Jane Fonda e a Melhor Resposta para Quem Critica a "Wokeness"
Jane Fonda
Jane Fonda e a Melhor Resposta para Quem Critica a "Wokeness"
No último domingo (23 de fevereiro), a lendária atriz e ativista Jane Fonda deu uma verdadeira aula sobre empatia e resistência ao receber o Prêmio pelo Conjunto da Obra no SAG Awards 2025. Com uma carreira de 65 anos e um histórico de luta pelos direitos LGBTQ+, ambientais e feministas, Fonda usou seu discurso para defender a importância da “wokeness” – termo que, apesar de ser usado pejorativamente por setores conservadores, nada mais significa do que se importar com os outros.
"Woke só significa que você se importa com outras pessoas"
Fonda fez questão de desmistificar o termo, muitas vezes usado como ataque por aqueles que tentam deslegitimar pautas progressistas. “Nosso trabalho [como atores] é entender outro ser humano tão profundamente que possamos tocar sua alma”, disse ela. “E não se enganem, empatia não é fraqueza nem ‘woke’. Aliás, ‘woke’ só significa que você se importa com outras pessoas.”
O discurso também foi um recado direto contra a onda reacionária que tenta minar políticas de inclusão e diversidade nos EUA e em outros lugares do mundo. A atriz ressaltou que a guerra contra a “wokeness” não é apenas um debate cultural, mas uma ação política que impacta vidas reais – especialmente das pessoas mais vulneráveis.
Unir forças para resistir
A atriz enfatizou a necessidade de resistência coletiva diante dos retrocessos políticos:
> “Isso é muito sério, pessoal, então sejamos corajosos. Não devemos nos isolar, devemos permanecer em comunidade, ajudar os mais vulneráveis e encontrar maneiras de projetar uma visão inspiradora do futuro. Uma visão que convida e acolhe.”
Em tempos de ataques sistemáticos aos direitos LGBTQ+, às políticas de inclusão e às pautas progressistas, as palavras de Jane Fonda são um chamado à ação. Precisamos estar atentos, solidários e dispostos a lutar por um futuro mais justo e humano.
E você, o que achou do discurso de Jane Fonda? Deixe seu comentário e compartilhe essa mensagem!
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.