo. É lastimável que a comunidade GLBTT seja tão impaciente com certas falhas no discurso de alguns não gays. Muita gente gay faz discursos absurdos sobre a própria homossexualidade e ninguém comenta. Pessoalmente, não acho o Dourado homofóbico. Penso no Dourado como alguém que foi criado para não chorar, para não demonstrar sentimentos, para não se aproximar de outros homens, exceto para competir ou falar sobre "assuntos de macho". O BBB, com seus coloridos, ensinou muito ao Dourado, mas os coloridos também aprenderam com ele.

Adorei o que o Bial fez ontem. O modo como ele contrapôs o personagem "machão" e o personagem "drag queen" (sim, porque tudo isso não passa de uma questão de papéis — não só no BBB, mas na vida, de um modo geral). No final, ele sabiamente mostrou como ambos aprenderam um com o outro, um do outro. Eles se cumprimentaram e o Dicesar ficou sabendo que havia sido eliminado.

Dourado é um garoto em corpo de homem. Ele pode ter sido ignorante em algumas colocações antes, mas não tenho dúvida de que aprendeu muito com tudo isso e vai sair outra pessoa desse BBB.

Tomara que ele não guarde ressentimentos contra a comunidade gay quando souber que alguns setores dela fizeram tamanha campanha contra ele.

A gente não pode banalizar a homofobia cada vez que alguém disser uma bobagem. Se isso acontecer, os verdadeiros casos de homofobia não serão levados a sério. E o que a gente mais precisa é que sejam.

Valeu, Brunão!!!!!!!!

Sergio Viula

Comentários